Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 687 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O sistema genital é um conjunto de órgãos responsáveis pela produção de gametas e hormônios sexuais, tendo como finalidade biológica a manutenção da espécie.

Sobre a reprodução humana e os assuntos relacionados ao tema, analise as afirmações a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Os principais hormônios sexuais femininos são o estrógeno e a progesterona, produzidos pelos ovários durante a vida reprodutiva. Além desses, os hormônios folículo-estimulante (FSH) e luteinizante (LH) produzidos pelas glândulas suprarrenais agem incentivando a maturação dos folículos ovarianos e a indução da ovulação, respectivamente.

( ) O sistema genital masculino compreende: dois testículos, bolsa escrotal ou escroto, dois epidídimos, dois ductos deferentes, dois ductos ejaculatórios, uretra, pênis e as glândulas anexas (uma próstata, duas glândulas seminais e duas glândulas bulbouretrais).

( ) A gametogênese compreende três fases básicas: multiplicação ou germinativa, crescimento e maturação.

( ) Como exemplos de doenças sexualmente transmissíveis (DST's), podemos citar a gonorreia, a sífilis, a clamídia, o herpes genital, a hepatite B, a difteria, o condiloma, a tricomoníase, entre outras.

( ) A pílula é um método contraceptivo hormonal que, além de prevenir a gravidez, pode ser utilizada no tratamento de endometriose e da síndrome dos ovários policísticos.

Na última década, tanto o meio acadêmico-científico quanto os meios de comunicação passaram a divulgar os grandes avanços da ciência no campo da genética e da biotecnologia. Em relação ao tema e aos conhecimentos relacionados é correto afirmar, exceto:

Em relação a Teoria Evolutiva, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) De acordo com a Teoria Sintética, seleção natural é um dos fatores da evolução, apresentando resultado rápido e ocasionando o aumento da variabilidade genética.

( ) Adaptação é o ajuste de uma espécie ao ambiente, possibilitado por um conjunto de características que permitem a sobrevivência e a reprodução dessa espécie.

( ) A variabilidade genética de uma espécie pode ser determinada pelas mutações, pela recombinação genética, pela deriva genética e pelo fluxo gênico.

( ) O impacto evolutivo da seleção natural é aparente nos indivíduos ao longo do tempo.

( ) Lamarck usou o princípio do uso e do desuso, e da transmissão das características adquiridas para explicar que o ambiente seleciona os indivíduos mais adaptados a ele.

A Educação Física escolar é uma importante possibilidade de construção e reconstrução de uma cultura relacionada aos aspectos corporais.

Fonte: DAOLIO J. Educação física e o conceito de cultura. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

Sobre isso, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.

I As práticas corporais propostas nas aulas de Educação Física devem substituir todos os movimentos que o aluno aprendeu ao longo de sua trajetória de vida.

II Os movimentos corporais só possuem sentido por serem criados pelos homens como membros de uma sociedade e transmitidos através das gerações.

III Pensar o corpo como construído culturalmente implica considerar que a ênfase biológica que a Educação Física recebeu é também uma construção social, que atendeu a necessidades históricas e políticas particulares.

IV O professor de Educação Física deve considerar que sua intervenção se dá num ambiente profissional, com pessoas (alunos) que fazem parte de uma realidade social e cultural inferior à sua, portanto, passivos às suas orientações.

V Corpo e movimento, bem como o trabalho do professor de Educação Física correspondem a produtos culturais.

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, assinale a alternativa correta que completa as lacunas do parágrafo a seguir.

Art. 31 Do_______ ao ______ ano do Ensino Fundamental, os componentes curriculares Educação Física e Arte poderão estar a cargo do professor de referência da turma, aquele com o qual os alunos permanecem a maior parte do período escolar, ou de professores licenciados nos respectivos componentes.

Na Proposta Curricular de Santa Catarina (1998, p. 219), “a Educação Física Escolar, por ser parte do conhecimento historicamente produzido, acumulado e transmitido às novas gerações, deve reunir o que for mais significativo ligado ao movimento humano, para ser vivida, compreendida e, via reelaboração, contribuir na formação do cidadão".

Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.

I No processo de desenvolvimento dos alunos como ser social, todos devem aprender exclusivamente através de seu próprio esforço e persistência na realização das tarefas.

II O movimento humano deve extrapolar os limites orgânicos e biológicos, reconhecendo-se sua força expressiva e de relação, pois o Homem é um ser eminentemente cultural e, no mundo de hoje, mesmo as necessidades biológicas são satisfeitas socialmente.

III Os conteúdos devem ser trabalhados a partir de uma teorização abstrata ou de um praticismo que nos remeta a antigas receitas ou regras imutáveis, geradas fora da escola.

IV Na produção histórica do conhecimento, tanto o aluno como o professor devem apropriar-se do conhecimento de forma dialética, para que possam compreender a reciprocidade entre as coisas (fenômenos).

V Todos os temas da Educação Física escolar devem ser entendidos em uma perspectiva histórica.

A aula de Educação Física deve enfatizar as brincadeiras populares, os jogos simbólicos e de regras, por meio do resgate dos conhecimentos prévios dos alunos, bem como, da resolução de problemas.

A qual abordagem de ensino se refere a frase acima?

Considera el fragmento a continuación, en el contexto del cual fue extraído, y marca la proposición que representa una paráfrasis sin perjuicio de significado.

Considera el cuarto párrafo del Texto 1, reproducido a continuación, y marca con V las proposiciones verdaderas y con F las falsas. Enseguida, señala la secuencia correcta.

( ) Aunque estén conjugadas en el mismo tiempo verbal, las formas “ha declarado", “han probado" y “ha añadido" presentan funciones aspectuales distintas.

( ) “Ha declarado" y “ha añadido" expresan un pasado cercano.

( ) “Han probado" denota función aspectual diferente en relación a la forma “ha añadido".

( ) Los cuatro usos del pretérito perfecto compuesto se justifican por tratarse de situaciones que tienen inicio en el pasado y se extienden hasta el presente, es decir son formas del antepresente.

Las campañas buscan convencer a los receptores de su mensaje. Entre las diversas estrategias que emplean, la forma como se refieren al público puede contribuir a conquistar la adhesión o la identificación del receptor con lo propuesto en la campaña. La forma de tratamiento empleada hacia el lector del texto 3 es:

Los tópicos a continuación discuten estructuras lingüísticas relacionadas a los textos 3 y 4. Analízalos y señala la respuesta correcta.

I La forma “lo" en el Texto 4 es un artículo neutro que sustantiva a un adjetivo.

II El “lo" neutro y el pronombre de complemento directo masculino singular son formas homónimas.

III El imperativo afirmativo presente en el enunciado “Ponte en su lugar, no en su sitio" ajustado a la 2ª persona plural resultaría en la forma “poneos".

IV El imperativo afirmativo presente en el enunciado “Ponte en su lugar, no en su sitio" ajustado a la 3ª persona plural resultaría en la forma “pónganse".

Nos dias atuais, em que as sociedades estão centradas cada vez mais na escrita, saber codificar e decodificar, por meio do código linguístico, tem-se constituído condição insuficiente para responder de forma adequada às exigências do mundo contemporâneo. É necessário ir além da simples apropriação do código escrito; é preciso exercer as práticas sociais de leitura e escrita demandadas nas diferentes esferas da sociedade.

Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos Temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005, p. 23-25.

Em relação aos conceitos de alfabetização e letramento, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Em sentido amplo, a alfabetização é entendida como processo de apropriação do sistema de escrita, do domínio do sistema alfabético-ortográfico.

( ) A alfabetização é elemento essencial do letramento que orienta o indivíduo para que se aproprie do código escrito, aprenda a ler e escrever e ao mesmo tempo conviva e participe de práticas reais de leitura e escrita.

( ) O letramento refere-se ao processo de inclusão e participação na cultura escrita, envolvendo o uso da língua em situações reais, ou seja, constitui um conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades indispensáveis para o uso da língua em práticas sociais que requerem habilidades mais complexas.

( ) A difusão e o emprego do termo letramento passou a ter relevância no meio educacional, a partir da década de 1970. Traduz-se nas ações pedagógicas que priorizam a memorização dos diferentes elementos que compõem a língua.

( ) “...letramento significa experienciar situações que envolvam as diferentes linguagens de forma crítica e dialógica, sendo os professores os mediadores."

O ensino da Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental tem como papel fundamental promover a construção de conceitos, utilizando-se das informações da própria realidade, considerando o espaço vivenciado e visível pela e para a criança.

Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p.183.

Nesse sentido, assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir.

É no início da escolaridade o momento de concretizar e complexificar a busca da identidade do aluno e a sua situação no mundo social. É o momento, também, de desenvolver as bases da ____________, realizando atividades referentes a percursos, trajetos, incorporando as noções de escala, legenda e orientação. A __________ vivido pelo aluno permite a ele ser um aprendiz do processo de construção e de leitura de __________, ao elaborá-los.

O processo de aprendizagem infantil inicia-se muito antes da educação formal. A criança, quando chega à escola, traz consigo um conjunto de saberes originados de suas práticas sociais cotidianas produzindo, assim, um modelo explicativo para os fenômenos naturais. Entretanto, ela geralmente não consegue dar conta do real desses fenômenos, que procura representar com sua construção espontânea. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental são várias as possibilidades de se trabalhar o ensino de Ciências com as crianças, considerando que elas estão 'descobrindo' (elaboração/reelaboração) o mundo que as cerca através da curiosidade, do interesse, da imaginação e da espontaneidade. No processo de aprendizagem, os alunos ampliam o seu referencial de conteúdos científicos e operam com maior número de informações e generalizações abrangentes. O ensino de ciências se constitui, então, num processo de alfabetização científica e tecnológica que permitirá ao aluno, cada vez mais, estabelecer conexões com os fenômenos naturais, sócio-culturais e, em consequência, realizar uma leitura e uma interpretação mais elaborada da natureza e da sociedade.

Sob a ótica da abordagem histórico-cultural, o ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve promover situações de aprendizagem que privilegiem o desenvolvimento de determinadas habilidades científicas, que são importantes no desenvolvimento conceitual.

Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p. 115-116.

Assinale a alternativa que não contempla as habilidades que devem ser privilegiadas no ensino de Ciências nos anos iniciais no Ensino Fundamental, segundo os pressupostos metodológicos da Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina.

Em relação ao ensino de História nos Anos Iniciais, de acordo com a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (1998), o professor deve, exceto:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282