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Leia a tirinha.

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: <HTTPS://ppavonts2.wordpress.com/2007/11/12/calvin-haroldo-avonts-001/>.

A respeito das classes de palavras e das funções sintáticas dos termos nas frases, avalie as afirmações a seguir.

I. Em um dos quadrinhos, um dos verbos está flexionado incorretamente.

II. No primeiro quadrinho, a expressão "de fome" é um complemento nominal.

III. No segundo quadrinho, a palavra "fome" exerce a função de sujeito da oração.

IV. No terceiro quadrinho, um dos adjuntos adnominais está representado por um pronome.

V. No último quadrinho, em um dos balões, identifica-se um período simples com uma oração absoluta.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Em qual alternativa o nome Maria não é um vocativo?

A questão se refere à tirinha a seguir.

Disponível em: <https://brainly.com.br/tarefa/13194242>.

"A pontuação marca na escrita as diferenças de entonação, contribuindo para tornar mais preciso o sentido que se quer dar ao texto." (CEREJA & MAGALHÃES, 2013, p. 314).

Nos dois primeiros balões da tirinha acima, a vírgula foi empregada para isolar o vocativo,

PORQUE

ele (o vocativo) é o termo da oração que se refere a um substantivo para explicá-lo, ampliá-lo ou identificá-lo.

Sobre essas duas afirmações, é CORRETO afirmar que:

Com relação ao texto, analise as proposições a seguir e atribua V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A frase “A partir de 6 anos”, colocada logo abaixo do título “Turma da Mônica - Laços”, é indicativa da faixa etária mínima
recomendada para assistir ao filme.
( ) Enquanto um vocativo, “o cachorro de Cebolinha”, exerce a função explicativa sobre “Floquinho”.
( ) O uso de nomes próprios entre parênteses, logo após os nomes dos personagens Cebolinha, Mônica, Magali e Cascão, indica os nomes dos atores que interpretam os personagens no filme.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

A construção do texto envolve a articulação de ideias principais e secundárias (circunstanciais) – estas utilizadas com o propósito de embasar/situar aquelas. Assim, feita a leitura do texto abaixo, associe o tipo de circunstância descrito na relação de I a V e a respectiva classificação semântica exposta em uma das alternativas.

  1. De acordo com um relatório da Secretaria Nacional de Pesquisas de Amostras, [...].
  2. [...] pela reeleição em maio do primeiro-ministro Narendra Modi, [...].
  3. Por lá, [...].
  4. [...] segundo dados da Universidade Azim Premji, em Bengaluru.
  5. Para chegar a essa conclusão, [...].

A alternativa que traz a CORRETAclassificação semântica das informações circunstanciais é:

Qual das alternativas abaixo exemplifica um caso de complemento nominal no texto?

Na oração: “do alto da duna eu contemplava o trecho mais delgado da restinga", tendo em vista a norma culta, pode-se afirmar que:

Nos versos “Sou eu que vou seguir você / Do primeiro rabisco até o be-a-bá", os termos em negrito são, respectivamente:

Nos versos “Sou eu que vou seguir você / Do primeiro rabisco até o be-a-bá", os termos em negrito são, respectivamente:

O enunciado “adaptados da tradição universitária portuguesa”, no segundo parágrafo, funciona como

No texto, há:

É possível afirmar que o texto acima apresenta elementos de uma carta, como por exemplo, dirigir-se diretamente a um interlocutor, neste caso, a menina Maria da Graça. Quando o autor se remete a ela chamando-a por seu primeiro nome, como no exemplo abaixo, a palavra destacada exerce a função sintática de:

A realidade, Maria, é louca

Alternativas:

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