Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 445 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

A correção gramatical e os sentidos do texto 1A9BBB seriam preservados se fosse isolado por vírgulas o termo

Sobre o uso da vírgula no trecho: “Quando não for possível eliminar as larvas, coloque produtos de limpeza”, é correto afirmar:

Atente para os dois excertos abaixo, sobre os quais se seguirão algumas assertivas referentes a escolhas morfossintáticas e semânticas feitas pelo autor. Anteponha-lhes V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) Em “O celular estabelece uma relação monológica com o real; a amizade, dialógica.", o uso da vírgula indicando elipse é crucial para a correta compreensão do enunciado. Da mesma forma, isso ocorre em “A puberdade, o choque de realidade."

( ) Em ambos os fragmentos, veem-se situações em que se justifica o emprego da vírgula para separar termo(s) intercalado(s).

( ) No excerto II, temos o emprego da vírgula separando vocativo, que é termo discursivo de grande relevância para a construção do enunciado.

( ) As aspas, presentes no fragmento I, têm por função chamar a atenção para um uso inadequado do item lexical, no caso o verbo “roubar".

( ) O uso da crase, no fragmento I, está adequado, pois permite identificar a elipse de um substantivo, evitando-lhe a repetição. É uso equivalente ao que ocorre em “tutu à mineira", “bife à milanesa", entre outras expressões afins, nas quais se identifica um substantivo elidido.

A sequência CORRETA, de cima para baixo é:

A vírgula logo após o termo “máquina" (R.12) poderia ser eliminada sem prejuízo para a correção gramatical do período no qual ela aparece.

Com relação aos sentidos e aos aspectos gramaticais do texto CB1A1BBB, julgue os itens que se seguem.

Caso se isolasse por vírgulas o trecho “que, em Deodoro, quis matar a ex-noiva e suicidou-se em seguida" (R. 1 e 2), seria pertinente inferir que o autor se referisse a um rapaz já anteriormente mencionado, ou conhecido do interlocutor.

Com relação aos sentidos e aos aspectos gramaticais do texto CB1A1BBB, julgue o item que se segue.

Caso se isolasse por vírgulas o trecho “que, em Deodoro, quis matar a ex-noiva e suicidou-se em seguida” (R. 1 e 2), seria pertinente inferir que o autor se referisse a um rapaz já anteriormente mencionado, ou conhecido do interlocutor.

À linha 1, o emprego de vírgula após “Mlambo-Ngcuka" e “Mulheres" justifica-se por separar termos coordenados em enumeração.

Assinale a alternativa CORRETA em que a vírgula empregada identifica o vocativo.

A respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto 13A1AAA, julgue o próximo item.

Sem prejuízo para o sentido original e a correção gramatical do texto, a oração “se são invocados” (l. 28 e 29) poderia ser deslocada para logo após a palavra “crime” (l.31), desde que estivesse isolada por vírgulas.

Analise as duas frases a seguir em relação à ambiguidade. I. Karla comeu um doce e sua irmã também. II. Mataram a vaca da sua tia. Marque a opção CORRETA.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Quais sinais de pontuação devem substituir os triângulos da linha 05 e 06?

A pontuação empregada no texto 1A1AAA permaneceria correta se,

 

I no primeiro parágrafo, o segundo travessão fosse eliminado.

II na linha 1, fosse inserida vírgula logo após “2017”.

III na linha 14, fosse inserida vírgula logo após ‘1997’.

IV na linha 15, a vírgula logo após ‘persistente’ fosse eliminada.

 

Assinale a opção correta.

Provas: IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Supervisor Escolar IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Técnico Educacional em Saúde Mental IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Terapeuta Ocupacional em Saúde Mental IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Médico Veterinário IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Farmacêutico IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Nutricionista IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Contador IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Assistente Social de Saúde Mental IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Psicólogo de Saúde Mental IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Odontólogo IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Enfermeiro de Saúde Mental IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Biomédico IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Fonoaudiólogo 20h IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Psicólogo Clínico IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Fisioterapeuta IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Enfermeiro 20h IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Enfermeiro Obstetra IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Terapeuta Ocupacional IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Médico em Segurança do Trabalho IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Educador Físico IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II - Matemática IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II - Educação Física IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II - História IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II - Biologia IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II - Líbras IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II 40h IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II - Língua Portuguesa IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II 30h IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II - Língua Estrangeira Inglês
Disciplina:

Língua Portuguesa

- Assuntos: Termos essenciais da oração: Sujeito e Predicado Uso da Vírgula

Texto para responder à questão.

A frase, a seguir, que exemplifica o emprego da vírgula por inserção de um segmento entre sujeito e verbo é:

Com relação aos sentidos e aos aspectos gramaticais do texto CB1A1BBB, julgue o item que se segue.

Caso se isolasse por vírgulas o trecho “que, em Deodoro, quis matar a ex-noiva e suicidou-se em seguida" (R. 1 e 2), seria pertinente inferir que o autor se referisse a um rapaz já anteriormente mencionado, ou conhecido do interlocutor.

Com relação aos sentidos e aos aspectos gramaticais do texto CB1A1BBB, julgue o item que se segue.

Caso se isolasse por vírgulas o trecho “que, em Deodoro, quis matar a ex-noiva e suicidou-se em seguida" (R. 1 e 2), seria pertinente inferir que o autor se referisse a um rapaz já anteriormente mencionado, ou conhecido do interlocutor.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282