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Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos e estruturais do texto, julgue o item.

Na linha 7, a substituição da vírgula pelo elemento “e" preserva a correção gramatical e os sentidos originais do texto.

Atente para as seguintes frases: I. Há muito tempo valorizam-se os fotógrafos, que suplantaram os maus pintores. II. Desde o século passado, pintores e fotógrafos disputam a fidelidade ao real. III. Dentro de poucos dias, farei uma visita à sua exposição de fotos. A supressão da vírgula altera o sentido do que está em

Com base no trecho abaixo, retirado do texto 1, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

“Ao associarem a noção de constitutividade à de interação, escolhendo esta como o lugar de sua realização, as concepções bakhtinianas de linguagem e de sujeito trazem, ao mesmo tempo, para o processo de formação da subjetividade, o outro, alteridade necessária, e o fluxo do movimento, cuja energia não está nos extremos, mas no trabalho que se faz cotidianamente, movido por interesses contraditórios, por lutas, mas também por utopias, por sonhos."(linhas 58 a 63)

I. Em “Ao associarem a noção de constitutividade à de interação [...]", há uma retomada por elipse do termo 'noção', justificando a marcação de ocorrência de crase.

II. A palavra 'esta' tem como referente a expressão 'as concepções bakhtinianas'.

III. A expressão entre vírgulas 'alteridade necessária' corresponde a uma explicação do termo antecedente.

IV. As duas ocorrências da conjunção 'mas' estabelecem relações coordenativas: a primeira, adversativa, e a segunda, aditiva.

Em relação ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item. Estaria mantida a correção gramatical, mas não o sentido original do texto, caso fosse suprimida a vírgula empregada após o termo “espiritual” (linha 19).

No que se refere aos sentidos e às construções linguísticas do texto precedente, julgue o item a seguir.

A correção gramatical do texto seria mantida, mas seu sentido seria alterado, caso o trecho “que se infiltra no ambiente no qual dormimos” (ℓ. 18 e 19) fosse isolado por vírgulas.

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos e estruturais do texto, julgue o item.

Na linha 7, a substituição da vírgula pelo elemento “e" preserva a correção gramatical e os sentidos originais do texto.

TEXTO PARA A QUESTÃO

Os travessões utilizados pela autora no título e no último parágrafo do texto poderiam ser substituídos, respectivamente, por:

Considere os enunciados a seguir:

I. Angélica conquistou amigos, sinceros companheiros e uma nova família em seu novo local de trabalho.

II. Angélica conquistou amigos sinceros, companheiros e uma nova família em seu novo local de trabalho.

Analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) No 1° enunciado, o vocábulo “sinceros” exerce a função de adjunto adnominal do substantivo “companheiros”.

( ) No 2° enunciado, o vocábulo “sinceros” exerce a função de complemento nominal do substantivo “amigos”.

( ) A diferença de sentido entre os dois enunciados deve-se à posição da vírgula em cada uma dessas frases.

( ) A alteração na posição da vírgula alterou o tipo de predicado. Em I, tem-se predicado verbal e em II, verbo-nominal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Leia o texto.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).

( ) As aspas foram usadas para indicar a fala de um personagem.

( ) José Maria era o nome do padre que estava trêmulo e pálido.

( ) Na frase: “Não, miserável!”, a vírgula foi usada para separar um vocativo.

( ) A vírgula antes de “investindo” é optativa.

( ) José Maria estava de pé.

( ) Em “tu não me fugirás”, o emprego do tempo verbal indica uma ação certa a acontecer; é, pois, o futuro do presente do indicativo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Sobre o uso de pontuação no texto, afirma-se que:

  1. No primeiro parágrafo, a primeira vírgula da linha 02 foi usada pela mesma razão que a vírgula da linha 30.
  2. A vírgula da linha 10 separa uma oração subordinada substantiva reduzida de gerúndio.
  3. As três últimas vírgulas da linha 23, assinaladas no texto, são usadas pela mesma razão que as que separam os termos em ‘documentar as informações físicas, contábeis, financeiras...’ (l. 28-29).

Quais estão corretas?

Mantendo-se a correção gramatical e os sentidos do texto CB1A1-I, poderia ser inserida uma vírgula logo após

Leia o texto para responder à questão.

     Sidarta Ribeiro tem um sonho: convencer educadores de que o sono é decisivo para o aprendizado. O neurocientista do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) trabalha há anos nessa vertente e agora traz novos dados para tornar esse sonho realidade. Durante seis semanas seu grupo testou a hipótese em 24 alunos de 5º ano do ensino fundamental, com resultados animadores.
     Todas as “cobaias” assistiram às mesmas aulas de ciência e história, abrangendo temas curriculares. Na sequência, alguns alunos puderam tirar uma soneca, enquanto outros tiveram outra preleção sobre assunto diverso; outros, ainda, fizeram uma pausa do tipo recreio.
     A oportunidade de dormir surgia às 8h15, logo após a primeira aula do dia. O artigo explica que o nascer do sol em Natal ocorre por volta das 5h e que os meninos acordam em geral ali pelas 5h30, chegando à escola bem zonzos, sem dificuldade para cair no sono.
     O experimento comprovou que sonecas de 30 a 60 minutos de duração aumentaram em cerca de 10% a retenção do conteúdo. Por outro lado, não se observaram melhoras significativas nos casos em que os alunos dormiam menos de 30 minutos.
     Para os autores do estudo, a melhora deve ter sido propiciada pelo estágio 2 de sono, benéfico para a memória declarativa, de curto prazo. Sonecas matutinas também envolvem sono com sonhos, o chamado estágio REM, mais associado com criatividade.
     “Estou cada vez mais convencido de que a revolução educacional que o Brasil precisa fazer começa pelo aumento dos salários do magistério e passa em seguida pela otimização da fisiologia (sono, alimentação, exercício) e pela avaliação contínua personalizada via computador”, diz Ribeiro.

(Marcelo Leite. Sonecas de 30 minutos ou mais melhoram aprendizado

na escola. www1.folha.uol.com.br, 02.09.2018. Adaptado)

As vírgulas estão empregadas em conformidade com a norma-padrão da língua em:

Uma das funções da vírgula é separar elementos que exercem a mesma função sintática. Assinale a alternativa cuja função da vírgula é a mesma do exemplo: “Tivera pai, mãe, marido, dois filhos. Todos aos poucos tinham morrido.”

Dentre as várias funções da vírgula, está a de marcar a omissão de uma palavra, a modo de “O meu pai era paulista/ Meu avô, pernambucano/O meu bisavô, mineiro/Meu tataravô, baiano (Chico Buarque).

Assinale a alternativa em que essa função da vírgula está presente.

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