Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos e estruturais do texto, julgue o item.
Na linha 7, a substituição da vírgula pelo elemento “e" preserva a correção gramatical e os sentidos originais do texto.
Atente para as seguintes frases: I. Há muito tempo valorizam-se os fotógrafos, que suplantaram os maus pintores. II. Desde o século passado, pintores e fotógrafos disputam a fidelidade ao real. III. Dentro de poucos dias, farei uma visita à sua exposição de fotos. A supressão da vírgula altera o sentido do que está em
Com base no trecho abaixo, retirado do texto 1, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
“Ao associarem a noção de constitutividade à de interação, escolhendo esta como o lugar de sua realização, as concepções bakhtinianas de linguagem e de sujeito trazem, ao mesmo tempo, para o processo de formação da subjetividade, o outro, alteridade necessária, e o fluxo do movimento, cuja energia não está nos extremos, mas no trabalho que se faz cotidianamente, movido por interesses contraditórios, por lutas, mas também por utopias, por sonhos."(linhas 58 a 63)
I. Em “Ao associarem a noção de constitutividade à de interação [...]", há uma retomada por elipse do termo 'noção', justificando a marcação de ocorrência de crase.
II. A palavra 'esta' tem como referente a expressão 'as concepções bakhtinianas'.
III. A expressão entre vírgulas 'alteridade necessária' corresponde a uma explicação do termo antecedente.
IV. As duas ocorrências da conjunção 'mas' estabelecem relações coordenativas: a primeira, adversativa, e a segunda, aditiva.
Texto para o item.

Em relação ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item. Estaria mantida a correção gramatical, mas não o sentido original do texto, caso fosse suprimida a vírgula empregada após o termo “espiritual” (linha 19).
No que se refere aos sentidos e às construções linguísticas do texto precedente, julgue o item a seguir.
A correção gramatical do texto seria mantida, mas seu sentido seria alterado, caso o trecho “que se infiltra no ambiente no qual dormimos” (ℓ. 18 e 19) fosse isolado por vírgulas.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos e estruturais do texto, julgue o item.
Na linha 7, a substituição da vírgula pelo elemento “e" preserva a correção gramatical e os sentidos originais do texto.
TEXTO PARA A QUESTÃO
Os travessões utilizados pela autora no título e no último parágrafo do texto poderiam ser substituídos, respectivamente, por:
Considere os enunciados a seguir:
I. Angélica conquistou amigos, sinceros companheiros e uma nova família em seu novo local de trabalho.
II. Angélica conquistou amigos sinceros, companheiros e uma nova família em seu novo local de trabalho.
Analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) No 1° enunciado, o vocábulo “sinceros” exerce a função de adjunto adnominal do substantivo “companheiros”.
( ) No 2° enunciado, o vocábulo “sinceros” exerce a função de complemento nominal do substantivo “amigos”.
( ) A diferença de sentido entre os dois enunciados deve-se à posição da vírgula em cada uma dessas frases.
( ) A alteração na posição da vírgula alterou o tipo de predicado. Em I, tem-se predicado verbal e em II, verbo-nominal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Leia o texto.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).
( ) As aspas foram usadas para indicar a fala de um personagem.
( ) José Maria era o nome do padre que estava trêmulo e pálido.
( ) Na frase: “Não, miserável!”, a vírgula foi usada para separar um vocativo.
( ) A vírgula antes de “investindo” é optativa.
( ) José Maria estava de pé.
( ) Em “tu não me fugirás”, o emprego do tempo verbal indica uma ação certa a acontecer; é, pois, o futuro do presente do indicativo.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Sobre o uso de pontuação no texto, afirma-se que:
Quais estão corretas?
Mantendo-se a correção gramatical e os sentidos do texto CB1A1-I, poderia ser inserida uma vírgula logo após
Leia o texto para responder à questão.
Sidarta Ribeiro tem um sonho: convencer educadores de que o sono é decisivo para o aprendizado. O neurocientista do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) trabalha há anos nessa vertente e agora traz novos dados para tornar esse sonho realidade. Durante seis semanas seu grupo testou a hipótese em 24 alunos de 5º ano do ensino fundamental, com resultados animadores.
Todas as “cobaias” assistiram às mesmas aulas de ciência e história, abrangendo temas curriculares. Na sequência, alguns alunos puderam tirar uma soneca, enquanto outros tiveram outra preleção sobre assunto diverso; outros, ainda, fizeram uma pausa do tipo recreio.
A oportunidade de dormir surgia às 8h15, logo após a primeira aula do dia. O artigo explica que o nascer do sol em Natal ocorre por volta das 5h e que os meninos acordam em geral ali pelas 5h30, chegando à escola bem zonzos, sem dificuldade para cair no sono.
O experimento comprovou que sonecas de 30 a 60 minutos de duração aumentaram em cerca de 10% a retenção do conteúdo. Por outro lado, não se observaram melhoras significativas nos casos em que os alunos dormiam menos de 30 minutos.
Para os autores do estudo, a melhora deve ter sido propiciada pelo estágio 2 de sono, benéfico para a memória declarativa, de curto prazo. Sonecas matutinas também envolvem sono com sonhos, o chamado estágio REM, mais associado com criatividade.
“Estou cada vez mais convencido de que a revolução educacional que o Brasil precisa fazer começa pelo aumento dos salários do magistério e passa em seguida pela otimização da fisiologia (sono, alimentação, exercício) e pela avaliação contínua personalizada via computador”, diz Ribeiro.
(Marcelo Leite. Sonecas de 30 minutos ou mais melhoram aprendizado
na escola. www1.folha.uol.com.br, 02.09.2018. Adaptado)
As vírgulas estão empregadas em conformidade com a norma-padrão da língua em:
Uma das funções da vírgula é separar elementos que exercem a mesma função sintática. Assinale a alternativa cuja função da vírgula é a mesma do exemplo: “Tivera pai, mãe, marido, dois filhos. Todos aos poucos tinham morrido.”
Analise os textos a seguir:

As vírgulas presentes no primeiro quadrinho do texto 01 e na linha 02 do texto 02, justificam-se por:
Dentre as várias funções da vírgula, está a de marcar a omissão de uma palavra, a modo de “O meu pai era paulista/ Meu avô, pernambucano/O meu bisavô, mineiro/Meu tataravô, baiano (Chico Buarque).
Assinale a alternativa em que essa função da vírgula está presente.