Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil apresenta, no ano de 2019, uma população total de aproximadamente 210 milhões de habitantes. Esse número expressivo revela questões importantes a respeito da distribuição da população pelo território nacional, bem como das implicações para a configuração intraurbana das cidades brasileiras, já que cerca de 84% da população vive em espaços urbanos.
Com base nessa informação, julgue (C ou E) o item a seguir.
O fator metropolitano ganha expressão na política pública brasileira na década de 1970, com a criação das primeiras regiões metropolitanas no ano de 1973. A partir da Constituição Federal de 1988, a criação das regiões metropolitanas passou do âmbito federal para a competência dos estados.
É uma das expressões relacionadas ao aspecto espacial do processo de urbanização da sociedade, sendo esta caracterizada como um sistema integrado e articulado de cidades em um determinado território. Esta é a definição de
O processo de produção do espaço urbano sob a lógica capitalista tem como resultado uma cidade segregada. De um lado, encontram-se localidades atendidas com todas as benesses urbanas e, de outro, existem áreas completamente abandonadas pelo poder público. Nesse sentido, o capitalismo veio transformar as condições socioambientais apresentando uma vulnerabilidade socioambiental, que se relaciona com
Nas últimas décadas, as cidades têm representado uma grande conquista do homem moderno. Hoje em dia são elas que dirigem e organizam o mundo, pois concentram os grandes centros de decisões político-econômicas e científico-tecnológicas. Acerca do processo de urbanização brasileiro, julgue o item que se segue.
A condição de acesso proporcionada pelos diferentes níveis de renda da população pouco interfere na dinâmica espacial da rede urbana brasileira.
Considerando-se a escala microclimática na paisagem da cidade Vitória, na imagem acima, as condições retratadas estão relacionadas à(ao):
Na rede urbana brasileira, existem algumas poucas cidades que concentram grande parte de população e serviços especializados, tendo uma importância a nível nacional. Com a publicação de Regiões de Influência das Cidades, o IBGE atualizou o quadro de referência da rede urbana brasileira, considerando como “a Grande Metrópole Nacional" e como “metrópoles nacionais", respectivamente, as cidades de
Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, julgue o item a seguir a respeito dos processos de urbanização e metropolização.
Uma das dimensões do processo de reprodução do espaço urbano resulta na formação de grandes manchas urbanas que atravessam fronteiras municipais, fenômeno denominado conurbação.
No ensino de Geografia, ao se trabalhar o tema “o processo de urbanização contemporâneo: a cidade, a metrópole, o trabalho, o lazer e a cultura" com os alunos do Ensino Fundamental, espera-se que os mesmos desenvolvam a seguinte habilidade:
A pesquisadora Suelem Simão Alves revelou em sua dissertação de mestrado, em 2014, que o "processo de intensa produção imobiliária está impactando a colônia de pescadores da região [ltapoã,Vila Velha-ES], pois esta comunidade se localiza em um dos poucos espaços ainda não edificados da orla, mas que aos poucos está sendo consumida por este mercado tão valorizado e obrigando os moradores originais, que são de renda baixa, a se retirarem".
O estudo da pesquisadora revelou, principalmente, o fenômeno retratado no texto da:
As desigualdades socioespaciais e a exploração humana, que marcam o Brasil em todas as escalas, é um dado das estruturas fundamentais do país e desempenha um papel importante no território e na sociedade. Sobre as questões da desigualdade no Brasil do campo e da cidade, é verdadeiro afirmar que
Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, julgue o item a seguir a respeito dos processos de urbanização e metropolização.
Pensar a geografia de acordo com a necessidade de produção de um conhecimento capaz de construir uma teoria da prática socioespacial urbana passa pela fragmentação das categorias tempo e espaço, a fim de um melhor entendimento da totalidade.
"Os conceitos de rural e urbano vêm sendo amplamente utilizados na Geografia e em outras ciências para demonstrar particularidades socioespaciais alegóricas, de caráter que tais considerações estão solidificadas nos distintos grupos sociais. Com as alterações nas relações sociais e de trabalho no campo e na cidade, é alterado o entendimento do termo urbano e rural, em um ponto que já não corresponde mais a realidades distintas sociais e culturais."
(SOUZA, Eliene Domingas & MENEZES, Sônia de S.M.. Urbanidades e Ruralidades: uma reflexão a partir da realidade do município de Campo do Brito. Aracaju: NPGEO- UFS, 2013).
Com o surgimento do período técnico-científico-informacional, uma consequência do avanço das novas técnicas nos espaços pode ser entendida, principalmente, como:
Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre a urbanização brasileira:
( ) Nos grandes centros urbanos, o aumento da degradação ambiental é consequência exclusiva da ação dos grupos mais pobres da sociedade, que poluem rios e lagoas com efluentes domésticos e lançam seus resíduos sólidos indiscriminadamente sobre ruas ou terrenos abandonados.
( ) Destaca as grandes cidades como palco de contradições entre inovações, modernização e pobreza.
( ) A primazia de metrópoles regionais como Manaus, Fortaleza e Curitiba se acentua, tornando-as centro de controle da vida econômica e política do País, rebaixando o tradicional comando exercido por São Paulo e Rio de Janeiro.
( ) Conjuntos habitacionais, favelas e cortiços, de um lado, e condomínios exclusivos, murados e controlados, de outro, demarcam os extremos da diferenciação espacial da habitação nas cidades brasileiras.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Julgue o item a seguir, com relação aos traços gerais da organização e da formação do espaço geográfico brasileiro na época da incorporação do Brasil ao império português.
No âmbito do império português, a associação entre monocultura da cana-de-açúcar, trabalho escravo e grande propriedade surgiu no Nordeste brasileiro, com o custeamento da coroa.