Em "Suponho que todos lemos aquilo que parece nos interessar mais", a segunda ocorrência de "que" exerce a mesma função do termo
Acerca de aspectos linguísticos do texto precedente e das ideias nele contidas, julgue o item a seguir.
O sujeito da oração iniciada por “Destaca-se" (.16) é indeterminado, portanto não está expresso.
No terceiro quadrinho, em “ele morreu aquecido e seguro", as palavras “aquecido" e “seguro", juntamente com a forma verbal “morreu",
Leia as afirmativas a seguir:
I. No período "Conhecemos mais pessoas quando estamos viajando", existem seis palavras. Cada uma delas exerce uma determinada função nas orações. Em análise sintática, cada palavra da oração é chamada de termo da oração. Termo é a palavra considerada de acordo com a função sintática que exerce na oração.
II. Não se deve confundir sujeito simples com a noção de singular. Diz-se que o sujeito é simples quando o verbo da oração se refere a apenas um elemento, seja ele um substantivo (singular ou plural), um pronome, um numeral ou uma oração subjetiva.
III. Pronomes pessoais são aqueles que substituem os substantivos, indicando indiretamente as pessoas do discurso. Quem fala ou escreve assume os pronomes eu ou nós, usa os pronomes tu, vós, você ou vocês para designar a quem se dirige e ele, ela, eles ou elas para fazer referência à pessoa ou às pessoas de quem fala.
Marque a alternativa CORRETA:
Observe o trecho:
“É preciso que cada cidadão incorpore esses princípios como uma atitude prática diante da vida cotidiana."
Com relação à morfossintaxe, considerando as orações subordinadas substantivas, a segunda oração do período acima se classifica como:
Assinale a alternativa em que a palavra ou expressão destacada do texto exerce a função sintática de sujeito.
Como sabemos, o sujeito de uma oração, que deve íntima concordância com o verbo desta mesma oração, refere-se ao ser (coisa, pessoa, entidade, objeto etc) acerca do qual se afirma algo (ou alguma coisa). A partir desta informação, o sujeito sintático do enunciado “Mas isso não faz diferença” é
Considere o seguinte fragmento do texto para responder a próxima questão:
Na busca pela melhoria do incentivo à leitura e à escrita no País, há três perspectivas para as quais devemos tornar os nossos olhares: o governo, a escola e o próprio lar.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre os termos do fragmento acima.
Texto para responder à questão.
A frase, a seguir, que exemplifica o emprego da vírgula por inserção de um segmento entre sujeito e verbo é:
“Quanto aos adolescentes, nenhuma época lhes parece tão injusta quanto a nossa."
É correto afirmar que o sujeito da oração é:
Sob uma perspectiva morfossintática, assinale a alternativa incorreta em relação à frase abaixo:
Escuta: se não descobrires um sentido na loucura, acabarás louca.
Alternativas:
Assinale a alternativa correta acerca de aspectos linguísticos do texto.
Todos os termos sublinhados estão classificados corretamente, exceto em:
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto 6A3AAA, julgue o próximo item.
No período “A liderança (...) tomada de decisão" (R. 34 a 37), a expressão “A liderança" (R.34) exerce a função de sujeito da forma verbal “é" em suas duas ocorrências.