No sistema Universal Transversa de Mercator (UTM), as coordenadas do ponto A são iguais a 600 mE e 1.000 kmN e as do ponto B, iguais a 500 mE e 9.000 kmS.
Com base nessa hipótese, julgue os itens seguintes.
Tanto o ponto A quanto o ponto B são equidistantes em relação à linha do Equador.
No sistema Universal Transversa de Mercator (UTM), as coordenadas do ponto A são iguais a 600 mE e 1.000 kmN e as do ponto B, iguais a 500 mE e 9.000 kmS.
Com base nessa hipótese, julgue os itens seguintes.
Não é possível determinar a localização exata desses dois pontos no mundo.
Acerca de zoneamento ambiental e de outros assuntos relacionados a informações geográficas, julgue os itens que se seguem.
Dados originários da constelação de satélites Landsat não são adequados para uso em sistemas de informação geográfica, porque utilizam uma resolução de 100 m × 100 m por pixel.
Acerca de zoneamento ambiental e de outros assuntos relacionados a informações geográficas, julgue os itens que se seguem.
Considere que a distância entre os pontos A e B de um mapa que está na escala de 1:10.000 seja de 2 cm. Nessa situação, é de 2 km a distância, no terreno real, entre os pontos correspondentes aos pontos A e B do mapa.

TOMINAGA, L. K.; SANTORO, J.; AMARAL, R. Desastres naturais:
conhecer para prevenir. São Paulo: Instituto Geológico, 2009 (adaptado)
A desproporção de velocidade e tempo de duração nos tipos de inundação destacados é condicionada pela
“Trabalhar com geoinformação significa, antes de mais nada, utilizar computadores como instrumentos de representação de dados espacialmente referenciados. Deste modo, o problema fundamental da Ciência da Geoinformação é o estudo e a implementação de diferentes formas de representação computacional do espaço geográfico.”
(CÂMARA, G.; DAVIS, C.; MONTEIRO, A. M. V. (Ed.). Introdução à ciência da geoinformação. São José dos Campos: INPE, 2001. p. 5. (INPE-8562-PRE/4306)).
A respeito da aplicabilidade do Geoprocessamento e dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e, considerando a reflexão colocada por Câmara (2001) e seus conhecimentos sobre o assunto, analise as potenciais utilizações expostas nas alternativas a seguir:
Estão corretas:
Em relação aos componentes espaciais e não espaciais de dados vetoriais em ambiente SIG, assinale a alternativa INCORRETA.
Considere os métodos MAXVER e do Paralelepípedo:
1 - O primeiro usa abordagem probabilística, e o segundo, determinística.
2 - No primeiro, as classes de mapeamento são selecionadas pelo método single cell, e no segundo, pelo procedimento de four cell ou de four cell quadrático.
3 - O primeiro emprega as classes de mapeamento por etapas sucessivas, privilegiando um único tema; no segundo, as classes são tratadas e classificadas conjuntamente.
4 - O primeiro é um método generalista de classificação, e o segundo foi desenvolvido para classificação de rochas e solos, possibilitando a correção dos valores de radiância.
É/São diferença(s) entre os métodos de classificação de imagens MAXVER e o método do Paralelepípedo:
Sobre as características de dados matriciais (ou raster) em ambiente de Sistema de Informações Geográficas (SIG), assinale a alternativa correta.
O método de classificação MAXVER é muito utilizado na produção de dados geoespaciais. Quanto a esse método, é correto afirmar:
“Um SIG é constituído por um conjunto de 'ferramentas' especializadas em adquirir informações espaciais. Esses dados geográficos descrevem objetos do mundo real em termos de posicionamento com relação a um sistema de coordenadas, seus atributos não aparentes (como a cor, pH, custo, incidência de pragas, etc.) e das relações topológicas existentes. Portanto, um SIG pode ser utilizado em estudos relativos ao meio ambiente e recursos naturais, na pesquisa da previsão de determinados fenômenos ou no apoio a decisões de planejamento, considerando a concepção de que os dados armazenados representam um modelo do mundo real." (Burrough, 1986).
http://www.dpi.inpe.br/
Nesse contexto, assinale a alternativa incorreta acerca do conceito e das características do SIG.
O acelerado avanço com que o sensoriamento remoto se desenvolveu em poucas décadas deve-se à revolução nos meios de se observar a Terra numa escala global e periódica, e na rapidez da monitoração dos fenômenos dinâmicos e das mudanças das feições terrestres. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE teve uma ação decisiva na consolidação do sensoriamento remoto como uma tecnologia de uso em escala nacional, projetando o Brasil como a nação pioneira no hemisfério Sul a dominar essa tecnologia. A respeito de características de sensores e produção de imagens de sensoriamento remoto e seus benefícios temos:
I. o processo de atualização da cartografia existente, desenvolvendo mapas e obtendo informações sobre áreas minerais, bacias de drenagem, agricultura, florestas.
II. as previsões quanto ao planejamento urbano e regional, monitorando os desastres ambientais tais como enchentes, poluição de rios e reservatórios, erosão, deslizamentos de terras, secas.
III. o uso de imagens de satélite como âncora para o Zoneamento Ecológico e Econômico de regiões onde a ação antrópica ainda não aconteceu de forma intensa, como no caso da Amazônia. Nesse exemplo, pesquisadores analisam uma área procurando identificar seus principais atributos físicos a fim de conhecer a vocação natural das paisagens e seu nível de suporte para desenvolvimento ou preservação.
É correto o que se apresenta em
Acerca de conceitos básicos de sistemas de informação geográfica (SIG), julgue o item subsequente.
Considere que, em um trabalho de campo, tenham sido coletados dados pontuais que descrevem qualitativamente determinado ambiente. Caso esses dados qualitativos devam ser inseridos em um modelo vetorial de dados de um SIG, uma forma usual de fazer sua espacialização dentro desse modelo é empregando o critério do inverso do quadrado da distância que separa os respectivos pontos.

As tabelas apresentadas acima descrevem algumas das
características dos sensores AVHRR 2 e TM, embarcados nos
satélites NOAA (national oceanic atmospheric administration) e
LANDSAT (land remote sensing satellite), respectivamente. Com
base nessas informações, julgue o item a seguir.
Para o monitoramento e controle diário das ocorrências de incêndio na região amazônica, o sensor TM é mais adequado que o AVHRR 2.
Acerca de conceitos básicos de sistemas de informação geográfica (SIG), julgue o item subsequente.
No modelo vetorial de dados de um SIG, a localização e a aparência gráfica de cada elemento espacial são representadas por um ou mais pares de coordenadas. Esse modelo admite a representação de três elementos gráficos - ponto, linha poligonal e área -, além de dados não espaciais (atributos) vinculados aos elementos gráficos.