Ao observar as duas ocorrências do verbo “lembrar” em “Me lembro com clareza de todas as minhas professoras” (1º§) e “mas não consigo lembrar o quê” (2º§), nota-se que eles apresentam regências distintas em função:
Regência Verbal é o estudo das relações estabelecidas entre o verbo (termo regente) e seus complementos (termos regidos).
INDIQUE a alternativa em que houve ERRO de Regência Verbal, comprometendo o sentido da frase.
Considere o trecho “(...) há a possibilidade desse potencial mercadológico se converter em vetor de um tipo diferente de desenvolvimento econômico, baseado, pois, na cooperação e compartilhamento em nível mundial." (linhas 35-38).
O termo destacado no trecho acima apresenta relação semelhante ao destaque em
“... que circulam por aí e que não podem ser desmentidos ou esclarecidos caso por caso".
Nesse segmento do texto, a locução “podem ser" forma uma só oração por tratar-se de uma locução não verbal; a forma abaixo que constitui duas orações por NÃO se tratar de locução verbal é:
“Suas vozes frágeis e seus corpos miúdos sugerem que elas não têm mais de 7 anos, / mas já conhecem a brutal realidade dos desaventurados cuja sina é cruzar fronteiras para sobreviver".
Os dois segmentos marcados no segmento acima estão separados pela conjunção mas que traz a ideia de oposição.
A oposição, nesse caso, se realiza entre
Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.
A expressão destacada em Leonardo da Vinci se mudou de Florença para Milão a serviço do duque como engenheiro, arquiteto, escultor e pintor tem sentido equivalente ao de:
“Numa democracia, é livre a expressão, estão garantidos o direito de reunião e de greve, entre outros, / obedecidas leis e regras, lastreadas na Constituição".
No segmento acima, o conectivo que substituiria adequadamente a barra inserida entre as duas orações é:
“Inteligência e sabedoria não são a mesma coisa. Entretanto, na linguagem cotidiana, usamos os dois termos indistintamente".
Nesse segmento do texto 2, o conector “entretanto" só NÃO pode ser substituído de forma semanticamente adequada por:
Ainda a respeito das estruturas linguísticas do texto CB1A1AAA, julgue o próximo item.
No trecho “Pois, meus amigos, da última vez que vi o Juca, o impasse continuava..." (. 12 e 13), o elemento “Pois" introduz uma concessão.
Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA quanto à classificação das orações destacadas.
Em: É uma tendência alarmante, pois essas selfies filtradas apresentam uma aparência inatingível e estão desfocando a linha entre realidade e fantasia para esses pacientes. (linhas 11-12), a conjunção pois apresenta o conteúdo a seguir como uma:
Em: Todos – desde modelos famosos até a sua tia – usam e sabem que todo mundo está usando. (linhas 28-29), o complemento do verbo usar pode ser inferido, com base no texto, como sendo:
A oração subordinada adverbial em destaque em “Se tivesse simplesmente feito isso e não comprado mais nenhum bitcoin. você teria hoje mais de R$1.100.000,00." estabelece com a oração principal relação de
Assinale a opção que apresenta a frase em que o termo sintático sublinhado tem função sintática diferente das demais.