Leia o texto II a seguir para responder à questão.
Assinale a alternativa em que a palavra destacada não pode ser substituída, feitas as devidas concordâncias, pela palavra ou locução entre colchetes.
Texto para responder à questão.
No contexto, o sentido das palavras destacadas em “– Eu não conheço nenhuma – SENTENCIEI, quase AMARGO." equivale, correta e respectivamente, ao de:
Texto para responder a questão.
Em apenas um dos trechos a seguir a palavra destacada é considerada um coletivo. Assinale-o.
A palavra "rebeldes" (L.15), caracterizadora dos pensadores do Grupo Krisis, sob o ponto de vista do autor, significa
Em todas as alternativas, a mudança de colocação preserva o significado básico da frase, exceto em:
A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO

A alternativa em há correspondência entre o termo transcrito e o que ele expressa é
Julgue o item a seguir, com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, no qual a autora Matilde Campilho aborda a descoberta, em 1953, da estrutura da molécula do DNA, correalizada pelos cientistas James Watson e Francis Crick.
A forma verbal “termine" (R.5), que denota uma ação incerta ou irreal, foi empregada para indicar que a carta que Crick escreveu a seu filho, na realidade, não se encerra com as palavras 'Muito amor, papai' (R. 5 e 6).
Pertencem ao mesmo campo léxico as palavras:
Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte.
Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:
Acerca dos sentidos e dos aspectos linguísticos do texto 6A4BBB, julgue o item subsequente.
Ao empregar a palavra “continuum" (R.9), a autora do texto grafou-a em itálico para marcá-la como uma palavra que não é própria do léxico do português.
Observe a frase:
“ Ele era um famigerado homem de televisão."
A palavra famigerada tem como sinônimo:
Julgue o seguinte item, com relação aos aspectos gramaticais do texto CB1A1AAA.
Sem prejuízo das informações veiculadas no texto, a forma verbal “responda" (R.7) poderia ser substituída por atenda.
A respeito do trecho do conto apresentado, julgue o próximo item.
Na linha 4, o verbo advertir foi empregado como sinônimo de concluir.
Com base no texto precedente, julgue o seguinte item.
No primeiro parágrafo do texto, o verbo “conceber" (R.1) veicula o mesmo sentido de gerar.
A palavra de mesmo significado que pode substituir cândidos, sem comprometer o contexto, é: