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Observe a charge a seguir.

Com relação à charge e à Lei Seca, considere as afirmativas a seguir.

I. A charge explora a incapacidade do jovem de perceber a situação em seu entorno, pois a bebida em excesso provoca efeitos colaterais tais como sonolência, lentidão nos reflexos e falta de coordenação motora mais acentuada.

II. O jovem da charge seria multado em R$ 650,00 pelo fato de ter sido flagrado em uma blitz dirigindo alcoolizado. No caso de reincidência, o valor dobraria para R$ 1.300,00, e ele perderia o direito de dirigir por dois anos.

III. Se o jovem da charge tivesse ingerido até uma dose de whisky ou um lata de cerveja, estaria isento de qualquer sanção em virtude da previsão legal, que estabelece quantidade mínima de álcool igual ou superior a oito decigramas por litro de sangue.

IV. Caso o jovem da charge se recuse a fazer o teste do bafômetro, outras formas podem ser utilizadas para provar a embriaguez do motorista, a exemplo de testes clínicos, fotos, vídeos e o próprio depoimento policial.

Assinale a alternativa correta.

Leia o texto, a seguir, e responda à questão.

A partir do fragmento “... fazendo crescer o obscurantismo em torno das matrizes da violência", assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o sentido expresso pelo termo em destaque.

Leia o texto, a seguir, e responda à questão.

Acerca dos recursos morfossintáticos do texto, considere as afirmativas a seguir.

I. No fragmento “mesmo que o motorista parado nas blitze da lei seca tenha bebido menos de um copo de cerveja", a expressão destacada pode ser substituída, sem prejuízo do sentido original, por “uma vez que".

II. No trecho “terá de pagar multa por infringir a lei – que aumentou para R$ 1.915,40 no fim de 2012", a ambiguidade do pronome em destaque se desfaz pela substituição desse termo por “a qual".

III. Em “Ela regulamentou as mudanças aprovadas pelo Congresso Nacional, que foram sancionadas pela presidenta", o pronome em destaque pode ser substituído pelo termo “as quais", pois se refere à expressão “as mudanças aprovadas".

IV. Em “... e passaram, por exemplo, a aceitar testemunhos de embriaguez como prova de que o motorista cometeu infração", o termo em destaque é formado pelo processo de derivação sufixal.

Assinale a alternativa correta.

ESCREVA BEM, É SIMPLES

 

    Não é preciso ser professor de língua portuguesa para conhecê-la. Os gramáticos não são os únicos capazes de produzir textos coerentes, concisos e adequados. Não, a língua portuguesa não é a mais difícil de ser entendida. Não, português não é difícil de aprender. Acredite, você é capaz de produzir textos concisos, caprichados e perfeitamente entendíveis às pessoas que você deseja que tenham acesso a eles.

     Para começar, defina seu assunto, ou seja, sobre o que você pretende falar ou discursar. Entenda que não é o título (ao concluir seu texto, não se esqueça dele), mas o assunto a ser desenvolvido, aquele que será seu objeto de análise, tal como uma matéria-prima que precisa ser moldada para ter os formatos de acordo com o estilo de cada um. 

      Uma das dicas para isso é inserir em seu cotidiano a leitura em suas formas verbais e não verbais, tendo um olhar atencioso a todas as formas de textos que o rodeiam, tais como propaganda, folder, charge, placa de trânsito, anúncio de emprego, discurso de algum político, enfim, atente-se a tudo o que é capaz de transmitir uma mensagem. Aproveite para se questionar sobre como esses exemplos conseguem fazer com que uma mensagem seja entendida por um determinado grupo de pessoas. 

     Bom, escolhido o assunto, defina, indispensavelmente, seu público-alvo, pois ninguém escreve bem se não souber para quem vai escrever. Essa dica vale até mesmo se você desejar que seu texto seja lido por um grande número de pessoas. Nesse caso, utilize-se de uma linguagem simples e formal, ou seja, não utilize palavras que parecem existir apenas em dicionários e, muito menos, não utilize expressões grosseiras e gírias. 

      Observadas essas dicas, você pode, enfim, começar seu rascunho. Isso mesmo! Rascunho, pois um bom texto, na maioria das vezes, é o resultado de uma releitura realizada pelo próprio autor. Isso acontece porque, ao reler o que escrevemos, vamos identificando outras formas de passar a mesma informação. Nesse processo, aumentamos nossa garantia de que a mensagem será entendida pelos nossos receptores. 

      Além dessas regras que podem ser lembradas mais facilmente, vale uma dica muito importante: peça que outra pessoa leia seu texto, pois nada como um olhar diferente para apontar algumas falhas que, mesmo após nossa releitura, não conseguimos identificar. 

(Adaptado de Erika de Souza BuenoO Globo, 17-03-2012) 

Todas as palavras abaixo, retiradas do texto, foram formadas pelo processo de sufixação; os sufixos acrescentados possuem um papel estrutural na formação dessas novas palavras. A alternativa em que esse papel foi corretamente indicado, em relação à palavra destacada, é:

Assinale a alternativa em que se encontra o sinônimo da palavra destacada no fragmento abaixo.

“...vamos nos RESIGNAR de vez."

É verdade que muitas vezes ouvimos discursos nos quais o candidato derrotado decreta que "decidido o pleito, vamos trabalhar juntos pela proposta vencedora", mas na maioria das vezes isso não passa de retórica. (L.91-96)

Na frase acima, a palavra "retórica" só NÃO pode ser substituída por

Apesar de terem uma rainha, as abelhas tomam decisões usando um processo democrático, que envolve a formação de opiniões individuais e a construção de um consenso coletivo. (L.l-5)

A respeito do período acima, analise as afirmativas a seguir:

  1. É correto depreender que, caso não tivessem uma rainha, as abelhas tomariam decisões usando um processo democrático.
  2. É correto depreender que, tendo uma rainha, o esperado seria não usarem um processo democrático.
  3. Para não se entender "consenso coletivo" como redundância, a palavra "consenso" adquire o sentido de "anuência".

Assinale

Leia o texto a seguir e responda à questão.

Sobre a frase “E, embora os números sejam altos, quando o uso é exagerado pode criar problemas.” (linhas 29 e 30), considere as afirmativas a seguir.

 

I. Fica subentendida a expressão “de palavrões” logo após “uso”.

II. Fica subentendido que “uso exagerado” é aquele que excede os números apurados na pesquisa.

III. O conectivo “embora” pode ser substituído por “a despeito de”, sem necessidade de alteração na flexão verbal.

IV. O conectivo “embora” pode ser substituído por “ainda que”, sem prejuízo do sentido original.

 

Assinale a alternativa correta.

Leia o texto a seguir e responda à questão.

Sobre a substituição, sem prejuízo do sentido original, dos termos “preterido” (linha 1), “repúdio” (linha 10), “incidência” (linha 14) e “represálias” (linha 23), considere as afirmativas a seguir.

 

I. “preterido” pode ser substituído por “desfavorecido”.

II. “repúdio” pode ser substituído por “reiteração”.

III. “incidência” pode ser substituído por “intermitência”.

IV. “represálias” pode ser substituído por “retaliações”.

 

Assinale a alternativa correta.

Leia o texto a seguir e responda à questão.

Sobre a expressão “boca suja”, que aparece duas vezes no texto (linhas 35 e 49), assinale a alternativa correta.

É possível substituir o verbo assinalado no fragmento “Entre os habitados há de tudo...” pela seguinte estrutura sem que haja qualquer inadequação sintático-semântica:

Em “Mas falta uma ebulição que salve do marasmo.”, o vocábulo assinalado pode ser substituído sem prejuízo do sentido original por:

As palavras sublinhadas nos trechos seguintes, destacadas do texto 1, apresentam interpretação correta nos parênteses em todas as alternativas, EXCETO em:

Leia o texto a seguir e responda à questão.

Considere o trecho “No mundo real, os exemplos da literatura especializada orbitam recorrentemente em torno de crimes que deixam vestígios, mormente do homicídio..." (linhas 3 a 5).

Qual das alternativas a seguir substitui os termos grifados, sem alterar o sentido do texto?

Assinale a opção que mantém a correção gramatical e a coerência entre as ideias do texto ao substituir a palavra “pujança”(ℓ.8), destacada no texto abaixo. 

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