O engenheiro chefe da área de Segurança do Trabalho de uma instituição financeira é convocado pela diretoria para esclarecer a intenção de contratar determinada empresa de construção prestadora de serviços de manutenção de prédios e instalações, pois verificou-se, junto ao órgão competente, que essa empresa utiliza mão de obra em condição de trabalho degradante em suas atividades. Nos termos da Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática da Caixa Econômica Federal, no caso de utilização de mão de obra em condição de trabalho degradante, a empresa
Com relação às saídas de emergência em edifícios, assinale a alternativa incorreta.
Ao realizar a análise do acesso de funcionários de uma instituição que adota o registro de entrada e saída por leitura de cartão pessoal de identificação, constatou-se que tais entradas e saídas não são correspondentes, pois o sistema apenas realiza a leitura do cartão e identificação de funcionários, sem nenhuma regra de atividade de fluxo. Assim, se uma pessoa, sem submeter seu cartão à leitura, sair acompanhando outra que utilizou a leitura do cartão, poderá adentrar normalmente no dia seguinte sem ter registrado sua saída.
O melhor sistema de controle de acesso, que estabelece regras de entrada e saída, impedindo a situação narrada acima é
Com base na Lei n.º 6.838/1980 e na Lei n.º 7.410/1985, julgue o item.
O exercício da atividade de técnico de segurança do trabalho dependerá de registro em Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
Sobre a segurança do trabalho, é correto afirmar:
Com base na Lei n.º 6.838/1980 e na Lei n.º 7.410/1985, julgue o item
O exercício da especialização de engenheiro de segurança do trabalho será permitido exclusivamente ao engenheiro portador de certificado de conclusão do curso.
A Norma Regulamentadora NR–18 estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção. Segundo a Norma, os canteiros de obras devem dispor de instalações sanitárias em número adequado à quantidade de operários. Assim sendo, no dimensionamento de um canteiro de obras de implantação de um novo campus do Ifes, com 80 operários, qual é a quantidade mínima de instalações sanitárias constituídas de lavatório, vaso sanitário e mictório a serem instaladas neste canteiro:
Sobre a Norma Regulamentadora 18, que trata das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, assinale a alternativa correta.
Quanto ao Equipamento de Proteção Individual – EPI –, de acordo com a Norma Regulamentadora NR-06, assinale a alternativa correta.
Após a tomada das medidas iniciais de controle e condução de uma crise (conter, isolar e iniciar contato sem concessões), o Técnico de Segurança responsável pelo gerenciamento de determinada ocorrência crítica deverá determinar respectivamente quantos e quais são os perímetros táticos para sua atuação, do seguinte modo:
Sobre a Norma Regulamentadora 18, que trata das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, no que se refere à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) nas empresas da indústria da construção, assinale a alternativa correta.
Sobre a Norma Regulamentadora 18, que trata das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, especificamente sobre o tema escavações, fundações e desmonte de rochas, assinale a alternativa correta.
Com base na Lei n.º 6.838/1980 e na Lei n.º 7.410/1985, julgue o item.
O exercício da especialização de engenheiro de segurança do trabalho será permitido exclusivamente ao engenheiro portador de certificado de conclusão do curso.
O Técnico de Segurança deve conhecer as vulnerabilidades da instituição, de forma a considerá-las em suas ações. Para tanto, deve considerar que as vulnerabilidades
Ao balizar as atividades dos órgãos que integram o Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN), a Política Nacional de Inteligência (PNI) considera, dentre as principais ameaças, três atividades a seguir:
I. Obtenção de conhecimentos ou dados sensíveis para beneficiar grupos de interesse, empresas e indivíduos.
II. Ação deliberada, com efeitos físicos, materiais e psicológicos, que visa a destruir, danificar, comprometer ou inutilizar, total ou parcialmente, definitiva ou temporariamente, dados ou conhecimentos; ferramentas; materiais; matérias-primas; equipamentos; cadeias produtivas; instalações ou sistemas logísticos, com o objetivo de suspender ou paralisar o trabalho ou a capacidade de satisfação das necessidades gerais.
III. Ações com o emprego de recursos da tecnologia da informação e comunicações que visem a interromper, penetrar, adulterar ou destruir redes utilizadas por setores públicos e privados.
Os itens acima referem-se respectivamente às ameaças denominadas: