Julgue o item subsequente, concernente à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM).
Mulheres podem sofrer, adoecer ou morrer em decorrência de comportamentos associados aos padrões sociais prevalentes de masculinidade e feminilidade.
Acerca de recomendações de acolhimento em ginecologia e obstetrícia no âmbito do SUS, julgue o item a seguir.
A classificação de risco realizada no acolhimento em maternidades deve priorizar o atendimento burocrático, justo e eficaz, por ordem de chegada.
A respeito de epidemiologia no contexto da obstetrícia, julgue o item que se segue.
O citomegalovírus, um vírus da família dos herpes-vírus, possui soroprevalência superior a 30%.
Julgue o item seguinte, tendo como referência os protocolos de avaliação clínica em enfermagem obstétrica.
Vítima de violência física e sexual, com dor abdominal ou perda de líquido ou de sangue via vaginal, se não apresentar condições que a classifiquem como vermelho, será classificada como laranja.
Julgue o item subsequente, no que tange a dor e analgesia no parto.
Uma das vantagens da analgesia epidural é a possibilidade de contribuir para a redução da secreção de catecolaminas maternas, algo que pode ser positivo para o feto.
Em relação aos cuidados mediatos e imediatos do recém-nascido, julgue o item subsequente.
Durante a recepção do recém-nascido em sala de parto, a frequência respiratória (FR) é o principal parâmetro de indicação de manobras de reanimação, sendo necessária a intubação traqueal quando a FR for inferior a 60 irpm.
As altas taxas de mortalidade materna representam um desafio à saúde pública no Brasil. Para evitar as mortes, é fundamental o atendimento adequado e ágil às emergências obstétricas. Acerca desse tema, julgue o item seguinte.
A conduta ativa no terceiro período do parto — como, por exemplo, a tração controlada do cordão umbilical, na presença de qualificados profissionais de assistência ao parto — está associada ao menor risco de hemorragia e transfusão sanguínea.
O projeto Apice On — aprimoramento e inovação no cuidado e ensino em obstetrícia e neonatologia — foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde em 2017, servindo como nova ferramenta para melhoria das condições de vida e saúde integral das mulheres e de seus bebês. Com referência a esse projeto, julgue o item a seguir.
O projeto Apice On e a Rede Cegonha apresentam estratégias semelhantes no contexto da mudança de práticas relacionadas ao parto e nascimento; entretanto, possuem necessidades divergentes relativamente à formação de novos profissionais, a partir da prática.
A atenção em saúde reprodutiva é uma ação básica de saúde e deve levar em consideração o contexto de vida de cada pessoa, e o direito de todos poderem tomar decisões sobre a reprodução sem discriminação, coerção ou violência. Considerando esse assunto, julgue o próximo item, relativo ao planejamento reprodutivo.
O anticoncepcional oral combinado não deve ser indicado para mulheres infectadas com o HIV que tenham AIDS ou estejam em terapia antirretroviral.
Uma mulher de vinte e dois anos de idade compareceu a unidade básica de saúde com queixa de corrimento com mau cheiro e coceira intensa havia três dias. No exame especular, a enfermeira obstétrica observou secreção vaginal amarelo-esverdeada, bolhosa e fétida.
Considerando esse caso clínico, julgue o seguinte item.
Nessa situação clínica, deve-se indicar metronidazol, 2 g, via oral, em dose única, ou clindamicina creme a 2%, com aplicador, uma vez ao dia, por cinco dias.
Acerca do controle das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), cujas incidências têm tornado esse controle uma prioridade para os órgãos de vigilância epidemiológica brasileiros, julgue o item subsequente.
Ao oferecer preservativos masculinos, o técnico de enfermagem deve orientar o paciente a utilizar lubrificantes oleosos, como vaselina, que reduzem o atrito, protegendo a integridade do látex.
A estratificação de risco a cada consulta é um processo dinâmico de identificação das gestantes que necessitam de tratamento imediato e/ou especializado, de acordo com o potencial de risco, os agravos à saúde ou o grau de sofrimento. Este é um fator potencial de risco e deve ser encaminhado para pré-natal de alto risco em ambulatório especializado em nível secundário ou terciário:
Uma mulher multigesta, cuja gravidez foi confirmada, pergunta ao(à) enfermeiro(a) qual será a data provável do parto. O primeiro dia de seu último período menstrual foi 20 de março. Usando a regra de Naegele, o(a) profissional de saúde estima que a data provável do parto (DPP) será:
Em relação ao Câncer de colo de útero, analise as afirmativas abaixo como sendo Verdadeiras ou Falsas e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As lesões precursoras do câncer do colo do útero são assintomáticas, podendo ser detectadas por meio da realização periódica do exame citopatológico e confirmadas pela colposcopia e exame histopatológico.
( ) No estágio invasor da doença os principais sintomas são sangramento vaginal (espontâneo, após o coito ou esforço), leucorreia e dor pélvica, que podem estar associados com queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados.
( ) De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, o início da coleta do exame citopatológico deve ser aos 16 anos de idade para as mulheres que já tiveram atividade sexual.
O câncer do colo do útero inicia-se a partir de uma lesão precursora, curável na quase totalidade dos casos. Trata-se de anormalidades epiteliais conhecidas como neoplasias intraepiteliais cervicais de graus II e III (NIC II/III), além do adenocarcinoma in situ (AIS). Na atual nomenclatura citológica brasileira, a adequabilidade da amostra é definida como satisfatória ou insatisfatória. É considerada insatisfatória a amostra cuja leitura esteja prejudicada pelas razões expostas abaixo: