A atenção em saúde reprodutiva é uma ação básica de saúde e deve levar em consideração o contexto de vida de cada pessoa, e o direito de todos poderem tomar decisões sobre a reprodução sem discriminação, coerção ou violência. Considerando esse assunto, julgue o próximo item, relativo ao planejamento reprodutivo.
O termo planejamento reprodutivo pode ser substituído pela expressão controle de natalidade, uma vez que ambos preveem o respeito e a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.
Segundo as recomendações de rotina no pré-natal, julgue o item a seguir.
O teste de tolerância a glicose (75 g de glicose anidro) deve ser realizado preferencialmente entre a 27.ª e a 30.ª semana de gestação.
Uma mulher de vinte e dois anos de idade compareceu a unidade básica de saúde com queixa de corrimento com mau cheiro e coceira intensa havia três dias. No exame especular, a enfermeira obstétrica observou secreção vaginal amarelo-esverdeada, bolhosa e fétida.
Considerando esse caso clínico, julgue o seguinte item.
Trata-se de uma infecção sexualmente transmissível, conhecida como tricomoníase, situação em que todos os parceiros devem ser tratados.
Acerca do controle das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), cujas incidências têm tornado esse controle uma prioridade para os órgãos de vigilância epidemiológica brasileiros, julgue o item subsequente.
Na rotina de assistência pré-natal, deve ser pesquisada a infecção pelo HIV na primeira consulta e no terceiro trimestre de gestação.
Paula, com vinte e seis anos de idade, compareceu a unidade básica de saúde com queixa de amenorreia havia cerca de vinte dias, mas não tinha certeza da data da última menstruação. Nessa oportunidade, ela informou ter vida sexual ativa, fazer uso de anticoncepcional oral de forma irregular e nunca ter engravidado.
Acerca desse caso clínico, julgue o item que se segue.
Os testes rápidos para HIV e sífilis deverão ser oferecidos a Paula.
O teste do pezinho, para triagem neonatal, deverá ser realizado, preferencialmente,
O pré-natal de baixo risco pode ser realizado pelo enfermeiro, desde que essa gestante também seja acompanhada pelo médico em algumas consultas. Na primeira consulta do pré-natal o enfermeiro deve solicitar os seguintes exames, de acordo com o preconizado nos protocolos da Atenção Básica: Saúde das Mulheres - Ministério da Saúde, 2016:
Sobre o período puerperal, considere as assertivas e indique a alternativa correta.
I) Para prevenção da hemorragia pós-parto, deve-se ter observação criteriosa da coloração da pele, do tônus uterino e o sangramento, verificar os sinais vitais e comunicar o médico imediatamente sobre qualquer anormalidade.
II) Para a puérpera que recebe a administração de sulfato de magnésio para tratamento de pré-eclâmpsia e eclâmpsia, os principais cuidados são controle da frequência respiratória, controle de diurese, controle do reflexo patelar e, no caso de alterações nesses controles, a administração poderá ser suspensa.
III) Para estimular a amamentação nas mulheres que tiveram os recém-nascidos admitidos em unidade de terapia intensiva ou semi-intensiva, deve-se iniciar precocemente o estímulo à lactação, realizando massagem e ordenha mamária.
IV) Para o tratamento do ingurgitamento mamário, aplicar compressas mornas antes da ordenha manual.
As doenças sexualmente transmissíveis podem evoluir sem sintomas, e qualquer demora no diagnóstico e no tratamento é potencialmente prejudicial, visto que o risco de complicações para o indivíduo infectado e o risco de transmissão para outras pessoas aumentam com o passar do tempo. Nas mulheres com infecção por Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae, as possíveis complicações serão:
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação ao Descolamento Prematuro de Placenta (DPP) e à Placenta Prévia (PP).
( ) Na PP marginal ocorre a implantação total ou parcial da placenta no segmento inferior do útero, que recobre o colo uterino.
( ) Um dos principais fatores de risco para PP é a cicatriz uterina por cesariana anterior.
( ) Na PP o sangramento é indolor e pode ocorrer no segundo ou terceiro trimestre.
( ) A sobredistensão uterina (polihidrâmnio ou gestaçã o gemelar) e a hipertensão são fatores de risco para o DPP.
( ) O DPP com sangramento vaginal é responsável pela apoplexia útero-placentária ou “útero de Couvelaire".
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A Atenção à Saúde da Mulher no Climatério deve ser efetiva, principalmente nas unidades básicas, onde a prevenção garante a sua melhor qualidade de vida. Uma série de métodos contraceptivos pode ser orientada. A eficácia dos métodos de barreira está aumentada nesta faixa etária. Dessa forma analise as alternativas a seguir e assinale a que não se refere a um Método de Barreira:
Acerca do cuidado à gestante, assinale a alternativa que indica a melhor posição para que possamos orientar a gestante a permanecer quando estiver deitada, durante o trabalho de parto:
O descolamento prematuro da placenta (DPP) normalmente inserida é a separação intempestiva da placenta implantada no corpo do útero, antes do nascimento do feto, em gestação de 20 semanas completas ou mais. Aponte a alternativa incorreta em relação ao DPP:
No que diz respeito à assistência de enfermagem aplicada à saúde sexual e reprodutiva da mulher, assinale a opção correta.
A infecção puerperal é qualquer isolamento de microrganismo na cavidade uterina, elevação de temperatura igual a 38°C no período após o parto recente (excluindo o 1º dia), presença de taquicardia consistente e súbita, drenagem uterina purulenta e dor abdominal acompanhada de hipersensibilidade do útero, útero amolecido e hipoinvoluído. Inúmeras são as causas que predispõem a infecção puerperal. Alguns fatores aumentam o risco da complicação no pós-parto, como: