Rondônia foi elevado à categoria de estado na década de 80 do século XX. Antes disso, o que hoje é o estado de Rondônia era denominado:
O ano de 2017 foi marcado por uma série de questões que foram muito debatidas pela sociedade brasileira. A alternativa a seguir, que apresenta o principal acontecimento em 2017 é:
Entre as Unidades de Conservação da natureza a seguir, assinale a que se encontra no estado de Rondônia.
Leia o texto a seguir.
Esse tratado foi promovido no contexto da Guerra do Paraguai, quando o Brasil, em função do quadro de conflito, precisava se aproximar da Bolívia, e o fez por intermédio do acordo diplomático também conhecido como "Tratado da Amizade". Pelo acordo, a Bolívia concedia ao Império Brasileiro um vasto território que percorria a margem esquerda do rio Madeira, até então de soberania boliviana.
O texto refere-se ao Tratado de

Sobre o avanço da produção de soja em Rondônia, nas últimas décadas, assinale a afirmativa correta.
Entre os municípios a seguir, assinale a alternativa que indica o município localizado mais distante do município de Cacoal.
O processo de ocupação da região onde se localiza o estado de Rondônia pode ser dividido em partes e relacionado a diferentes fatores. Entre as alternativas a seguir, a que apresenta o principal fator para colonização-ocupação de Rondônia na segunda metade do século XX é:
A construção da ferrovia Madeira-Mamoré foi, entre outros fatores, uma repercussão do seguinte fato:
Rondônia, apesar de ser um estado novo, possui uma história rica em mudanças. Entre elas, estão as mudanças de nomes. Assinale a alternativa que apresenta a década em que ocorreu a transformação da denominação de Território Federal do Guaporé para Território Federal de Rondônia.
Segundo o último grande Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a maioria da população residente de Ji-Paraná tem como lugar de nascimento a seguinte região brasileira:
Entre as unidades de relevo a seguir, assinale a alternativa que indica uma unidade existente no estado de Rondônia.
Avalie se as seguintes afirmativas acerca de aspectos recentes da economia do Estado de Rondônia estão corretas:
I. A expansão da fronteira agrícola em Rondônia foi determinante para o desenvolvimento agropecuário. Os fluxos migratórios de agricultores se intensificaram a partir da década de 1970, sobretudo das regiões Sul e Sudeste. As terras férteis são propícias para os cultivos de café, cacau, arroz, feijão, milho, soja, mandioca, etc. Na pecuária, o estado se destaca por ser grande exportador de carne bovina – principal produto de exportação de Rondônia.
II. Os principais segmentos do setor industrial são o alimentício, o frigorífico e a mineração das grandes reservas de cassiterita, em especial no garimpo de Bom Futuro, em Ariquemes. Rondônia é o segundo maior produtor nacional desse minério, mas possivelmente as reservas se esgotarão em poucas décadas.
III. O extrativismo vegetal é outra importante fonte de receitas para o estado: a madeira é responsável por 13% das exportações; entretanto, tal atividade causa vários problemas ambientais.
IV. O setor de serviços é impulsionado principalmente pelo comércio, secundado pelo turismo.
Estão corretas as afirmativas:
Avalie se as seguintes afirmativas sobre aspectos históricos do estado de Rondônia estão corretas:
I. Rondônia depende mais da rodovia BR-364 para sua sobrevivência e desenvolvimento do que de sua hidrografia.
II. É a única Unidade da Federação fruto de um tratado internacional.
III. Foi Território Federal antes de ser um Estado.
Assinale a alternativa correta:
De acordo com dados do MPF e Funai (http://ccr6.pgr.mpf.gov.br/documentos-epublicacoes/terrasindigenas/terras-indigenas), entre os principais povos indígenas que possuem áreas regularizadas, está um povo que possui uma das maiores áreas (1 .603.245,00ha), que abrange Juína/MT e Vilhena/ RO (Parque Aripuanã). Trata-se do povo denominado:
A gênese do atual estado de Rondônia remonta ao contexto político e social da primeira metade do século XX, quando foram pensados os processos de integração territorial para "formar o Brasil", como expressa Getúlio Vargas em seu Discurso do Rio Amazonas (1940).
Até agora o clima caluniado impediu que de outras regiões com excesso demográfico viessem os contingentes humanos de que carece a Amazônia. Vulgarizou-se a noção, hoje desautorizada, de que as terras equatoriais são impróprias à civilização (...). Da colonização esparsa, ao sabor de interesses eventuais, consumidora de energias com escasso aproveitamento, devemos passar à concentração e fixação do potencial humano. Apud https://biblioteca.ibge.gov.br
A respeito do posicionamento de Vargas expresso no discurso, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Vargas nega o determinismo natural e associa o subdesenvolvimento da Amazônia à baixa densidade demográfica ocasionada pela matança histórica dos indígenas.
( ) Vargas denuncia o descaso histórico com relação aos espaços vazios da região amazônica, a ser superado por uma política de integração, promovida pelo Estado Novo.
( ) Vargas propõe a recuperação da Amazônia como espaço estratégico para o desenvolvimento da nação e para a manutenção das fronteiras internacionais.
As afirmativas são, respectivamente,