Analise as afrmativas abaixo sobre Química Ambiental e assinale a alternativa correta: I. Água dura é água rica em sais de cálcio e magnésio, o que facilita a reação de saponifcação. II. Água deionizada é uma água da qual são retirados os componentes orgânicos e inorgânicos, inclusive metais pesados. III. DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) é a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica biodegradável sob condições aeróbicas. Está correto o que se afrma em:
A química ambiental trata das reações, dos destinos,
dos movimentos e das fontes das substâncias no ar, na água
e no solo. Na ausência do ser humano, a discussão seria
limitada às substâncias de ocorrência natural. Hoje, com o
borbulhar da população na Terra, junto com o contínuo
avanço da tecnologia, as atividades humanas têm uma
influência sempre crescente na química do meio ambiente.
C. Baird e M. Cann. Química ambiental.
4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2011
Julgue os itens subsecutivos com relação à química e ao meio
ambiente.
A chuva ácida abrange uma variedade de fenômenos correspondentes à precipitação atmosférica de quantidades substanciais de ácidos. Os dois ácidos predominantes na chuva ácida são o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3), ambos ácidos fortes.
Durante as aulas de genética, o professor fez os seguintes comentários:
- "O gene responsável pelo desenvolvimento da sensibilidade a feniltiocarbamida (PTC) está localizado no cromossomo 7."
- "Na composição da estrutura do PTC existe uma molécula de tiocianato, que confere o saboramargo, sendo encontrado em alguns vegetais, como brócolis, repolho e agrião."
- "Indivíduos sensíveis ao PTC geralmente tendem a rejeitar os alimentos com sabor amargo, o queno futuro poderá acarretar prejuízos à saúde."
Na sequência, realizou uma atividade prática testando a sensibilidade ao PTC com seus alunos. Uma aluna, que apresentou insensibilidade ao PTC, resolveu fazer o mesmo teste com seus pais e descobriu que ambos são sensíveis. Suponha que o alelo para a sensibilidade (T) é dominante sobre o alelo (t), que não sente o gosto amargo do produto, qual a probabilidade dos pais da aluna ter uma próxima criança também com insensibilidade ao PTC?
O termo pneumoconiose é largamente utilizado para designar o grupo genérico de pneumopatias relacionadas etiologicamente à inalação de poeiras em ambientes de trabalho. As pneumoconioses mais revalentes são a silicose, a asbestose e a antracose (pneumoconiose do trabalhador do carvão). Outras pneumoconioses com repercussões clínicas, funcionais e estruturais distintas são causadas pela inalação de poeiras metálicas a partir de fumos metálicos e sais orgânicos. (CAPITANI, E.M.; ALGRANTI, E. Outras pneumoconioses. J. bras. pneumol., São Paulo, v. 32, supl. 2, p. S54- S59, Maio 2006). Sobre este tipo de pneumopatia e suas consequências, analise as afirmações apresentadas a seguir:
I. O tamanho e as propriedades químicas das partículas de poeira, a susceptibilidade individual e a intensidade e duração da exposição à poeira são fatores que influenciam a reação pulmonar e o desenvolvimento do quadro patológico característico das pneumoconioses.
II. São patologias resultantes da deposição de partículas sólidas no parênquima pulmonar, levando a um quadro de fibrose, ou seja, ao endurecimento intersticial do tecido pulmonar.
III. São consideradas doenças agudas, pois os sintomas, em geral, aparecem após longos períodos de exposição, que podem variar de alguns anos a mais de uma década.
IV. A utilização de equipamento de proteção individual (EPI), como máscara com filtro capaz de reter a poeira produzida no local de trabalho, além de um ambiente de trabalho com sistema de ventilação que aspire a poeira, contribuem para diminuir os riscos de ocorrência de pneumoconiose nos trabalhadores.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações verdadeiras:
O uso de tecnologia no mundo de hoje está em um estado tal que é inconcebível mantê-la afastada da sala de aula. Hoje em dia, a habilidade de dominar aspectos básicos da tecnologia é, ou deveria ser, pré- requisito da atividade docente. A discussão necessária, portanto, não é se devemos usar novas tecnologias na educação formal, mas como usá-las. Partindo dessa premissa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.
( ) É necessário que os cursos de formação de professores formem profissionais que tenham apreço pela inovação, pela busca do novo.
( ) A diferença didática está mais no uso ou não uso das novas tecnologias que na compreensão das suas possibilidades.
( ) O professor deve usar variados recursos tecnológicos em suas aulas, pois inovar as técnicas assegura a eficiência nos processos de ensino-aprendizagem.
( ) Não é necessário abandonar as formas já conhecidas em favor das novas tecnologias. É possível integrá-las às já conhecidas para obter bons resultados.
( ) Com o domínio das novas tecnologias, o professor pode evitar as invasões tecnológicas indiscriminadas às salas de aula para, criticamente, decidir adotá-las ou não em suas práticas docentes no momento que julgar adequado.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.
A sala de aula invertida é uma metodologia de ensino pouco conhecida no Brasil. Sua característica essencial é que as atividades que tradicionalmente são feitas em sala de aula passam a ser feitas em casa e aquelas normalmente feitas em casa passam a ser feitas na sala de aula. Sobre essa alternativa metodológica, são feitas as seguintes afirmações:
I. O uso de vídeo aulas é prática indissociável da sala de aula invertida.
II. Uma das vantagens da sala de aula invertida é que, como a aplicação dos conceitos ocorre em sala de aula, o auxílio do professor ou dos colegas podem ocorrer quando as dúvidas surgem.
III. Embora não essencial, o uso de vídeo aulas é uma prática normalmente associada à sala de aula invertida.
IV. Na sala de aula invertida, a explicação dos conteúdos passa a ocorrer em casa.
V. Uma das maiores dificuldades esperadas na inversão das aulas é que, se muitos alunos já não têm o hábito de fazer as tarefas propostas no método tradicional, após a apresentação dos conteúdos, o que os faria se preparar antes da aula?
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
A teoria evolutiva atualmente mais completa é a Teoria Sintética da Evolução, que aborda as origens da variação genética das populações. Sobre as características das fontes de variabilidade hereditária, associe corretamente a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
(1) Mutações
(2) Recombinação gênica
(3) Migração
(4) Deriva genética
( ) ocorre ao acaso e pode ser transmitida aos descendentes
( ) segregação meiótica e fecundação são mecanismos que promovem essa fonte de variabilidade.
( ) promove o surgimento de novos genes.
( ) promove o surgimento de novos genótipos
( ) está relacionada a eventos casuais e atinge populações pequenas
( ) possibilita o fluxo gênico.
( ) não ocorre sem a presença de variação genética na população.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.
Uma onça-pintada (Panthera anca Linnaeus, 1758), fêmea, com dois anos de idade e pesando 50 kg, estava atacando e devorando cães (Canis familiaris Linnaeus, 1758), em uma fazenda do interior de São Paulo. Após ser capturada por biólogos de um programa de conservação e monitoramento de mamíferos da Mata Atlântica, recebeu um colar com GPS e voltou à natureza. De acordo com as regras de nomenclatura propostas por Linnaeus, assinale a afirmativa CORRETA.
A atividade laboratorial depende, em grande parte, da execução humana, estando, portanto, susceptível a erros. A implantação de procedimentos de controle de qualidade permite minimizar esses erros e aumentar a credibilidade das análises realizadas em laboratório. A norma brasileira ABNT NBR ISO/I EC 17025 dispõe sobre os requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. Com relação aos requisitos técnicos descritos nesta NBR, leia as afirmativas a seguir:
I. O laboratório deve ter procedimentos para efetuar em segurança o manuseio, transporte, armazenamento, uso e manutenção planejada dos equipamentos de medição, de modo a assegurar seu correto funcionamento e prevenir contaminação ou deterioração.
II. O laboratório deve utilizar métodos de ensaio e/ou calibração, incluindo os métodos para amostragem, que estejam publicados em normas internacionais, regionais ou nacionais. Métodos desenvolvidos pelo laboratório não devem ser utilizados, mesmo que estejam validados.
III. Os resultados de cada ensaio ou calibração realizados pelo laboratório devem ser relatados com exatidão, clareza, objetividade, sem ambiguidade e de acordo com quaisquer instruções específicas nos métodos de ensaio ou calibração.
IV. O laboratório deve monitorar, controlar e registrar as condições ambientais conforme requerido pelas especificações, métodos e procedimentos pertinentes, ou quando elas influenciam a qualidade dos resultados. Os ensaios e/ou calibrações devem ser interrompidos quando as condições ambientais comprometerem os resultados.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:
A aula expositiva é um dos métodos de ensino mais utilizados pelos professores em geral. A explicação de um professor não se limita à reprodução de um livro ou material didático, pois o professor se baseia em vários autores e em produções próprias para trazer uma interpretação pessoal do conteúdo. A exposição lógica dos conteúdos de ensino pode ser um procedimento valioso, desde que o professor consiga despertar no aluno a capacidade (e vontade) de se concentrar e pensar. Numa aula expositiva, a atividade do aluno é receptiva, mas não necessariamente passiva, desde que ele mobilize suas estruturas cognitivas para dar significado ao que está ouvindo. Abaixo são apresentadas algumas características da aula expositiva. Identifique com a letra V cada vantagem deste método de ensino e com a letra L cada limitação. ( ) Possibilita a transmissão de muitas informações num curto espaço de tempo.
( ) Torna mais acessíveis aos estudantes, conteúdos pouco motivadores e difíceis de serem assimiladas apenas através da leitura.
( ) Pode criar nos alunos o hábito de estudarem apenas através de suas anotações de classe não recorrendo à bibliografia indicada pelo professor.
( ) Oferece a possibilidade de o estudante ser motivado pelo professor, que já possui um profundo conhecimento sobre a matéria.
( ) Pouca participação do aluno em função da comunicação unilateral característica desta técnica de ensino.
( ) Considera a classe como um grupo uniforme, não levando em conta o fato de que os alunos possuem estilos de aprendizagem diferenciados.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Uma das formas de uso pedagógico de vídeo que mais tem se popularizado recentemente são as vídeo aulas. Esse formato de aula traz diversos benefícios a quem estuda por seu intermédio. Constituem exemplos desses benefícios: I. Aluno poderá escolher quando assistir, no momento em que se sentir mais predisposto ao estudo. II. O maior controle do aluno sobre a explicação: ele pode pausar, retroceder, acelerar e até mesmo rever a vídeo aula. III. A menor exposição a distrações, interrupções ou brincadeiras comuns em uma aula presencial. IV. A maior interatividade entre professor e aluno, com a possibilidade de questionar quando não entende algo. Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
Um marco emblemático que chamou a atenção das autoridades mundiais de saúde sobre o risco do uso do Hg foram os acidentes de Minamata e Niigata, no Japão, devido à liberação de Hg em efluentes industriais. Atualmente, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) tem o papel de elaborar e implementar a Política Nacional de Segurança Química, com previsão de entrega até 2021 . Disponível em http://www.mma.gov.br. Acesso em 8/09/2017. Em relação ao ciclo do mercúrio na natureza, analise as afirmações abaixo.
( ) O mercúrio é um elemento presente naturalmente na crosta terrestre, na água, nos seres vivos e na atmosfera.
( ) Por a apresentar um longo tempo de residência em organismos, o Hg aumenta sua concentração ao longo do tempo de exposição ao organismo processo chamado de bioacumulação.
( ) A Política Nacional de Segurança Química vai assegurar que substâncias químicas sejam produzidas e usadas de forma responsável, minimizando os efeitos adversos ao meio ambiente e à saúde humana.
( ) O principal mecanismo associado a contaminação ambiental do Hg é a possibilidade de metilação da forma reduzida, resultando em compostos de metil e di-metil Hg.
( ) Esta espécie (Hg2+) é a forma dominante de Hg presente na deposição atmosférica úmida e seca, resultante da redução do Hg0 presente na atmosfera pela ação do oxigênio e ozônio. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Observe a imagem a seguir.

Na conversa entre a mulher e o vendedor são citados dois grupos
denominados genericamente de “agrotóxicos" e “plásticos".
Sobre esses grupos, é correto afirmar que
A Pedra de Itapuca é um monumento natural
localizado entre as praias de Icaraí e das Flechas, sob
a designação indígena de Itapuca (pedra furada) por
haver tido, em sua forma original, um túnel natural. A
pedra, que foi parcialmente demolida para dar
prosseguimento ao Plano de Arruamento de
1840-1841 (
http://culturaniteroi.com.br/blog/?id=505), abriga a
lenda da índia Jurema e do guerreiro Cauby. Foi
tombada em 1985 pelo Instituto Estadual do
Patrimônio Cultural.
Esta formação rochosa é de gnaisse, um tipo de
rocha:
“Consistem em partículas com diferentes tamanhos, formas
e composição química, as quais foram transportadas pela
água, ar ou gelo do ambiente terrestre de origem e
depositadas no fundo de lagos, rios e oceanos”.
O texto trata do conceito de: