De acordo com a significação das palavras, leia os itens e assinale a alternativa correta.
I - Rodamos tanto com os carros, que em uma mesma viagem conseguimos parar no sinal, no semáforo, na sinaleira e no farol. (Revista Superinteressante). Sinonímia.
II - De 5000 a.C. em diante, as pessoas começaram a erguer verticalmente as pedras para marcar a passagem do sol. O grande monumento megalítico de Stonehenge, em Salisbury Plain, Inglaterra, está perfeitamente alinhado com o nascer do sol no solstício de verão. (Ideias que mudaram o mundo – Fernandez Armesto). Denotação.
III - Pimenta nos olhos dos outros é refresco. (Provérbio). Conotação.
IV - Infligir / infringir, ratificar / retificar, descrição / discrição. Parônimos.
V - Cabo (posto militar) / cabo (acidente geográfico), real (verdadeiro) / real (de rei). Homônimos.
No texto II, as palavras "enfarado" (linha 07), "estúrdio" (linha 09) e "alumiou" (linha 15) podem ser substituídas por:
Assinale a alternativa com uma frase que ilustra a possibilidade de se estabelecer a concordância do verbo com a ideia que se quer realçar, e não com o núcleo do sujeito gramatical (regra geral).
Com base no emprego das classes de palavras para a construção do sentido do texto, assinale a alternativa correta.
No último quadrinho, Calvin afirma uma diferença significativa entre idioma e língua, ao perceber que
Assinale a alternativa CORRETA, referente aos fenômenos semânticos: sinonímia, homonímia, antonímia, paronímia, hiponímia, hiperonímia, ambiguidade, polissemia e conotação.
I - Ele abriu mão dos seus direitos.
II - Ela tem um coração de pedra.
III - A menina de azul foi a praia.
“O Ipê-amarelo, também conhecido no brasil como Aipê ou Ipê-ouro é muito comum no estado do Paraná, sua altura pode chegar a trinta metros e seu diâmetro até 60 centímetros. Sua floração se inicia no fim de agosto e a frutificação acontece nos meses de setembro e fevereiro. “ A informação lida é bastante objetiva e tem um caráter referencial, ou seja, de transmitir uma informação, podemos dizer que é um texto de:
Atente aos vocábulos em destaque nos versos a seguir, extraídos do texto I, e responda ao que se pede:
“Meu nome novo é Coisa. / Eu sou a Coisa, coisamente."
Com base nas pistas semântico-discursivas propostas no texto, e fazendo-se as devidas adaptações morfossintáticas, as palavras que, na sequência, melhor podem substituir as sublinhadas são:
Com relação ao emprego e à significação das classes de palavras e das expressões no texto, é correto afirmar que a (o)
Considere o seguinte trecho para responder à questão.
Na frase “É uma prática que exige muito foco e concentração, assim como a habilidade de se 'desligar' do mundo exterior", a expressão destacada demonstra uma relação entre as informações de:
Atente às duas charges abaixo e responda ao que se pede:

Com base nas ideias propostas nas imagens acima, julgue cada uma das sentenças abaixo:
I- O sujeito sintático de “CURA ESSE GAY AGORA!", conforme as exigências da norma padrão, está implícito e é “VOCÊ" referenciando, no contexto, “JESUS".
II- É latente o caráter metafórico na expressão “Que gatinho!" (imagem I) e polissêmico nas expressões “dinheiro limpinho" e “laranja" (imagem II), legitimando, na imagem II, um importante fator de textualidade chamado intertextualidade.
III- As expressões “como" e “tão" (Imagem I) induzem a, respectivamente, circunstâncias causal e temporal.
IV- A função da linguagem predominante na imagem II é a metalinguística.
V- O sufixo “inho" na expressão “gatinho" (imagem I) propõe, no contexto, uma carga semântica onde o afeto é minimizado em relação à pequenez física do interlocutor.
É CORRETO o que se afirma em
Considerando a flexão verbal empregada na dinâmica do texto, para que se mantenha equivalência semântica, o verbo destacado em “E ela ali, fingindo prestar atenção na televisão” (5º§) poderia ser substituído por:
Em "Calculava-se, INCLUSIVE, que geração era um tempo de 25 anos." a expressão denotativa em destaque possui valor de:
Com relação ao emprego e à significação das classes de palavras e das expressões no texto, é correto afirmar que a (o)
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto, julgue os itens que se seguem.
A supressão da vírgula após a palavra “coletiva” (linha 28) manteria a correção gramatical, mas provocaria alteração do sentido originalmente pretendido no texto.