Com relação aos erros comuns na revelação dos filmes radiográficos, a radiografia clara está associada a:
Assinale a alternativa que corresponde a uma técnica de odontometria que consiste em: colocar um instrumento com 10 mm de comprimento do canal radicular, proceder a uma tomada radiográfica, com o auxílio de uma régua milimetrada, medir na radiografia o comprimento do dente e do instrumento; de posse dos três valores, realizar “uma regra de três” (Teorema de Thales), por meio da qual se obtém o CRD (comprimento real do dente).
Com relação aos tempos de processamento dos filmes radiográficos odontológicos, para temperaturas de 24,5º C indica-se o tempo de:
Para o aprimoramento do diagnóstico faz-se necessário indicar algumas vezes exames complementares, porém é fundamental a correta escolha do exame a ser indicado.
A técnica radiográfica MAIS indicada para avaliação de perdas ósseas em todo o periodonto na região anterior é a radiografia:
No diagnóstico através de imagens, para visualização dos ápices dos molares superiores decíduos, emprega-se uma técnica de localização que consiste na utilização de uma fita adesiva que fixa um rolete de algodão na parte inferior do filme. O filme fica, portanto, posicionado o mais paralelamente possível ao longo eixo do molar, diminuindo a angulação vertical. Nesse diagnóstico, a técnica utilizada é conhecida como
Marque a sequência adequada para o correto processamento do filme radiográfico.
Atenção: Para responder à questão, considere as informações a seguir:
Este quadro é compatível com o diagnóstico de fratura do ângulo da mandíbula
O conhecimento da anatomia radiográfica do complexo dentomaxilo-mandibular é muito importante para a interpretação das lesões que nele têm sede. Ou seja, para se reconhecer o anormal ou a patologia, é necessário que se conheça muito bem a estrutura anatômica normal. Assinale a alternativa que corresponde à seguinte descrição: Local de inserção das extremidades externas das fibras periodontais que apresenta-se como uma linha radiopaca, uniforme, que sofre variações de acordo com a morfologia da raiz dentária, a qual contorna perifericamente. Continua-se sem interrupção para formar a crista alveolar (neocortical), elemento semiológico valioso no estudo radiográfico das periodontopatias.
Assinale, nas alternativas a seguir, o tipo de tomada radiográfica extraoral.
A radiografia é um exame complementar que auxilia o diagnóstico, planejamento e execução do tratamento. Para obter uma imagem de boa qualidade, o processamento radiográfico deve ser realizado adequadamente. Sobre o processamento radiográfico manual, assinale a alternativa incorreta.
Técnica radiográfica intrabucal conhecida como bite-wing, com a finalidade de detectar processos cariosos, adaptações marginais de restaurações e destruição da crista óssea alveolar:
A radiografia odontológica nos permite uma visualização de diversas estruturas da região de boca. A imagem na radiografia pode ser radiopaca ou radiolúcida. Para o entendimento e correta interpretação da radiografia devemos conhecer a anatomia radiográfica. As estruturas que bloqueiam a passagem da radiação e impedem que o filme seja penetrado (e sensibilizado) pela radiação, fazem com que o filme fique com a mesma cor, ou seja, opaca. Já as estruturas não mineralizadas, cavidades, depressões, ou seja, tudo aquilo que ficar preenchido por ar aparecerá escuro na radiografia.
A partir do conhecimento da anatomia radiográfica marque nas alternativas a seguir, 1 para estruturas radiopacas e 2 para estruturas radiolúcidas.
( ) Seio Intermaxilar.
( ) Forame incisivo.
( ) Espinha nasal.
( ) Esmalte.
( ) Dentina.
A sequência correta que completa as alternativas acima é:
O uso de cartelas é recomendado, já que radiografias:
Durante a inspeção bucal de uma criança de sete anos de idade e hígida, a cirurgiã-dentista constatou a ausência dos dentes 11 e 21. Na área relacionada aos dentes, havia a presença de discreto tecido edemaciado.
Com relação a essa situação hipotética e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item que se segue.
A indicação terapêutica nesse caso dependerá do tipo de alteração diagnosticada, sendo necessário apenas o acompanhamento clínico/radiográfico indicado para os casos de fibroses simples.
Acerca do diagnóstico de envolvimentos de bi- e trifurcação, julgue o item que se segue.
Embora o exame radiográfico seja considerado complementar ao exame clínico, a ausência de radiolucidez em região de bi- ou trifurcações indica a inexistência de lesão.