Dentre as características básicas de um sistema tole-rante a falhas, assinale a única característica que não é exigida.
Julgue o item que se segue, referente a qualidade e métricas de software.
Conforme a norma ISO/IEC 9126, a confiabilidade de um software é medida por meio da avaliação de todas as falhas ocorridas, independentemente de elas terem sido causadas por erro humano na efetivação de uma rotina errada ou por uma falha no hardware do servidor.
Com relação a criptografia, desenvolvimento orientado a testes (TDD — test driven development) e Hibernate, julgue o seguinte item.
O TDD possibilita o desenvolvimento de softwares fundamentado em testes. O ciclo de desenvolvimento do TDD segue os seguintes passos:
• escrever um teste que inicialmente não passa;
• adicionar uma nova funcionalidade do sistema;
• fazer o teste passar;
• realizar a integração contínua do código;
• escrever o próximo teste.
A respeito de construção de sistemas, julgue o item subsequente.
Em qualidade de software, o atributo de eficiência define o quanto o software adere às necessidades declaradas do usuário.
Eduardo é o líder técnico do Sistema de Vendas de uma rede de farmácias. O sistema deve ser utilizado em mais de 40 unidades espalhadas por vários estados.
O sistema entrou em produção e, já na primeira semana de uso, ficou muito lento e diversas vezes indisponível para os operadores das lojas.
Diante deste cenário, assinale a opção que indica a técnica de teste que foi negligenciada.
Tendo em vista que os requisitos de um sistema descrevem serviços por ele fornecidos e respectivas restrições operacionais, julgue os itens seguintes, referentes a engenharia de requisitos, UML (Unified Modeling Language) e ciclo de vida de software.
O processo de verificação visa assegurar que o sistema atende as expectativas e necessidades do cliente por meio da utilização de técnicas de entrevista como brainstorming, grupos focais ou Delft, a partir das quais são extraídos os requisitos não funcionais.
Julgue o seguinte item, relativo a métricas de qualidade de software, JUnit, SQL, Delphi e desenvolvimento mobile.
Uma forma de aferir a qualidade de um código desenvolvido é avaliar a quantidade de autorreferências feitas em módulos do código. Essa métrica é conhecida como complexidade ciclomática.
A respeito de análise, projeto, implementação e testes de software, julgue os seguintes itens.
Entre os padrões organizacionais a ser seguidos por programadores na fase de implementação de software incluem-se os padrões de nomes de variáveis, o formato de cabeçalhos de programas e o formato de comentários.
A equipe de desenvolvimento de um aplicativo já fechou o escopo do projeto e o levantamento dos requisitos. Agora irá validar os requisitos com o cliente e demonstrar conceitos, experimentar opções de projeto, conhecer mais sobre o problema e suas possíveis soluções, e talvez descobrir erros e omissões nos requisitos propostos. A equipe está discutindo com o gerente qual a técnica de validação mais adequada a ser utilizada.
A técnica recomendada para esse caso é a seguinte:
Julgue o item a seguir, acerca de eMAG, sistemas de controle de versão e SonarQube.
Uma issue gerada pelo SonarQube com severidade requer a imediata correção do código.
A respeito de engenharia de software, julgue o próximo item.
Confiabilidade, usabilidade e portabilidade são atributos de qualidade de software do modelo para qualidade em uso.
De acordo com o PMBOK 5ª edição, o gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades da organização que determinam as políticas de qualidade, os objetivos e as responsabilidades, de modo que o projeto satisfaça às necessidades para as quais foi empreendido. Uma métrica da qualidade
As normas da série ISO/IEC 9126 estabelecem como medidas da qualidade de software características como: funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenibilidade e portabilidade. Já a série ISO/IEC 14598 estabelece métricas para mensurar o grau de qualidade, bem como requisitos e orientações para a avaliação do produto de software. Com relação às orientações dessas séries, assinale a opção correta.
A ISO barra I E C 9126 descreve uma das características
do modelo de qualidade de software como capacidade do produto
de software de apresentar desempenho apropriado, relativo
à quantidade de recursos usados, sob condições especificadas.
Essa característica corresponde à
No que se refere à modelagem de processos de negócio e às metodologias utilizadas para desenvolvimento de softwares, julgue os itens que se seguem.
Depois de ordenados os requisitos do product backlog pelo time de desenvolvimento, o Product Owner avalia a qualidade dos produtos entregues para certificar que os desenvolvedores realizaram adequadamente as avaliações de mercado e as necessidades dos clientes do produto. Práticas de estimativa, como burndown, em conjunto com gráficos de barra, são úteis para estabelecer o burndown baseline e auxiliar o time de desenvolvimento a gerir a complexidade do projeto.