O CONAR – Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária – é uma organização não governamental que visa promover a liberdade de expressão publicitária e defender as prerrogativas constitucionais da propaganda comercial. O CONAR normatiza:
1.propaganda político-partidária.
2.publicidade de causas sociais e entidades sem fins lucrativos.
3.merchandising.
4.relações públicas.
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que corresponde às definições corretas de publicidade e propaganda.
Quantos anos de funcionamento irá completar a Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), em 2017?
Segundo o Código de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), considere as seguintes afirmativas:
1.O anúncio abrigará apenas depoimentos personalizados e genuínos, ligados a experiência passada ou presente de quem presta o depoimento.
2.O Código veta o uso de propaganda subliminar, por não se tratar de técnica comprovada.
3.Os anúncios para crianças devem utilizar formato jornalístico, a fim de dar credibilidade aos pais ou responsáveis.
Assinale a alternativa correta.
No Brasil, o Estado tem se caracterizado como um dos maiores clientes do mercado publicitário. No que diz respeito à utilização da publicidade pelos órgãos públicos, é correto afirmar que seu uso:
1.informa o cidadão de seus direitos, muitas vezes pouco evidenciados pela legislação.
2.altera positivamente comportamentos sociais, como as campanhas de saúde pública.
3.melhora o conhecimento de serviços públicos, pois muitos cidadãos desconhecem o que tais entidades podem oferecer.
4.promove pessoas em cargos públicos, inclusive visando propósitos eleitorais.
Assinale a alternativa correta.
A primeira agência de publicidade a funcionar no Brasil foi a “Eclética", fundada em 1914 por Jocelyn Benaton e João Castaldi.
Essa agência constituía-se como
Segundo Kunsch, a escolha e seleção dos meios de comunicação para veiculação de uma campanha dependem
Assinale a alternativa que apresenta os elementos constitutivos de um anúncio impresso.
Segundo Clotilde Peres e Ivan Barbosa, quais são os requisitos necessários para quem for trabalhar com a área de atendimento em uma agência?
Pela ótica publicitária, Roberto Menna Barreto (1982) diz que “criatividade é sinônimo de solução de problema" e “criatividade em propaganda é o que persuade contingentes humanos – público, mercado – sobre os valores de um produto, um serviço, ou meramente um ponto de vista". São considerados potencializadores do processo criativo:
1.Ler todos os dias dois jornais, uma revista, escutar música e assistir pouca televisão.
2.Ir ao cinema pelo menos uma vez por semana.
3.Ler no mínimo 20 livros previamente selecionados, sendo apenas um sobre propaganda.
4.Ter hobbies e outros interesses.
Assinale a alternativa correta.
A expressão read made (prontinho!), muito comum na publicidade, é utilizada apenas:
Marketing e Publicidade são áreas interdependentes nas organizações. Sobre essa relação, considere as seguintes afirmativas:
1.Ambos contribuem para criar valor e gerar lucro para a organização.
2.O marketing faz uso de estratégias de comunicação para criar necessidades de mercado.
3.A publicidade faz uso de uma comunicação dirigida em nível interno e externo, objetivando informar, persuadir e lembrar.
4.A publicidade está inserida no composto de marketing.
Assinale a alternativa correta.
Segundo o CONAR, identifique como verdadeiras V ou falsas F as seguintes afirmativas:
( ) A classificação indicativa das campanhas publicitárias por faixa etária e horário é feita pelo CONAR.
( ) A palavra consumidor refere-se ao público-alvo do anúncio.
( ) O CONAR propõe a divisão da responsabilidade sobre o anúncio entre agência de publicidade, anunciante e veículo de divulgação.
( ) O CONAR trata como anúncio a publicidade realizada em espaço ou tempo pagos pelo anunciante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Segundo Mena Barreto (2004), “criatividade editorial é a solução do problema de persuasão por meio de frases, textos – palavras”. Nesse sentido, o autor sugere algumas premissas para um bom texto publicitário. São estratégias eficientes em um anúncio:
No que diz respeito à natureza da propaganda, ela pode ser dividida em vários tipos. Um deles é a propaganda institucional (ou corporativa), que tem, entre seus propósitos específicos, o objetivo de: