No contexto, o pronome destacado em: “o cérebro não só filtra o que é importante, como descarta o que não é, substituindo-O por memórias novas.” funciona como elemento de coesão, substituindo a ideia expressa na opção:
Assinale a alternativa que exemplifica uma construção em que, conforme o texto citado, ou seja, segundo a norma padrão, deveria ser utilizado o pronome “cujo”.
Uma frase redigida com clareza e em conformidade com a norma-padrão da língua é:
Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles. Alguns exemplos de tipos de pronome são: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos. Um exemplo disso pode ser observado na oração a seguir. Observe: “Enquanto eu procuro desesperadamente uma oportunidade, as pessoas e entidades agem comigo de tal forma que às vezes chego a duvidar de que a corrupção exista."
Assinale a alternativa na qual a palavra em destaque não pode ser classificada como um pronome:
Das afirmações seguintes:
I. As respostas da moça atendem à expectativa de seu interlocutor.
II. Os pronomes TE e SEU (1º e 3º quadrinhos) são utilizados pelo homem em referência à interlocutora.
III. Em relação às regras gramaticais da norma-padrão, é possível afirmar que há desvios.
Observando a construção semântica, os pronomes em destaque classificam-se, respectivamente, como:
Texto para responder à questão.
Sobre o fragmento "Com os olhos da imaginação, decerto; mas para ele o avião tinha caído, e tinha incendiado, e tudo o mais." Leia as afirmativas. I. A palavra ELE, é um pronome pessoal do caso reto. II. TINHA CAÍDO e TINHA INCENDIADO estão flexionados no pretérito mais-que-perfeito composto. III. A palavra O em tudo o mais retoma o termo AVIÃO, em claro processo de coesão. Está correto apenas o que se afirma em:
Assinale a frase em que o pronome sublinhado substitui uma frase e não um termo.
Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto apresentado, julgue o item a seguir.
A substituição do vocábulo “daí" (ℓ.4) por donde manteria a coesão e a correção gramatical do texto.
“Pra mim, livro é vida; desde que eu era muito pequena os livros me deram casa e comida."
As palavras destacadas são, respectivamente:
Assinale a alternativa que apresenta a colocação pronominal em posição de ênclise, justificada pelo uso do verbo no gerúndio, tendo em vista os pronomes destacados.
Analise as duas frases a seguir em relação à ambiguidade. I. Karla comeu um doce e sua irmã também. II. Mataram a vaca da sua tia. Marque a opção CORRETA.
Do ponto de vista da norma culta, a única substituição de posição e/ou uso pronominal que poderia ser feita, sem alteração de valor semântico e linguístico, seria:
Indique a alternativa em que o emprego do pronome fere a norma culta.