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Considerando a definição apresentada, julgue o próximo item, relativo à redação oficial.

O trecho a seguir está em conformidade com o padrão culto da língua portuguesa, sendo, por isso, adequado para compor uma redação oficial.

No momento que o infrator se apresenta ou é recapturado em 10 dias, é desclassificado para o art. 187 do CPM, a deserção especial prevista no art. 190 do mesmo diploma legal,

Pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.

A redação oficial deve caracterizar-se pela:

Julgue o seguinte item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.

Esclareça-se na oportunidade, que passado trinta dias do recebimento da denúncia, terá pronunciamento da Comissão de Ética.

Quanto aos arquivos e à sua documentação, julgue o item a seguir.

Uma circular é uma correspondência dirigida a vários destinatários ao mesmo tempo.

Considerando que o texto apresentado constitua um expediente hipotético, julgue o item a seguir, acerca de aspectos da redação oficial.

O emprego de Vossa Excelência no campo de indicação do destinatário é considerado inadequado.

Ao redigir a correspondência da Escola, o secretário deve observar as características da Redação Oficial. Nesse sentido, considere os itens a seguir e, após, assinale a alternativa que contém apenas os itens corretos. I. Padrão culto da linguagem II. Clareza e concisão III. Formalidade IV. Padronização V. Pessoalidade

A redação oficial, da qual se deve extrair uma única interpretação, há de procurar ser compreensível por todo e qualquer cidadão brasileiro. Assim, para que seja possível atingir a efetividade nas relações de serviço na Administração Pública, são traçadas normas de linguagem e padronização no uso de fórmulas e estética para as comunicações escritas, revestidas de certas peculiaridades restritas ao meio, as quais caracterizam a redação oficial. A característica da redação oficial que consiste em demonstrar a ausência de impressões individuais de quem comunica, enfatizando o fato de que é sempre em nome do Serviço Público que é feita a comunicação, além de tratar o destinatário de forma homogênea e sempre se referindo a assunto relativo às competências do órgão de onde parte a comunicação, é denominada:

Considerando a definição apresentada, julgue o próximo item, relativo à redação oficial.

Em um documento a ser enviado pelo ministro presidente do Superior Tribunal Militar ao ministro presidente do Supremo Tribunal Federal, é adequado o emprego do pronome de tratamento Vossa Senhoria como vocativo, pois ambos (remetente e destinatário) ocupam cargos de mesmo nível hierárquico.

A redação oficial é a maneira de redigir as correspondências, processos e documentos afetos à administração pública. Assim, a correta redação dos atos administrativos é necessária e algumas características devem ser observadas na elaboração dos textos oficiais, tais como:

1- Objetividade e clareza: consiste em apresentar uma ide ia com poucas palavras, sem, no entanto, comprometer a clareza. Uma redação concisa evita-se adjetivação desnecessária, períodos extensos e redundância.

2- Correção: uso das regras gramaticais, segundo os padrões e normas do idioma.

3- Impessoalidade: O emissor do documento não é a pessoa que o assina, mas a instituição que ele representa.

4- Concisão: é o resultado final de uma redação, apresentando-se um texto agradável para ser lido e no tratamento respeitoso, digno e apropriado do emissor. Devem ser evitadas a ironia, as gírias e a irreverência.

5- Polidez: dá a impressão exata das palavras, visando facilitar a compreensão da informação, evitando o supérfluo, a linguagem técnica.

Está correto apenas o que se afirma em:

Considerando que o texto apresentado constitua um expediente hipotético, julgue o item a seguir, acerca de aspectos da redação oficial.

O emprego de Vossa Excelência no campo de indicação do destinatário é considerado inadequado.

Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue o item subsequente.

A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, pelo uso do padrão culto de linguagem, pela clareza, pela concisão, pela formalidade e pela uniformidade.

O Manual de Redação da Presidência da República (2002) define que a redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Segundo o referido Manual, a redação oficial apresenta as seguintes características fundamentais: I. Imparcialidade. II. Clareza e concisão. III. Formalidade e uniformidade. IV. Uso do padrão culto de linguagem. Quais estão corretas?

No que diz respeito à redação oficial, a formas de tratamento e a abreviações, julgue o item a seguir.

A formalidade e a padronização não são atributos a serem seguidos pelas comunicações oficiais.

Considerando os princípios que regem a redação oficial, assinale a alternativa incorreta:

Os modelos determinados por uma Portaria do Ministério da Justiça publicada em 1937 foram simplificados e uniformizados pelo Manual de Redação Oficial da Presidência da República em 2002. Pelas novas determinações, está estabelecido que só se podem usar os seguintes fechos para todas as modalidades de comunicação oficial:

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