“A violência é um fenômeno social presente no cotidiano de todas as sociedades sob várias formas". A frase abaixo em que houve troca indevida entre sob/sobre é:
Texto para responder à questão.
Considere as seguintes afirmações sobre aspectos da construção do texto:
I. Na frase “se você não vive desesperadamente pelo dinheiro, não tem sonhos impossíveis, fica mais fácil viver, mais fluente, mais tranquilo…", FLUENTE E TRANQUILO concordam com a palavra SONHOS.
II. A preposição destacada em “Ser feliz" hoje em dia tem mais a ver COM poder financeiro" estabelece, no contexto, uma relação de consequência.
III. Na frase “Pedi breve licença ÀS PESSOAS na fila.", o elemento destacado pode ser substituído por -LHES.
Está correto apenas o que se afirma em:
A preposição “de” empregada logo após “dificuldade” (R.24) poderia ser corretamente substituída por em.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Sobre as ocorrências da palavra ‘a’ na linha 25, avalie as afirmações que seguem: I. Todas pertencem à mesma classe gramatical. II. Observa-se a ocorrência de um artigo definido. III. Somente as três últimas ocorrências representam preposições. IV. Dentre as quatro ocorrências, evidencia-se um pronome. Quais estão corretas?
Do ponto de vista da norma culta da língua portuguesa, é CORRETO afirmar que, no trecho:
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas tracejadas das linhas 02 (duas ocorrências), 22 e 39.
A respeito de aspectos gramaticais e semânticos do trecho "Quanto mais se é obrigado a ler, menos se pensa. Schopenhauer tomou consciência disso e o disse de maneira muito simples em alguns textos sobre livros e leitura" (linhas de 3 a 5), assinale a alternativa correta.
A respeito de aspectos gramaticais e semânticos do trecho "Quanto mais se é obrigado a ler, menos se pensa. Schopenhauer tomou consciência disso e o disse de maneira muito simples em alguns textos sobre livros e leitura" (linhas de 3 a 5), assinale a alternativa correta.
O segmento do texto em que o emprego da preposição EM indica valor semântico diferente dos demais é:
“e eu amava o brilho de teus olhos quando, manhã ainda, vinhas cambaleando de sono em busca da árvore que durante a noite brotara embrulhos e coisas".
Assinale a opção em que a frase em que o emprego da preposição de apresenta o mesmo sentido da sublinhada no segmento acima.
No trecho “para testar possíveis soluções” (R. 16 e 17), o emprego da preposição “para”, além de contribuir para a coesão sequencial do texto, introduz, no período, uma ideia de finalidade.
Acerca de aspectos linguísticos do texto precedente e das ideias nele contidas, julgue o item a seguir.
O emprego da preposição de introduzindo “das inovações" (.3) é exigido pela presença de “decorrente" (
.2), sendo as inovações uma das quatro causas da crescente internacionalização mencionadas no texto.