Em relação às pessoas que devem ser recenseadas, as seguintes afirmativas estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.

Tendo a figura anterior como referência sobre a dinâmica da população brasileira, assinale a opção correta.

IBGE. Sinopse do Censo Demográfico 2013. In: Wagner Costa Ribeiro. Por
dentro da geografia. São Paulo: Saraiva, 2015. Internet: <www.ibge.gov.br>.
O gráfico apresentado demonstra o comportamento percentual das populações urbana e rural no Brasil. Tendo esse gráfico como referência inicial, assinale a opção correta.
As alterações no perfil demográfico brasileiro, descritas no texto, trouxeram como consequência socioeconômica o(a)
Com uma população de 216 milhões de pessoas, o Paquistão ultrapassou o Brasil e conquistou a posição de quinto país mais populoso do mundo. Segundo a Projeção de População Mundial da Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente o Brasil tem 211 milhões de pessoas. A perspectiva é de que, em um ano, o país ganhe “apenas” um milhão de pessoas, enquanto o Paquistão deve chegar a 220 milhões de habitantes, consolidando-se no top 5 do ranking.
Os países da África Subsaariana também aumentarão suas taxas de natalidade nos próximos anos, e a população na região, uma das mais pobres do mundo, deve dobrar até 2050. Já no Brasil, a população passará a encolher a partir de 2049, quando atingirá o ápice de 229.196.000 brasileiros.
Internet: <veja.abril.com.br> (com adaptações).
A partir do texto apresentado, julgue o item subsequente, a respeito de aspectos gerais da população brasileira.
No Brasil, a expectativa de vida tende a aumentar de forma gradativa com o passar das décadas.
Define-se “transição demográfica” o processo pelo qual as sociedades passam de um estágio inicial (agrícola de subsistência), com altas taxas de natalidade e de mortalidade, para um estágio final (urbana pós-industrial), conforme o gráfico a seguir.

Sabendo que a taxa de crescimento vegetativo de um país varia conforme o estágio em que ele se encontra na transição demográfica, assinale a alternativa que melhor representa a tendência de comportamento dessa taxa ao longo daquele processo.
Observe os gráficos da população total, urbana e rural (em milhões de habitantes) do Brasil entre os anos de 1950 e 2010.



Baseando-se nos totais absolutos representados no eixo das ordenadas e na evolução temporal da população rural e urbana, é correto apontar que os gráficos A, B e C representam, respectivamente, as regiões brasileiras:
A categoria de refugiado carrega em si as noções de transitoriedade, provisoriedade e temporalidade. Os refugiados situam-se entre o país de origem e o país de destino. Ao transitarem entre os dois universos, ocupam posição marginal, tanto em termos identitários
— assentada na falta de pertencimento pleno enquanto membros da comunidade receptora e nos vínculos introjetados por códigos partilhados com a comunidade de origem — quanto em termos jurídicos, ao deixarem de exercitar, ao menos em caráter temporário, o status de cidadãos no país de origem e portar o status de refugiados no país receptor.
MOREIRA, J. B. Refugiados no Brasil: reflexões acerca do processo de integração local.
REMHU, n. 43, jul.-dez. 2014 (adaptado).
A condição de transitoriedade dos refugiados no Brasil, conforme abordada no texto, é provocada pela associação entre
Analise o mapa.

(http://g1.globo.com. 15.07.2011.)
No contexto dos movimentos realizados pela população brasileira em seu território, as regiões e os fluxos destacados no mapa fazem referência à

Tendo a figura precedente como motivadora, assinale a opção correta, a respeito da dinâmica da população brasileira.
Analise a imagem a seguir:

O mapa acima representa:
“Finalmente, depois de muito tempo confinados às esferas técnicas e acadêmicas, no âmbito dos órgãos de Planejamento Público e universidades, os Indicadores Sociais passaram a integrar o vocabulário corrente dos agentes políticos responsáveis, em última instância, pela definição das prioridades das políticas sociais e alocação dos recursos públicos. Os Indicadores Sociais deixaram de figurar apenas nos diagnósticos e relatórios governamentais ganhando um papel mais relevante nas arenas de discussão político-social da sociedade brasileira nesta virada de século”.
(JANUZZI, P. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fonte de dados e aplicações. São Paulo: Alínea, 2006.)
Com base no texto, em seus conhecimentos sobre Indicadores Sociais e, reconhecendo a importância destes para o entendimento da realidade brasileira, identifique a que indicador se referem as definições a seguir . _______________: estabelece os parâmetros básicos para dimensionamento da população futura, consumidora de bens e serviços – públicos e privados – e dos públicos-alvo das políticas sociais. _______________: é calculada como uma função da razão entre os quantitativos populacionais em dois momentos (tn e t1), e é expressa em termos de % ao ano. _______________: mede a parcela da população nacional ou regional que reside em áreas urbanas, e portanto, em tese, com maior acessibilidade aos bens públicos, serviços básicos de infraestrutura urbana e serviços sociais. _______________: tem sido empregada tradicionalmente como um indicador social representativo das condições gerais de vida ou saúde prevalecentes em uma região ou segmento populacional.
_______________: número médio de anos que se espera que um recém-nascido possa viver em uma dada sociedade, considerando as probabilidades de sobrevivência registradas no momento presente para cada faixa etária.
_______________: corresponde ao coeficiente da PEA pela PIA, isto é, à proporção de indivíduos ocupados ou que buscam trabalho dentre a mão-de-obra potencialmente disponível para a atividade econômica.
Assinale a alternativa que corresponde a esses indicadores, na ordem em que aparecem:
De acordo com Januzzi (2006) qualquer ação analítica ou reflexiva sobre a estrutura populacional e as políticas públicas para atendimento de suas demandas deve compreender uma classificação bastante relevante para análise e formulação das políticas, que é a diferenciação entre indicador-insumo; indicador-produto e indicador-processo. Tendo em vista a relevância destes conceitos para os estudos populacionais e seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta a correlação correta entre o conceito (1, 2 3) e sua respectiva definição (A, B, C)
Está correta a alternativa com a seguinte relação:
O bônus demográfico é caracterizado pelo período em que, por causa da redução do número de filhos por mulher, a estrutura populacional fica favorável ao crescimento econômico. Isso acontece porque há proporcionalmente menos crianças na população, e o percentual de idosos ainda não é alto.
GOIS, A. O Globo, 5 abr. 2015 (adaptado).
A ação estatal que contribui para o aproveitamento do bônus demográfico é o estímulo à
As medidas governamentais descritas buscam conter a ocorrência do seguinte processo demográfico: