TEXTO 01
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.
Assinale a alternativa em que a frase está pontuada INCORRETAMENTE.
Assinale a alternativa em que a reescrita de passagem do texto está correta quanto à norma-padrão e mantém o sentido original:
No excerto “Diria que essa mente flexível é como a mente de uma criança, que é ávida pela aprendizagem, por saber como as coisas funcionam, como desvendar os grandes mistérios”, a primeira vírgula foi empregada para separar:
Assinale a opção com informação INCORRETA sobre a pontuação do 2º parágrafo:
INSTRUÇÃO: Leia o texto III a seguir, retirado da obra Gabriela, cravo e canela para responder à questão.
TEXTO III
— Bié...
— Seu Nacib...
— Por que “seu” Nacib? Sou seu marido, não seu
patrão...
Ela sorriu, arrancou os sapatos, começou a arrumar, os
pés descalços. Ele tomou-lhe da mão, repreendeu:
— Não pode mais não, Bié...
— O que?
— Andar sem sapatos. Agora você é uma senhora.
Assustou-se:
— Posso não? Andar descalça, de pé no chão?
— Pode não.
— E por que?
— Você é uma senhora, de posses, de representação.
— Sou não, seu Nacib. Sou só Gabriela...
— Vou te educar – tomou-a nos braços, levou-a pra
cama.
— Moço bonito...
AMADO, Jorge. Gabriela, cravo e canela. 1958.
As reticências presentes no excerto foram usadas para
Considerando a tipologia do texto, as ideias nele expressas e seus aspectos linguísticos, julgue o item.
Caso se isolasse por vírgulas a oração "que não consegue ser assertivo e persuasivo em suas conversas ou exposições orais" (linhas de 34 a 36), não haveria prejuízo para a correção gramatical do texto, mas a coerência das ideias do texto ficaria comprometida.
Assinale a alternativa corretamente pontuada, de acordo com a língua escrita padrão.
Atenção: Para responder à questão, considere o texto a seguir:
Entrando na Câmara, verifiquei que a grandiosa representação que eu fazia do legislador, não se me tinha diminuído com o exame da opaca figura do doutor Castro. Era uma exceção, mas certamente os outros deviam ser quase semideuses, mais que homens, pois eu queria-os com força e com faculdades capazes de atender e de pesar tão vários fatos, tão desencontradas considerações, tantas e tão sutis condições da existência de cada e da de todos. Para tirar regras seguras para a vida total desse entrechoque de paixões, de desejos, de ideias e de vontades, o legislador tinha que ter a ciência da terra e a clarividade do céu e sentir bem nítido o alvo incerto para que marchamos, na bruma do futuro fugidio. Quanta penetração! Quanto amor! Que estudo e saber não lhe eram exigidos! Era preciso tudo, tudo! A Teologia e a Física, a Alquimia! ... Era preciso saber tudo e sentir tudo! Era na verdade um vasto e alevantado ofício!
(Adaptado de: BARRETO, Lima. Memórias do escrivão Isaías Caminha. São Paulo: Editora Brasiliense, 1971, p.49)
Trata-se de um enunciado de sentido completo o que se encontra em:
Assinale a alternativa em que a pontuação pode ser modificada de acordo com a norma-padrão e sem alterar o sentido do texto.
A correção gramatical e o sentido original do texto CG4A1-I seriam preservados caso
Assinale a opção correta.
Assinale a única alternativa correta em relação ao uso dos travessões (linha 06 e 07):
Assinale a alternativa em que encontramos erro de pontuação.
Assinale a alternativa que apresenta os sinais de pontuação que devem ser empregados no lugar dos , nas linhas 21 e 22 do texto, na ordem em que se apresentam. No caso de não ser necessário nenhum sinal de pontuação, use 0.