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O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania

A ética nasceu na pólis grega com a pergunta pelos critérios que pudessem tornar possível o enfrentamento da vida com dignidade. Isto significa dizer que o ponto de partida da ética é a vida, a realidade humana, que, em nosso caso, é uma realidade de fome e miséria, de exploração e exclusão, de desespero e desencanto frente a um sentido da vida. É neste ponto que somos remetidos diretamente a questÃO da democracia, um projeto que se realiza nas relações da sociabilidade humana.

Disponível em: http://www.jornaldeopiniao.com.br. Acesso em: 03 maio 2009.

O texto pretende que o leitor se convença de que a

I - Para o filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679), o estado de natureza é um estado

de guerra universal e perpétua. Contraposto ao estado de natureza, entendido como

estado de guerra, o estado de paz é a sociedade civilizada.

Dentre outras tendências que dialogam com as idéias de Hobbes, destaca-se a definida pelo

texto abaixo.

II - Nem todas as guerras são injustas e correlativamente, nem toda paz é justa, razão pela

qual a guerra nem sempre é um desvalor, e a paz nem sempre um valor.

BOBBIO, N. MATTEUCCI, N PASQUINO, G. Dicionário de Política, 5ª ed. Brasília: Universidade de Brasília;

São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2000

Comparando as idéias de Hobbes (texto I) com a tendência citada no texto II, pode-se

afirmar que

Analisando o texto, podemos concluir que se trata de um pensamento:

Do ponto de vista político, podemos considerar o texto como uma tentativa de

justificar:

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