Considerando o disposto no guia PMBOK acerca do ciclo de vida dos projetos, julgue os próximos itens.
A influência das partes interessadas aumenta à medida que o
projeto avança.
De acordo com o guia PMBOK, julgue os itens subsequentes, a respeito de gerenciamento de projetos.
Os escritórios de projetos, os quais podem ser do tipo suporte,
controle e diretivo, são estruturas organizacionais que
padronizam os processos de governança relacionados
ao projeto.
No que se refere a modelos de gerenciamento de projetos e suas características, julgue os itens subsequentes.
Embora o guia PMBOK não seja considerado uma
metodologia ou um modelo de gestão de projetos, ele descreve
os processos de gerenciamento de projetos e suas melhores
práticas.
A respeito de diretrizes e conceitos estabelecidos no PMBOK 5 acerca do gerenciamento de projetos e seu ciclo de vida, julgue os itens subsequentes.
Nos projetos com mais de uma fase, é possível haver relações
diferentes entre fases individuais, alterando-se, assim, o ciclo
de vida do projeto, com exceção dos ciclos de vida
predeterminados, que são projetados para reagir a altos níveis
de mudança e envolvimento contínuo das partes interessadas.
Considere que todos os projetos subordinados à área responsável
pelo gerenciamento de projetos devem
I apresentar um documento formal que autorize uma fase do
projeto, assim como os requisitos iniciais do projeto;
II conter os seguintes processos: coleta dos requisitos,
elaboração da EAP e determinação do orçamento;
III gerenciar os riscos relativos aos projetos, incluindo o
planejamento, a identificação, a análise quantitativa e a
resposta a riscos;
IV apresentar processo específico para entrega de benefícios
esperados pelo projeto;
V incorporar processo para monitorar e controlar o
desempenho do projeto;
VI gerenciar as partes interessadas do projeto;
VII incluir as atividades necessárias para que sejam comprados
ou adquiridos produtos, serviços ou resultados externos à
equipe do projeto.
Tendo as informações apresentadas como referência inicial,
julgue os próximos itens, que versam sobre gerenciamento
de projetos, à luz do PMBOK5
Não cabe ao gerenciamento de projetos planejar a resposta aos riscos dos processos listados no item III, pois esse processo é inerente à governança corporativa.
Assinale a alternativa que contém a afirmação correta sobre documentos de entrada e saída e seu relacionamento com as áreas de conhecimento, segundo o PMBOK 5ª edição.
O PMBOK 5ª Edição estabelece uma classificação de recursos e pessoas participantes de projetos, baseada na estrutura organizacional desses projetos. Segundo essa classificação,
Considere que todos os projetos subordinados à área responsável
pelo gerenciamento de projetos devem
I apresentar um documento formal que autorize uma fase do
projeto, assim como os requisitos iniciais do projeto;
II conter os seguintes processos: coleta dos requisitos,
elaboração da EAP e determinação do orçamento;
III gerenciar os riscos relativos aos projetos, incluindo o
planejamento, a identificação, a análise quantitativa e a
resposta a riscos;
IV apresentar processo específico para entrega de benefícios
esperados pelo projeto;
V incorporar processo para monitorar e controlar o
desempenho do projeto;
VI gerenciar as partes interessadas do projeto;
VII incluir as atividades necessárias para que sejam comprados
ou adquiridos produtos, serviços ou resultados externos à
equipe do projeto.
Tendo as informações apresentadas como referência inicial,
julgue os próximos itens, que versam sobre gerenciamento
de projetos, à luz do PMBOK5
Os três processos descritos em II são do grupo planejamento: os dois primeiros são da gerência de escopo; e o último, da gerência de custos.
Considere que todos os projetos subordinados à área responsável
pelo gerenciamento de projetos devem
I apresentar um documento formal que autorize uma fase do
projeto, assim como os requisitos iniciais do projeto;
II conter os seguintes processos: coleta dos requisitos,
elaboração da EAP e determinação do orçamento;
III gerenciar os riscos relativos aos projetos, incluindo o
planejamento, a identificação, a análise quantitativa e a
resposta a riscos;
IV apresentar processo específico para entrega de benefícios
esperados pelo projeto;
V incorporar processo para monitorar e controlar o
desempenho do projeto;
VI gerenciar as partes interessadas do projeto;
VII incluir as atividades necessárias para que sejam comprados
ou adquiridos produtos, serviços ou resultados externos à
equipe do projeto.
Tendo as informações apresentadas como referência inicial,
julgue os próximos itens, que versam sobre gerenciamento
de projetos, à luz do PMBOK5
O processo chamado planejar o gerenciamento das aquisições contribui para o atendimento do item VII, pois gerencia a documentação das decisões de compras do projeto, especificando a abordagem e identificando fornecedores em potencial, tendo como entrada o registro de riscos e o cronograma do projeto, entre outros.
Considere que todos os projetos subordinados à área responsável
pelo gerenciamento de projetos devem
I apresentar um documento formal que autorize uma fase do
projeto, assim como os requisitos iniciais do projeto;
II conter os seguintes processos: coleta dos requisitos,
elaboração da EAP e determinação do orçamento;
III gerenciar os riscos relativos aos projetos, incluindo o
planejamento, a identificação, a análise quantitativa e a
resposta a riscos;
IV apresentar processo específico para entrega de benefícios
esperados pelo projeto;
V incorporar processo para monitorar e controlar o
desempenho do projeto;
VI gerenciar as partes interessadas do projeto;
VII incluir as atividades necessárias para que sejam comprados
ou adquiridos produtos, serviços ou resultados externos à
equipe do projeto.
Tendo as informações apresentadas como referência inicial,
julgue os próximos itens, que versam sobre gerenciamento
de projetos, à luz do PMBOK5
O termo de abertura atende e abrange o requisito do item I, sendo isso um artefato do processo da área de integração e do grupo iniciação.
A área de conhecimento do PMBOK 5a edição, Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto, tem seus processos inseridos nos grupos de processos
O PMBOK 5ª edição abrange diversos processos que são agrupados nos chamados grupos de gerenciamento de processos. Sobre esses processos e seus grupos de gerenciamento, é correto afirmar que o processo
Considere que todos os projetos subordinados à área responsável
pelo gerenciamento de projetos devem
I apresentar um documento formal que autorize uma fase do
projeto, assim como os requisitos iniciais do projeto;
II conter os seguintes processos: coleta dos requisitos,
elaboração da EAP e determinação do orçamento;
III gerenciar os riscos relativos aos projetos, incluindo o
planejamento, a identificação, a análise quantitativa e a
resposta a riscos;
IV apresentar processo específico para entrega de benefícios
esperados pelo projeto;
V incorporar processo para monitorar e controlar o
desempenho do projeto;
VI gerenciar as partes interessadas do projeto;
VII incluir as atividades necessárias para que sejam comprados
ou adquiridos produtos, serviços ou resultados externos à
equipe do projeto.
Tendo as informações apresentadas como referência inicial,
julgue os próximos itens, que versam sobre gerenciamento
de projetos, à luz do PMBOK5
O item V, que é atendido pelo processo conhecido como
monitorar e controlar o trabalho do projeto, monitora,
acompanha e avalia o progresso dos trabalhos realizados, com
vistas a atender aos objetivos de desempenho definidos no
plano de gerenciamento de projeto.
Acerca do PMBOK 5, julgue os itens a seguir.
O resultado do processo de identificação das partes interessadas é o registro das partes interessadas, documento que contém informações de identificação, de avaliação e de classificação das partes interessadas.