Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 725 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Planejamento é uma ferramenta importante na condução das organizações. Sobre esse tema, indique a opção correta.

No que se refere à aplicação de conceitos de administração, julgue os itens seguintes.

Uma das principais características da administração por objetivos é a definição verticalizada dos objetivos e dos indicadores de desempenho, empreendida pela alta administração em todos os setores institucionais.

No que se refere à aplicação de conceitos de administração, julgue os itens seguintes.

Uma das funções do processo administrativo é o controle, cuja finalidade é o redirecionamento de ações quando o desempenho desvia dos padrões previamente estabelecidos.

Com relação a processos administrativos, julgue os próximos itens.

Na metodologia do balanced scorecard, o plano estratégico é composto dos objetivos estratégicos, que demonstram o que é crítico para o sucesso da organização.

O controle visa garantir que os objetivos e as metas da organização sejam atingidos, conforme o planejamento realizado. É um processo cíclico composto de quatro etapas. A utilização de gráficos, tabelas, índices e outros elementos, com vistas a identificar os desvios entre o que foi planejado e o que está sendo executado, corresponde à etapa de

Julgue os itens subsecutivos, a respeito do BSC (balanced scorecard).

A identificação de fatores como tempo, qualidade, desempenho e serviço é importante na concepção dos clientes, de acordo com o BSC

Acerca das funções de administração, tais como planejamento, organização, direção e controle, julgue os itens que se seguem.

O primeiro passo no planejamento é a fixação de metas específicas e desafiadoras para orientar o seu cumprimento e melhorar o desempenho da organização.

O processo de planejamento operacional começa com a divisão de um objetivo em objetivos menores, formando uma cadeia de meios e fins. A divisão sucessiva de um objetivo principal em objetivos menores pode ser representada por meio de um gráfico chamado:

O Balanced Scorecard - BSC é um modelo de planejamento estratégico que possui, como uma de suas características,

Dentre as ferramentas de gerenciamento do desempenho organizacional, destaca-se o Balanced Scorecard (BSC), defnido como um sistema de medição de desempenho que traduz a missão e a estratégia de uma empresa em objetivos e medidas tangíveis. Considerando que o BSC, é baseado em quatro perspectivas, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma dessas perspectivas.

A respeito do Planejamento Estratégico Empresarial, considere:


I. Estratégia empresarial pode ser definida como um conjunto integrado de compromissos e ações para explorar competências essenciais e obter vantagem competitiva.


II. É voltado para o presente, sendo o curto prazo seu horizonte de tempo.


III. Um primeiro passo a ser dado pela empresa, na implantação de um processo de administração estratégica, é a análise dos ambientes, externo e interno, para um levantamento de seus recursos, capacitações e competências essenciais.


IV. É uma forma de aprendizagem organizacional, pois se orienta para a adaptação da organização ao contexto ambiental.


Está correto o que consta APENAS em

Com relação ao processo administrativo das organizações, julgue os itens seguintes.


Na técnica de benchmarking, utilizada como forma de identificar e ganhar vantagem competitiva, a organização compara o seu desempenho com o de outras, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros ramos, que façam algo de maneira particularmente bem feita.

A maneira tradicional e costumeira de pensar e fazer as coisas de forma compartilhada por todos os membros da organização, direcionando as ações para a realização dos objetivos organizacionais, caracteriza

Analise as proposições a seguir, referentes à "Análise Externa e Análise Interna" da organização. Com base em Oliveira (2010), atribua a elas verdadeiro (V) ou falso (F).

( ) Oportunidades são as variáveis externas e não controláveis pela organização, que podem criar condições desfavoráveis para ela.
( ) Ameaças são as variáveis externas e não controláveis pela organização, que podem criar condições favoráveis, desde que tenha condições e/ou interesse de usufruí-las.
( ) Pontos fortes são as variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a organização, em relação ao seu ambiente.
( ) Pontos fracos são as variáveis internas e controláveis que propiciam uma situação desfavorável para a organização, em relação ao seu ambiente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

A incerteza e as modificações do futuro fazem do planejamento uma necessidade. Sem planejamento, as decisões comerciais ficariam ao capricho do acaso, de escolhas de última hora. Sobre o tema, planejamento estratégico, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:
I. Planejamento estratégico é o processo de definir a relação desejada da organização com seu ambiente. O processo de definir objetivos de longo prazo da organização no que se refere às diretrizes internas, independente do mercado externo/ consumidor.
II. Um processo sistemático de planejamento estratégico é uma sequência de análises e decisões que compreende o entendimento da missão, a análise do ambiente externo, a análise do ambiente interno e definição do plano estratégico.
III. O ponto de partida do planejamento estratégico é o entendimento da missão, que compreende quais produtos e serviços são ou serão oferecidos para quais clientes e mercados.