No que se refere ao funcionamento e às normas que regem a elaboração do orçamento público, julgue os próximos itens.
O plano plurianual instrumento de planejamento de médio prazo do governo federal estabelece objetivos e metas para despesas de capital, incluindo-se despesas correntes necessárias a investimentos a serem realizados durante mais de um exercício financeiro.
Tendo em vista as normas que regem o orçamento público, julgue os itens que se seguem. Nesse sentido, considere que PPA se refere ao plano plurianual; LDO, à lei de diretrizes orçamentárias; e LOA, à lei orçamentária anual.
No Brasil, a LOA é, de fato, composta por três orçamentos: o fiscal, o da seguridade social e o de investimento das empresas estatais.
Tendo em vista as normas que regem o orçamento público, julgue os itens que se seguem. Nesse sentido, considere que PPA se refere ao plano plurianual; LDO, à lei de diretrizes orçamentárias; e LOA, à lei orçamentária anual.
A LDO orienta a elaboração da LOA e auxilia na coerência entre o PPA e a LOA
Acerca de orçamento público e planejamento, julgue os itens a seguir.
É responsabilidade do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal promover a articulação de estados, Distrito Federal e municípios, de modo a compatibilizar normas e tarefas presentes nos sistemas desses entes da Federação.
Tendo em vista as normas que regem o orçamento público, julgue os itens que se seguem. Nesse sentido, considere que PPA se refere ao plano plurianual; LDO, à lei de diretrizes orçamentárias; e LOA, à lei orçamentária anual.
Na CF, é prevista, para áreas específicas, a elaboração de planos nacionais de desenvolvimento, que, por sua importância, seguem uma dinâmica própria, independentemente de adequação ao PPA.
No que se refere ao processo organizacional, julgue os itens que se seguem.
Como uma das funções do processo de administração, cabe à direção assegurar que os objetivos traçados pela organização estejam sendo cumpridos.
Muitas empresas já adotaram o Balanced Scorecard e suas
primeiras experiências com o uso dessa ferramenta
demonstraram que ela atende a várias necessidades gerenciais.
A esse respeito, segundo a teoria de Kaplan e Norton, as
perspectivas que envolvem essa ferramenta para a definição
dos indicadores de desempenho são as seguintes:
APró-Reitoria de Planejamento eAdministração (Proplad) é responsável pela coordenação das atividades de assessoramento à Reitoria, em questões que perpassam todos os setores da Universidade.
Como etapa importante do processo organizacional, insere–se a avaliação que consiste, segundo definição doutrinária, em uma operação na qual é julgado o valor de uma iniciativa organizacional, a partir de um quadro referencial ou um padrão comparativo previamente definido. A propósito do tema é INCORRETO afirmar que
Julgue os itens a seguir, referentes à avaliação de políticas públicas.
Na análise do custo-benefício de um programa, é essencial que os custos e os benefícios desse programa sejam transformados em unidades monetárias.
Julgue os itens subsecutivos, a respeito de planejamento estratégico.
A mobilização de atores é a última tarefa que deve ser executada pelo gestor durante a elaboração de um planejamento estratégico.
João Marcos é Administrador em uma Pró-Reitoria de uma universidade pública e, ao definir recursos e tarefas necessários para o alcance dos objetivos da organização, designar responsabilidades aos funcionários, alocar recursos financeiros e materiais, está desempenhando qual das Funções Administrativas?
Acerca do Balanced Scorecard (BSC), assinale a alternativa
correta.
O plano plurianual estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo governo, ao longo de um período de
O desempenho das empresas públicas importa a toda
a Nação. Sua ação constitui uma parte considerável
da ação do Estado brasileiro. Sobre o tema, leia as
sentenças e assinale a alternativa correta:
I. O planejamento deve orientar a escolha de indicadores
de desempenho, bem como de padrões almejados para
estes. As análises de desempenho por sua vez devem
realimentar os processos de planejamento e a revisão
de padrões de avaliação. No caso das empresas
públicas, essa interação é impossível de acontecer.
Portanto, avaliar o desempenho de empresas públicas,
é uma questão nula, sem solução nem condição de se
realizar.
II. Um sistema de avaliação de desempenho de empresas
públicas, pode ser concebido abrangendo-se alguns
campos. A exemplo da eficácia entendida como o
volume e a qualidade dos bens e serviços que elas
fornecem à sociedade e a eficiência entendida como a
capacidade de produzir com qualidade fazendo uso, de
um conjunto de insumos necessários e adequados à
produção.
III. O desempenho financeiro de uma empresa pública, a
contribuição dos cofres públicos para sua sustentação,
a estratégia para captação de recursos para
investimentos, o ônus do endividamento da empresa
sobre o orçamento do Estado, podem ser indicadores de
desempenho relevantes sobre a gestão das empresas
públicas.