De acordo com Libâneo (2013, p. 247-248), “para que os planos sejam efetivamente instrumentos para a ação", devem ter algumas características específicas.
I – O plano é um(a) __________ pois nele(a) são estabelecidas as diretrizes e os meios de realização do trabalho docente. Sua função é orientar a prática partindo da exigência da própria prática, não pode ser um documento rígido e absoluto.
II – O plano deve ter um(a) __________ , progressivo(a). Para alcançar os objetivos, são necessários vários passos, de modo que a ação docente obedeça a uma sequência lógica.
III – Por __________ entendemos a correspondência do plano com a realidade que se vai aplicar. Não adianta fazer previsões fora das possibilidades humanas e materiais da escola, fora das possibilidades dos alunos.
IV – Deve haver __________ entre os objetivos gerais, objetivos específicos, os conteúdos, métodos e avaliação. É também a ligação lógica entre os componentes do plano.
V – O plano deve ter __________ no decorrer do ano letivo, o professor está sempre organizando e reorganizando o seu trabalho.
Em sequência, de cima para baixo, as palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são:
Para responder à questão, considere o tema Planejamento Escolar, de acordo com Celso Vasconcellos.
_____________________ é o planejamento da ação educação baseada no trabalho por projetos: são projetos de aprendizagem desenvolvidos na escola por um determinado período, geralmente de caráter interdisciplinar. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
“[...] pode ser entendida como “método de penetração na essência do fenômeno, método de análise da realidade e sua reprodução na lógica dos conceitos [...]". (VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, p. 23).
A definição se refere à:
O planejamento é uma ferramenta indispensável para o exercício da docência. Leia as afirmativas que se referem ao mesmo e assinale ( V ) para as sentenças verdadeiras e ( F ) para as sentenças falsas. ( ) Um bom planejamento é fundamental para o sucesso das ações realizadas em sala de aula, é por meio dele que podemos perceber quais são as necessidades dos alunos e atuar de forma a desencadear novas situações de aprendizagem que auxiliem na resolução das dificuldades observadas. ( ) Além de dar subsídios ao professor, um bom planejamento contribui para uma organização da escola, como um todo. Procura garantir que as metas pensadas coletivamente sejam alcançadas e busca desenvolver o aprendizado de todos os alunos. ( ) Um planejamento que garantiu boas notas aos alunos precisa ser repetido em anos subsequentes, em turmas diferentes. Considerando que planejamento é o conjunto de estratégias a serem utilizadas em determinado período escolar, as atividades de sucesso devem ser retomadas constantemente. ( ) O planejamento é um momento de pesquisa e reflexão no fazer docente. É fundamental pensar sobre os alunos que frequentam determinada turma, analisar suas necessidades e traçar estratégias e metodologias que contemplem estas observações. Análise, estratégias, objetivos e avaliação estão presentes nestas reflexões. A alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:
Para que o trabalho pedagógico aconteça de modo fluido e integrado, envolvendo a todos os que dele participam, algumas providências são necessárias. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta uma dessas providências.
Planejamento escolar é definido como um processo de:
Não está relacionada entre as formas tradicionais de planejamento:
Não é uma atividade comum durante a elaboração do planejamento anual da escola:
O trabalho em grupo, conjugado com outros métodos de exposição e de trabalho independente deve favorecer:
“Planejamento é o processo, contínuo e dinâmico, de reflexão, tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento" (VASCONCELLOS, C. Planejamento: projeto de ensino aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad Editora, 2014).
A partir dessa concepção, é correto afirmar que o planejamento:
São elementos estruturantes do ensino e de seu planejamento:
Quanto ao planejamento e à organização do trabalho pedagógico, julgue os itens subsecutivos.
No processo de planejamento e organização do trabalho pedagógico, as ações estão circunstanciadas no âmbito dos vários elementos que compõem o universo escolar, devendo ser dada importância máxima àquelas circunscritas à prática pedagógica do professor e à sua formação.
0 planejamento representa o processo de síntese do conhecimento, constituindo-se em um espaço centrado na aprendizagem, tendo como um de seus objetivos:
Dadas as afirmativas sobre o planejamento de ensino, peça
fundamental para a organização do trabalho docente,
I. Planejar é um ato exclusivamente político-filosófico.
II. O planejamento de ensino é uma atividade meramente
técnica de administrar recursos, tempo e um modo de
organizar os conteúdos.
III. O ato de planejar, seja no nível macro, seja no nível micro,
envolve o comprometimento com um tipo de ser humano e de
construção da sociedade.
verifica-se que está(ão) correta(s)