Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 27 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

“[...] pode ser entendida como “método de penetração na essência do fenômeno, método de análise da realidade e sua reprodução na lógica dos conceitos [...]". (VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, p. 23).

A definição se refere à:

O planejamento é uma ferramenta indispensável para o exercício da docência. Leia as afirmativas que se referem ao mesmo e assinale ( V ) para as sentenças verdadeiras e ( F ) para as sentenças falsas. ( ) Um bom planejamento é fundamental para o sucesso das ações realizadas em sala de aula, é por meio dele que podemos perceber quais são as necessidades dos alunos e atuar de forma a desencadear novas situações de aprendizagem que auxiliem na resolução das dificuldades observadas. ( ) Além de dar subsídios ao professor, um bom planejamento contribui para uma organização da escola, como um todo. Procura garantir que as metas pensadas coletivamente sejam alcançadas e busca desenvolver o aprendizado de todos os alunos. ( ) Um planejamento que garantiu boas notas aos alunos precisa ser repetido em anos subsequentes, em turmas diferentes. Considerando que planejamento é o conjunto de estratégias a serem utilizadas em determinado período escolar, as atividades de sucesso devem ser retomadas constantemente. ( ) O planejamento é um momento de pesquisa e reflexão no fazer docente. É fundamental pensar sobre os alunos que frequentam determinada turma, analisar suas necessidades e traçar estratégias e metodologias que contemplem estas observações. Análise, estratégias, objetivos e avaliação estão presentes nestas reflexões. A alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:

Para que o trabalho pedagógico aconteça de modo fluido e integrado, envolvendo a todos os que dele participam, algumas providências são necessárias. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta uma dessas providências.

Planejamento escolar é definido como um processo de:

Não está relacionada entre as formas tradicionais de planejamento:

Não é uma atividade comum durante a elaboração do planejamento anual da escola:

O trabalho em grupo, conjugado com outros métodos de exposição e de trabalho independente deve favorecer:

“Planejamento é o processo, contínuo e dinâmico, de reflexão, tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento" (VASCONCELLOS, C. Planejamento: projeto de ensino aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad Editora, 2014).

A partir dessa concepção, é correto afirmar que o planejamento:

São elementos estruturantes do ensino e de seu planejamento:

Quanto ao planejamento e à organização do trabalho pedagógico, julgue os itens subsecutivos.

No processo de planejamento e organização do trabalho pedagógico, as ações estão circunstanciadas no âmbito dos vários elementos que compõem o universo escolar, devendo ser dada importância máxima àquelas circunscritas à prática pedagógica do professor e à sua formação.

0 planejamento representa o processo de síntese do conhecimento, constituindo-se em um espaço centrado na aprendizagem, tendo como um de seus objetivos:

Dadas as afirmativas sobre o planejamento de ensino, peça fundamental para a organização do trabalho docente, I. Planejar é um ato exclusivamente político-filosófico.
II. O planejamento de ensino é uma atividade meramente técnica de administrar recursos, tempo e um modo de organizar os conteúdos.
III. O ato de planejar, seja no nível macro, seja no nível micro, envolve o comprometimento com um tipo de ser humano e de construção da sociedade.
verifica-se que está(ão) correta(s)

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282