Assinale a alternativa que representa os componentes constituintes do periodonto de sustentação:
São medidas terapêuticas para o tratamento da gengivite induzida pela placa bacteriana, EXCETO:
O periodonto consiste em tecidos de recobrimento e suporte do dente: gengiva, ligamento periodontal, cemento e osso alveolar. O periodonto está sujeito a variações morfológicas e funcionais, assim como as mudanças associadas à idade. Em relação ao periodonto normal as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
No tratamento das pericoronarites de terceiros molares mandibulares parcialmente erupcionados, o emprego de antimicrobianos por via sistêmica é frequente. Entretanto, estão somente indicados na presença de sinais de disseminação local ou manifestações sistêmicas do processo infeccioso, tais como:
Em relação à doença periodontal é correto afirmar, exceto:
Julgue o item subsequente, relativos aos efeitos da saúde bucal e geral da gestante dentro do contexto odontopediátrico e dos efeitos da amamentação na saúde bucal do bebê.
A ocorrência de parto prematuro de crianças abaixo do peso, em consequência de problemas periodontais da gestante, deve-se à elevação dos níveis plasmáticos de prostaglandina.
No que se refere a dentes naturais e a implantes, julgue o item a seguir.
O aumento da profundidade de sondagem em torno do implante indica perda óssea.
Julgue o seguinte item, no que concerne ao papel microbiano na etiologia das doenças periodontais.
A complexa organização do biofilme e a proteção que oferece aos microrganismos nele presentes constitui um dos fundamentos do princípio da necessidade de desorganização mecânica do biofilme na terapia periodontal.
Considerando a classificação atual das doenças periodontais, julgue o item subsequente.
Considera-se atualmente que na maioria dos indivíduos não tratados, a periodontite crônica progride lentamente em um processo contínuo, podendo ocorrer ocasionalmente períodos de exacerbação, com perda adicional de inserção e perda óssea.
Em relação à sensibilidade e à especificidade da medição da perda de inserção pela sondagem e à utilização de radiografias interproximais no diagnóstico da periodontite, julgue o próximo item.
Na dentição mista — dentes não totalmente irrompidos —, a medição da distância entre a crista alveolar na radiografia interproximal é menos sensível do que o diagnóstico pela sondagem periodontal uma vez que em perdas ósseas incipientes, lesões intra-ósseas podem não ser visualizadas se a lâmina dura ainda se apresenta intacta na imagem.
Acerca do diagnóstico de envolvimentos de bi- e trifurcação, julgue o item que se segue.
Radiograficamente, quando houver perda óssea pronunciada ao redor de uma única raiz em molar, pode-se pressupor que haja também envolvimento de furca.
Uma etapa essencial para o sucesso do tratamento periodontal e do tratamento com implantes dentários é a terapia de suporte ou manutenção. Acerca dessa etapa e de procedimentos associados a ela, julgue o item subsequente.
O tabagismo é fator preditor para perda dentária e perda óssea peri-implantar, mesmo com controle adequado e visitas regulares de manutenção.
Um paciente que havia recebido implante unitário colocado no lugar do dente 15, não compareceu às visitas de manutenção e retornou dois anos depois, com a condição apresentada na imagem precedente. O tecido mole peri-implantar apresentava sinais clínicos de inflamação, com supuração e sangramento à sondagem.
Com base na situação hipotética e na figura apresentadas, julgue o item que se segue.
O controle microbiano da superfície exposta do implante é essencial para o sucesso de terapia, de modo que tratamentos como aplicação de laser, fototerapia, antimicrobianos tópicos e aeropolidores podem ser associados à terapia mecânica.
De acordo com os resultados sobre a condição periodontal da população brasileira do SB-Brasil (2010), é possível afirmar que: 1 A partir da análise da prevalência de cada condição isoladamente, pode-se observar que a prevalência de sangramento gengival aumenta dos 12 anos até a vida adulta, decrescendo nos idosos. 2 Para o País, cerca de um quarto dos adolescentes de 12 anos de idade, um terço dos adolescentes de 15 a 19 anos, aproximadamente a metade dos adultos de 35 a 44 anos de idade e menos de um quinto dos idosos apresentaram sangramento gengival. 3 A presença de cálculo dentário aumenta com a idade, atingindo a maior prevalência entre adultos, aproximadamente 64%, declinando nos idosos. 4 A alteração periodontal mais prevalente em todos os grupos etários foi o cálculo, sendo os sextantes posteriores os mais acometidos.
São sinais da gengivite causada por placa bacteriana, EXCETO: