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Considerando as Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília, julgue o próximo item.

Ato, instrução e resolução são instrumentos normativos que devem conter epígrafe, ementa e preâmbulo.

Com base em Kaspary (2007), analise as seguintes assertivas relacionadas às normas e recomendações da digitação qualitativa: I. Em atos normativos, as datas devem ser escritas por extenso, sem que o algarismo indicativo do dia seja precedido de zero. Exemplo: 8 de abril de 2018. II. Em atos normativos, quando for o primeiro dia do mês, deve ser indicado pelo algarismo 1 seguido do símbolo de número ordinal. Exemplo: 1º de maio de 2018. III. Em não se tratando de atos normativos pode-se empregar também a forma cardinal. Nos casos em que se queira ou deva resguardar a data contra possíveis alterações fraudulentas, é conveniente antepor um zero ao número indicativo do dia: Exemplo: 09 de maio de 2018. Quais estão corretas?

Considerando que o texto apresentado constitua um expediente hipotético, julgue o item a seguir, acerca de aspectos da redação oficial.

Haja vista os órgãos interlocutores da comunicação, o expediente apresentado é um ofício.

Considerando a definição apresentada, julgue os próximos itens, relativos à redação oficial.

O ofício e o aviso são idênticos quanto à finalidade: ambos tratam de assuntos oficiais entre órgãos da administração pública.

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, “Uma das convenções estabelecidas na linguagem escrita 'consiste em apresentar ideias similares numa forma gramatical idêntica', o que se chama de paralelismo. Assim, incorre-se em erro ao conferir forma não paralela a elementos paralelos". (BRASIL, 2002).

Mariana Silva, servidora pública, lotada na UNIFAL-MG, ao elaborar um memorando, observou o uso do paralelismo na produção de gêneros do discurso oficiais, conforme determina o Manual de Redação.

Desse modo, qual foi o trecho escrito por Mariana?

Considerando as características das comunicações oficiais, assinale a alternativa correta.

I. Em se tratando de encaminhamento de documento solicitado, deve-se mencionar a referência do expediente por meio do qual foi realizada a solicitação de encaminhamento, a exemplo deste excerto: “Encaminhamos, em anexo, o Relatório circunstanciado de acessibilidade do Instituto Federal do Tocantins - IFTO -, em resposta ao ofício-circular n.º 34/2016/GAB/SETEC-MEC, de 9 de dezembro de 2016."

II. O redator do documento oficial, a fim de tornar a mensagem mais rica de significados, pode se valer de figuras de linguagem.

III. Independente da formação escolar de seu destinatário, a comunicação oficial deve ser registrada em conformidade com a norma-padrão da língua.

IV. Caso o destinatário da comunicação oficial seja bacharel em Direito, não há oposição quanto ao uso de jargões jurídicos e de vocábulos de uso restrito à área de formação do destinatário.

V. É permitido ao signatário da comunicação oficial, em se tratando de chefe de setor, registrar em ofício ou memorando suas impressões pessoais a respeito do assunto tratado.

Assinale a alternativa correta:

Conforme o Manual de Redação Oficial da Presidência, os documentos do padrão Ofício devem obedecer a seguinte forma de apresentação:

O aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes, exceto:

O servidor ocupante do cargo de Assistente Administrativo da Prefeitura Municipal de Quarto Centenário foi designado para elaborar os documentos oficiais da Secretaria Municipal da qual está lotado, pretende elaborar um documento para enviar ao Governo do Estado do Paraná solicitando apoio para um Projeto Social da municipalidade. Sobre o referido documento, é correto afirmar que:

Na redação oficial, há três tipos de expedientes que se diferenciam mais pela finalidade que

pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Quanto a estes três expedientes, assinale a

alternativa CORRETA.

Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma, os quais para uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício. São eles:

Existem três tipos de expedientes que se diferenciam primeiramente pela finalidade, em que a forma fica secundariamente classificada. São eles: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que se qualifica como padrão ofício.

Nesse padrão, compõem o documento em sua elaboração, EXCETO:

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, marque as assertivas como VERDADEIRAS V ou FALSAS F:

( ) O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente.

( ) O aviso e ofício têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

( ) O ofício, quanto a sua forma, segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.

( ) O ofício, a carta e o memorando são os três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma. Com o objetivo de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, denominada padrão ofício.

( ) O uso do termo digníssimo (DD) foi abolido das comunicações oficiais para uma série de autoridades. Justifica-se que a dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Baseado em BRASIL. Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do:

Em relação aos aspectos da textualização da redação técnica oficial (MENDES; FOSTER JÚNIOR, 2002), marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas. MENDES, G. F; FOSTER JÚNIOR, N. J. Manual de redação da Presidência da República. 2. ed. rev. e atual.- Brasflia: Presidência da República, 2002. ( ) A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade que a elabora. ( ) A formalidade diz respeito à polidez, à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação. ( ) Na comunicação dirigida a um reitor/uma reitera de uma universidade, deve-se empregar o pronome de tratamento "Vossa Excelência" e o vocativo "Magnífico Reitor" ou "Magnifica Reitora". ( ) São partes do documento no Padrão Ofício: a) tipo e número do expediente; b) local e data; c) assunto; d) destinatário; e) texto; f) fecho; g) assinatura do autor; h) identificação do signatário. ( ) A forma de diagramação do Padrão Ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação: a) deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 1 O nas notas de rodapé. ( ) O campo destinado à margem lateral esquerda terá, no mínimo, 2,0 em de largura e o campo destinado à margem lateral direita terá 1,5 em. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

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