Uma operadora de caixa executivo de uma importante instituição financeira nacional se encontra convalescente de infecção bacteriana nas vias urinárias, ainda em uso de antibioticoterapia. Foi aconselhada por seu médico assistente a ingerir 2 litros de água por dia, como medida auxiliar ao tratamento curativo. Em razão dessa ingesta hídrica mais elevada, suas necessidades fisiológicas de micção estão mais acentuadas, exigindo idas mais frequentes ao sanitário feminino do próprio estabelecimento. Por causa disso, foi advertida pela chefia imediata: como se tratava de época de pagamento de pensionistas do INSS, a fila de atendimento estava aumentando em tamanho; portanto, era necessário que ela se abstivesse de deixar o posto de trabalho fora do período das suas pausas habituais e regulamentares. De acordo com o disposto na Norma Regulamentadora no 17, a postura da chefia imediata está
Levando-se em consideração as exigências do mundo moderno, em que as empresas buscam uma produtividade cada vez maior para atender demandas do mercado, qual área da ergonomia visa a um equilíbrio entre as exigências do trabalho aos limites e capacidades do homem?
Uma instituição bancária decidiu ampliar sua rede de atendimento ao público. Para isso, abriu um novo estabelecimento no centro financeiro da cidade, tomando todas as providências técnicas e necessárias ao bom funcionamento da agência, inclusive adquirindo mobiliário ergonômico e ajustável, visando proporcionar conforto aos operadores de terminais de vídeo do setor de atendimento a empresas. A análise ergonômica preliminar (AEP), realizada pelo setor de segurança do trabalho, aprovou o projeto das instalações e as especificações do mobiliário. Entretanto, ponderou que a natureza do trabalho desses profissionais, em razão da quantidade de atendimentos empresariais e do montante de numerário envolvinas transações eletrônicas on-line, caracterizava uma exigência cognitiva contínua e repetitiva, capaz de comprometer a segurança e a saúde do trabalhador, assim exigindo a adoção de certas medidas preventivas. Consultada a gerência operacional sobre a possibilidade de alterar a forma de executar ou organizar a tarefa, esta mostrou-se irredutível, pois a programação do sistema não admite qualquer tipo de alteração.
Diante dos fatos, o setor de segurança do trabalho deve propor, no relatório da AEP, as seguintes medidas de prevenção, a serem adotadas concomitantemente:
A respeito de qualidade de vida, saúde no trabalho, ergonomia e gerenciamento do estresse, julgue os itens a seguir.
Um dos princípios que regem a ergonomia é a adaptação dos trabalhadores às especificações dos postos de trabalho, de modo a proporcionar produtividade e lucro à organização, com segurança e saúde nas atividades laborais.
Os postos de trabalho com computador e periféricos, quando bem ajustados, podem ajudar os trabalhadores a se organizarem melhor em suas tarefas. Pequenas pausas, por sua vez, contribuem para a recuperação da fadiga muscular.
O ajuste das alturas de mesa, cadeira, monitor do computador e teclado para cada trabalhador é o primeiro passo para reduzir a incidência de lesões musculoesqueléticas e reclamações sobre a saúde.
FUNDACENTRO. Pontos de verificação ergonômica. 2.ª ed., 2018, p. 165 (com adaptações).
Quanto a ergonomia, conforto ambiental, organização, equipamentos e mobiliário para postos de trabalho com computador e periféricos, julgue os itens a seguir.
Na análise ergonômica do trabalho realizado com computador e periféricos, deve ser aferido o nível de pressão sonora para o ruído contínuo no ambiente, e, não sendo possível reduzi-lo a menos de 65 dB(A), o risco físico deverá ser identificado no programa de gerenciamento de riscos e adicional de insalubridade em grau médio deverá ser pago ao trabalhador.
De acordo com o Anexo II da NR17, é correto afirmar que, no trabalho de teleatendimento,
A respeito de qualidade de vida, saúde no trabalho, ergonomia e gerenciamento do estresse, julgue os itens a seguir.
De acordo com a ergonomia, as condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, ao transporte e à descarga de materiais, ao mobiliário dos postos de trabalho, ao trabalho com máquinas, equipamentos e ferramentas manuais, bem como aspectos relacionados às condições de conforto no ambiente de trabalho e à própria organização do trabalho.
Assinale a opção correta à luz do que dispõe a NR17 acerca da avaliação das situações de trabalho.
Os postos de trabalho com computador e periféricos, quando bem ajustados, podem ajudar os trabalhadores a se organizarem melhor em suas tarefas. Pequenas pausas, por sua vez, contribuem para a recuperação da fadiga muscular.
O ajuste das alturas de mesa, cadeira, monitor do computador e teclado para cada trabalhador é o primeiro passo para reduzir a incidência de lesões musculoesqueléticas e reclamações sobre a saúde.
FUNDACENTRO. Pontos de verificação ergonômica. 2.ª ed., 2018, p. 165 (com adaptações).
Quanto a ergonomia, conforto ambiental, organização, equipamentos e mobiliário para postos de trabalho com computador e periféricos, julgue os itens a seguir.
O ritmo de trabalho, a exigência de tempo e os aspectos cognitivos que possam comprometer a segurança e a saúde do trabalhador devem ser levados em consideração na análise da organização do trabalho.
Os postos de trabalho com computador e periféricos, quando bem ajustados, podem ajudar os trabalhadores a se organizarem melhor em suas tarefas. Pequenas pausas, por sua vez, contribuem para a recuperação da fadiga muscular.
O ajuste das alturas de mesa, cadeira, monitor do computador e teclado para cada trabalhador é o primeiro passo para reduzir a incidência de lesões musculoesqueléticas e reclamações sobre a saúde.
FUNDACENTRO. Pontos de verificação ergonômica. 2.ª ed., 2018, p. 165 (com adaptações).
Quanto a ergonomia, conforto ambiental, organização, equipamentos e mobiliário para postos de trabalho com computador e periféricos, julgue os itens a seguir.
A concepção dos postos de trabalho informatizados deve levar em consideração fatores organizacionais e ambientais e a natureza da tarefa e das atividades, devendo facilitar a manutenção de posturas.
De acordo com a Norma Regulamentadora NR-17, as pausas para propiciar a recuperação psicofisiológica dos trabalhadores que fazem uso excessivo da força muscular devem ser computadas como tempo de trabalho efetivo e são medidas de prevenção implementadas a partir da avaliação
Acerca do serviço de protocolo e arquivo, julgue o item.
No tipo vertical, documentos ou fichas são dispostos uns atrás dos outros, permitindo sua rápida consulta, sem necessidade de se manipular ou remover outros documentos ou fichas.
O Departamento de Recursos Humanos (DRH) de uma empresa recebeu uma solicitação de contratar um trabalhador jovem. Em consulta feita ao Setor de Segurança do Trabalho pelo DRH, o técnico de segurança do trabalho informou que, segundo a NR 17 (Ergonomia), o trabalhador deverá possuir idade:
Sobre NR-17, Ergonomia, assinale a alternativa incorreta.
De acordo com a Norma Regulamentadora 17 (Ergonomia), assinale a alternativa correta.