Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 85 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Analise as seguintes afirmativas, segundo Heródoto Barbeiro e Paulo Rodolfo de Lima, sobre o rádio via internet:

(1) Mesmo com o advento do rádio na internet, os atuais aparelhos de rádio não desaparecerão, mas coexistirão com ele.

(2) O rádio na internet ampliará a interatividade com os ouvintes, muito além da já existente.

(3) O rádio na internet integrará uma rede fora de qualquer controle de quem quer que seja.

(4) O rádio na internet caminha para a ampliação da irradiação e o aumento da concorrência.

(5) O rádio na internet agrega arquivos, dados, textos e imagens na programação normal.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

“É utilizado para a transmissão de mensagens urgentes e para o envio antecipado de documentos, de cujo conhecimento há premência, quando não há condições de envio do documento por meio eletrônico. Quando necessário o original, ele segue posteriormente pela via e na forma de praxe."

O trecho acima faz referência a(o):

Julgue o item a seguir, quanto à história dos meios de comunicação, à massificação e à segmentação do público, à interatividade na comunicação e aos novos meios de comunicação.

Os blogs surgiram como alternativa de segmentação de público por especialidade de tema e apresentavam, inicialmente, escrita altamente profissional.

As opções a seguir apresentam mudanças introduzidas pelas mídias digitais quando comparadas às mídias tradicionais, à exceção de uma. Assinale-a.

Segundo pesquisa do Instituto Reuters, o brasileiro hoje consome mais de 70% de sua informação via redes sociais. No entanto, muitas das notícias que circulam nas redes são falsas. As chamadas fake news são muitas vezes propagadas através de perfis falsos e sites sensacionalistas. Marque dentre as alternativas a seguir aquela que apresenta um método seguro para se averiguar se uma notícia é falsa.

Várias narrativas se utilizam de múltiplas plataformas para contar uma história. Como define Henry Jenkins em seu clássico Cultura da convergência (2008), uma narrativa transmídia:

O setor de Marketing Institucional de uma empresa desenvolveu uma campanha para conquistar mais seguidores nas redes sociais. Após pesquisas junto ao público-alvo (classe BC, faixa etária de 18 a 25 anos e nível médio completo) e também diante da limitação da verba disponível, decidiu-se pela criação de uma conta no Instagram.

Destacam-se como estratégias iniciais de lançamento da conta da empresa na referida rede social:

Sobre as características do hipertexto, leia o texto a seguir.

Os hipertextos servem para _____________ o fluxo da leitura linear por meio de redes remissivas ____________ para conduzir o leitor para um “vertiginoso delírio de possibilidades". A principal ideia do hipertexto é a interligação em rede de links, que tem um efeito centrifugo. O(A)__________ é um convite hipertextual para o leitor dar um salto receptivo entre vários fragmentos ou planos.

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima.

Assinale a opção que indica uma vantagem do uso das redes sociais digitais como fonte de insumos para os jornalistas.

Sobre a comunicação organizacional em tempos de redes sociais digitais, leia o fragmento a seguir.

As redes sociais digitais são um meio de comunicação _________entre os usuários, tanto para divulgar os benefícios de um produto/serviço, como para criticar uma empresa. Nesse sentido, qualquer crise mal resolvida nas redes sociais pode trazer consequências irreparáveis para uma organização, seja qual for o tempo de existência, estabilidade financeira e consolidação no mercado. Na Internet, a divulgação de uma imagem negativa é muito mais _________ do que nas mídias convencionais. Sendo assim, é necessário ___________ na resolução dos problemas e respostas às críticas, evitando gerar uma crise de proporções indesejadas e irreversíveis, seja no ambiente real ou ____________.

Assinale a opção que apresenta os termos que completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

Considerando a importância das novas mídias digitais para o jornalismo, julgue o seguinte item.

A hipertextualidade da Web torna mais fácil a utilização dessa rede por pessoas com poucos conhecimentos de informática.

No que se refere aos gêneros jornalísticos, julgue o próximo item.

No jornalismo impresso, tradicionalmente a carta é o espaço facultado ao cidadão; no webjornalismo, a comunicação com o leitor vem sendo feita por meio de tecnologias mais ágeis, como, por exemplo, as redes sociais e os serviços de mensagens instantâneas.

A ilustração acima, de Steven Cutts, desperta sobre as coisas que as pessoas fazem, muitas vezes até sem pensar, devido ao uso excessivo das redes sociais e dos aparelhos eletrônicos. Acerca da comunicação e do uso das redes sociais no ambiente de trabalho, assinale a alternativa correta.

O modelo de “texto producente" introduz princípios para a criação de conteúdos destinados às mídias digitais e às redes sociais da internet. Sob esse modelo, a codificação da mensagem é orientada para

Considere o texto abaixo.

“A auditoria é uma prática consolidada na maioria das organizações e, de maneira geral, compreende a análise de atividades ou operações realizadas ou disposições estabelecidas e a eficácia de sua implementação. Podemos nos referir à auditoria de qualidade, à auditoria fiscal, à auditoria de recursos humanos, à auditoria contábil ou de sistemas, dentre muitas outras, e também, o que nos interessa especialmente neste texto, à auditoria em comunicação, e particularmente a uma de suas modalidades conhecida como auditoria de imagem."

(BUENO, Wilson da Costa Bueno. Auditoria de imagem das organizações nas mídias sociais.In:GONÇALVES, Gisela & LISBOA FILHO, Flavi F. Novos media e novos públicos COLEÇÃO: Relações Públicas e Comunicação Organizacional: dos fundamentos às práticas (v. 3), 2015)

Diante do atual contexto das mídias, a auditoria de imagem nas organizações compreende a auditoria

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282