Analise as seguintes afirmativas, segundo Heródoto Barbeiro e Paulo Rodolfo de Lima, sobre o rádio via internet:
(1) Mesmo com o advento do rádio na internet, os atuais aparelhos de rádio não desaparecerão, mas coexistirão com ele.
(2) O rádio na internet ampliará a interatividade com os ouvintes, muito além da já existente.
(3) O rádio na internet integrará uma rede fora de qualquer controle de quem quer que seja.
(4) O rádio na internet caminha para a ampliação da irradiação e o aumento da concorrência.
(5) O rádio na internet agrega arquivos, dados, textos e imagens na programação normal.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
“É utilizado para a transmissão de mensagens urgentes e para o envio antecipado de documentos, de cujo conhecimento há premência, quando não há condições de envio do documento por meio eletrônico. Quando necessário o original, ele segue posteriormente pela via e na forma de praxe."
O trecho acima faz referência a(o):
Julgue o item a seguir, quanto à história dos meios de comunicação, à massificação e à segmentação do público, à interatividade na comunicação e aos novos meios de comunicação.
Os blogs surgiram como alternativa de segmentação de público por especialidade de tema e apresentavam, inicialmente, escrita altamente profissional.
As opções a seguir apresentam mudanças introduzidas pelas mídias digitais quando comparadas às mídias tradicionais, à exceção de uma. Assinale-a.
Segundo pesquisa do Instituto Reuters, o brasileiro hoje consome mais de 70% de sua informação via redes sociais. No entanto, muitas das notícias que circulam nas redes são falsas. As chamadas fake news são muitas vezes propagadas através de perfis falsos e sites sensacionalistas. Marque dentre as alternativas a seguir aquela que apresenta um método seguro para se averiguar se uma notícia é falsa.
Várias narrativas se utilizam de múltiplas plataformas para contar uma história. Como define Henry Jenkins em seu clássico Cultura da convergência (2008), uma narrativa transmídia:
O setor de Marketing Institucional de uma empresa desenvolveu uma campanha para conquistar mais seguidores nas redes sociais. Após pesquisas junto ao público-alvo (classe BC, faixa etária de 18 a 25 anos e nível médio completo) e também diante da limitação da verba disponível, decidiu-se pela criação de uma conta no Instagram.
Destacam-se como estratégias iniciais de lançamento da conta da empresa na referida rede social:
Sobre as características do hipertexto, leia o texto a seguir.
Os hipertextos servem para _____________ o fluxo da leitura linear por meio de redes remissivas ____________ para conduzir o leitor para um “vertiginoso delírio de possibilidades". A principal ideia do hipertexto é a interligação em rede de links, que tem um efeito centrifugo. O(A)__________ é um convite hipertextual para o leitor dar um salto receptivo entre vários fragmentos ou planos.
Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima.
Assinale a opção que indica uma vantagem do uso das redes sociais digitais como fonte de insumos para os jornalistas.
Sobre a comunicação organizacional em tempos de redes sociais digitais, leia o fragmento a seguir.
As redes sociais digitais são um meio de comunicação _________entre os usuários, tanto para divulgar os benefícios de um produto/serviço, como para criticar uma empresa. Nesse sentido, qualquer crise mal resolvida nas redes sociais pode trazer consequências irreparáveis para uma organização, seja qual for o tempo de existência, estabilidade financeira e consolidação no mercado. Na Internet, a divulgação de uma imagem negativa é muito mais _________ do que nas mídias convencionais. Sendo assim, é necessário ___________ na resolução dos problemas e respostas às críticas, evitando gerar uma crise de proporções indesejadas e irreversíveis, seja no ambiente real ou ____________.
Assinale a opção que apresenta os termos que completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
Considerando a importância das novas mídias digitais para o jornalismo, julgue o seguinte item.
A hipertextualidade da Web torna mais fácil a utilização dessa rede por pessoas com poucos conhecimentos de informática.
No que se refere aos gêneros jornalísticos, julgue o próximo item.
No jornalismo impresso, tradicionalmente a carta é o espaço facultado ao cidadão; no webjornalismo, a comunicação com o leitor vem sendo feita por meio de tecnologias mais ágeis, como, por exemplo, as redes sociais e os serviços de mensagens instantâneas.
A ilustração acima, de Steven Cutts, desperta sobre as coisas que as pessoas fazem, muitas vezes até sem pensar, devido ao uso excessivo das redes sociais e dos aparelhos eletrônicos. Acerca da comunicação e do uso das redes sociais no ambiente de trabalho, assinale a alternativa correta.
O modelo de “texto producente" introduz princípios para a criação de conteúdos destinados às mídias digitais e às redes sociais da internet. Sob esse modelo, a codificação da mensagem é orientada para
Considere o texto abaixo.
“A auditoria é uma prática consolidada na maioria das organizações e, de maneira geral, compreende a análise de atividades ou operações realizadas ou disposições estabelecidas e a eficácia de sua implementação. Podemos nos referir à auditoria de qualidade, à auditoria fiscal, à auditoria de recursos humanos, à auditoria contábil ou de sistemas, dentre muitas outras, e também, o que nos interessa especialmente neste texto, à auditoria em comunicação, e particularmente a uma de suas modalidades conhecida como auditoria de imagem."
(BUENO, Wilson da Costa Bueno. Auditoria de imagem das organizações nas mídias sociais.In:GONÇALVES, Gisela & LISBOA FILHO, Flavi F. Novos media e novos públicos COLEÇÃO: Relações Públicas e Comunicação Organizacional: dos fundamentos às práticas (v. 3), 2015)
Diante do atual contexto das mídias, a auditoria de imagem nas organizações compreende a auditoria