A Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, serve de base para as demais leis criadas e aprovadas no país e é também conhecida como “Constituição Cidadã”.
Sobre a Constituição - instalada após duas décadas de ditadura militar – relevante para as bases legais da educação brasileira, verifique as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Anterior à Constituição de 1988, a Constituição de 1967 representava um período de exceção e, na época, era a única lei referente à educação no país.
II. As discussões sobre a educação brasileira não refletiam interesses divergentes pois, no período que sucedeu o golpe militar, todos estavam comprometidos com a garantia de direitos para uma educação pública, plural, sem discriminação política ou religiosa.
III. Na esfera educacional um dos maiores embates no processo constituinte de 1988 para a educação brasileira, surgiram dos interesses divergentes entre o setor privado de ensino e defensores do ensino público.
IV. No processo constituinte mencionado, os defensores da educação pública exigiam ensino público, com orientação católica apostólica romana, em respeito à fé mais professada no Brasil.
A alternativa correta é:
Segundo artigo 210 da Constituição da República Federativa do Brasil, “[...] serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais”. As prerrogativas instituídas pelas bases comuns curriculares revelam a forma de organização da educação pública e o olhar para a formação do cidadão.
Assinale a alternativa correta no que se refere aos referenciais curriculares nacionais para a educação infantil:
Julgue as questões a seguir:
Na BNCC cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental, sendo elas: Brincadeiras e Jogos; Esportes; Ginásticas; Danças; Lutas e Práticas Corporais de Aventura. O documento afirma que essa categorização não tem pretensões de universalidade, “pois se trata de um entendimento possível, entre outros, sobre as denominações das (e as fronteiras entre as) manifestações culturais tematizadas na Educação Física escolar” (BRASIL, 2018, p. 214).
Julgue as questões a seguir:
Tematizando o conteúdo “Esportes” na escola, o professor deve priorizar as aulas com vivências práticas dos movimentos específicos, evidenciando assim, as dificuldades motoras dos alunos, fazendo uso e apropriação dos movimentos estudados.
Nos termos do art. 206 da Constituição Federal, o ensino será ministrado, dentre outros, com base no princípio da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o
Julgue as questões a seguir:
Conforme a Base Nacional Comum Curricular — BNCC (BRASIL, 2018, p. 213), “a Educação Física é componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social”. Assim, há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais que devem ser considerados no encaminhamento metodológico: movimento corporal como elemento essencial; organização interna e produto cultural.
O texto abaixo foi retirado da Referencial Curricular do Paraná. Considerando o conteúdo e organização para a Educação Infantil presente nesse documento oficial, julgue os itens 35 a 37:
“Esta versão, posta em consulta pública e também objeto de estudo de eventos de formação continuada das redes de ensino, recebeu contribuições dos educadores e da comunidade se tornando um documento representativo das aspirações e necessidades da Educação Infantil no Estado do Paraná, inclusive com oportunidade de rever as questões relacionadas a inclusão, igualdade, diversidade e equidade, as quais devem permear todo o trabalho. Toda prática pedagógica desenvolvida na Educação Infantil deve considerar a identificação das necessidades educacionais especiais dos estudantes, bem como as intervenções necessárias em ambiente de ensino para o atendimento de todos os alunos.”
Fonte: http://www.referencialcurriculardoparana.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=6
O Organizador Curricular do Referencial Curricular do Paraná, seguindo as orientações contidas na BNCC, apresenta objetivos de aprendizagem e saberes e conhecimentos, organizados por campos de experiências em três grupos etários.
O texto abaixo foi retirado da Referencial Curricular do Paraná. Considerando o conteúdo e organização para a Educação Infantil presente nesse documento oficial, julgue os itens 35 a 37:
“Esta versão, posta em consulta pública e também objeto de estudo de eventos de formação continuada das redes de ensino, recebeu contribuições dos educadores e da comunidade se tornando um documento representativo das aspirações e necessidades da Educação Infantil no Estado do Paraná, inclusive com oportunidade de rever as questões relacionadas a inclusão, igualdade, diversidade e equidade, as quais devem permear todo o trabalho. Toda prática pedagógica desenvolvida na Educação Infantil deve considerar a identificação das necessidades educacionais especiais dos estudantes, bem como as intervenções necessárias em ambiente de ensino para o atendimento de todos os alunos.”
Fonte: http://www.referencialcurriculardoparana.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=6
Em relação a articulação da Educação Infantil com o Ensino Fundamental, defende-se enquanto aprendizagens para as crianças, a compreensão da função social da escrita e ampliação de vocabulário. O processo de transição entre as duas etapas, deve ser pautado objetivando a continuidade do processo de
aprendizagem e desenvolvimento humano.
Julgue as questões a seguir:
O objetivo principal da avaliação na Educação física, não deve ser prioritariamente a nota ou a aprendizagem de conceitos, mas sim, buscar a apropriação e a compreensão dos conteúdos a fim de que os alunos desenvolvam o raciocínio, o pensamento crítico e consciente e ajudar na autonomia para a tomada de decisões e também para a definição de um plano de ação para novas aprendizagens. Sendo assim a avaliação terá como base a nota do aluno, para classificá-lo de acordo com sua aprendizagem.
Nos termos do art. 206 da Constituição Federal, o ensino será ministrado, dentre outros, com base no princípio da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o
O texto abaixo foi retirado da Referencial Curricular do Paraná. Considerando o conteúdo e organização para a Educação Infantil presente nesse documento oficial, julgue os itens 35 a 37:
“Esta versão, posta em consulta pública e também objeto de estudo de eventos de formação continuada das redes de ensino, recebeu contribuições dos educadores e da comunidade se tornando um documento representativo das aspirações e necessidades da Educação Infantil no Estado do Paraná, inclusive com oportunidade de rever as questões relacionadas a inclusão, igualdade, diversidade e equidade, as quais devem permear todo o trabalho. Toda prática pedagógica desenvolvida na Educação Infantil deve considerar a identificação das necessidades educacionais especiais dos estudantes, bem como as intervenções necessárias em ambiente de ensino para o atendimento de todos os alunos.”
Fonte: http://www.referencialcurriculardoparana.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=6
No Referencial Curricular do Paraná é feita a relação dos três princípios (Ético, Político e Estético) que as propostas pedagógicas da Educação Infantil devem respeitar, com os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento que estão na BNCC.
O Estado necessita assumir sua responsabilidade na educação coletiva das crianças, complementando a ação das famílias e promovendo, por meio da educação novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, etnorracial, de gênero, regional, linguística e religiosa. Por essa razão, as creches e as pré-escolas constituem-se em estratégia de promoção de igualdade e de oportunidades entre:
Para tornar o ambiente mais seguro, a instituição escolar poderá ter ou criar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar - CIPAVE. Essa comissão deverá ser formada por representações:
A meta nº 7 do Plano Municipal de Educação de Cuiabá é “promover a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades do sistema municipal de ensino com a melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, de modoa atingir médias nacionais para o IDEB até 2023.” Dentre as estratégias viáveis para o alcance dessa meta é correto incluir:
A meta nº 6 do Plano Municipal de Educação de Cuiabá é “oferecer, em parceria com o MEC/FNDE, ações voltadas para a educaçãointegral no contraturno, ampliando a carga horária para os alunos matriculados na Educação Básica da rede pública municipal.”
Uma das estratégias apresentadas no Plano para o atingimento dessa meta é: