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As práticas restaurativas são formas de gerenciamento de conflitos, através das quais um facilitador auxilia as partes direta e indiretamente envolvidas num conflito, a realizar um processo dialógico visando transformar uma relação de resistência e de oposição em relação de cooperação. Hoje, as práticas restaurativas são recomendadas pela ONU e estão ganhando reconhecimento e aplicação na área da educação e em outros campos da vida social. São exemplos destas práticas, EXCETO:

Sobre as características dos regimes totalitários, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Abuso da autoridade e repressão no exercício do poder.
( ) Monopolização das mídias de comunicação de massa.
( ) Valorização da pluralidade e fortalecimento político das minorias.
( ) Culto ao líder e à nação.
Assinale a sequência correta.

A ética é a disciplina ou campo do conhecimento que trata da definição e avaliação do comportamento de pessoas e organizações, identificando o comportamento ideal que é definido por meio de

As teorias contratualistas são aquelas segundo as quais “os indivíduos isolados no estado de natureza unem-se mediante um contrato social para constituir a sociedade civil.”
(ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia.
São Paulo: Moderna, 2009)
São considerados filósofos contratualistas:

Na resolução de conflitos, o “perguntar restaurativo” leva a uma forma de ouvir que possibilita ao ouvinte entender a história do interlocutor e possibilita o reconhecimento de seus pensamentos, sentimentos e necessidades em um dado momento. Em síntese, o “perguntar restaurativo”: I.Permite que o interlocutor reflita sobre o que ocorreu e suas consequências no futuro. II.Promove a reflexão, expressão dos sentimentos, pensamentos, ações, comportamentos e necessidades, e auxilia na busca de um caminho, ou de um modo de fazer com que as coisas fiquem bem. III.Pode ocorrer em toda a situação que o ouvinte deve permanecer parcial. Estão corretas as afirmativas

Os sofi stas surgiram durante a passagem da perda de poder

da oligarquia para a democracia. São considerados mestres da

retórica e oratória que percorriam as cidades-estado fornecendo

suas habilidades aos políticos em geral. Infelizmente, de seus

textos só nos restaram fragmentos e citações de seus principais

adversários (Platão e Aristóteles). O mais conhecido fragmento

do sofi sta Protágoras sobre a verdade resume as seguintes ideias

centrais relacionadas aos sofi stas:

Em sua obra “O Banquete", Platão, por meio do discurso de

Fedro, o primeiro a falar, conclui que de “todos os deuses o mais

antigo, o mais augusto de todos, capaz de tornar o homem virtuoso

e feliz durante a vida e após a morte", é o deus:

Santo Anselmo, por meio do seu famoso “argumento ontológico"

(Marcondes 2013), para provar a existência de Deus,

procura conciliar:

Para Leibniz, a chave para o desenvolvimento sistemático

e racional da totalidade do conhecimento humano é:

Friedrich Nietzsche, em sua obra Genealogia da moral (2009),

na Primeira dissertação, discute os conceitos “bom e mau", “bom

e ruim", afi rmando que “todas eles remetem à mesma transformação

conceitual" que, em toda parte no sentido social, “bom" se

desenvolveu a partir de:

De acordo com Hanna Arendt, política e liberdade são:

Montesquieu (1689 – 1755), na obra O espírito das Leis, afirma: “Quando os poderes legislativo e executivo ficam reunidos numa mesma pessoa ou instituição do Estado, a liberdade desaparece [...] Não haveria também liberdade se o poder judiciário se unisse ao executivo, o juiz poderia ter a força de um opressor. E tudo estaria perdido se uma mesma pessoa ou instituição do Estado exercesse os três poderes: o de fazer leis, o de ordenar a sua execução e o de julgar os conflitos entre os cidadãos.”.
A partir dessas informações sobre a filosofia política de Montesquieu e a divisão que propõe do poder, é correto afirmar:

Promulgada pelas Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, A Declaração Universal dos Direitos do Homem foi produzida em parte como resposta aos horrores cometidos na Segunda Guerra Mundial. A Declaração retoma explicitamente os ideais da Revolução Francesa, mas os contempla com os ideais de fraternidade e solidariedade [...] A Declaração Universal de 1948 representa a culminância de um processo ético de reconhecimento da igualdade essencial de todo ser humano e da necessidade de respeito à igual dignidade de todos, independentemente de distinções de cor, sexo, religião, opinião ou origem
(STORCK, A. Direitos Humanos. In TORRES, J. C. B. (org.) Manual de Ética questões de ética teórica e aplicada. Petrópolis, RJ Vozes; Caxias do Sul, RS Universidade de Caxias do Sul; Rio de Janeiro BNDES, 2014)br O teor ético da Declaração Universal dos Direitos do Homem é marcado pela presença de vários conceitos do campo da filosofia moral. Sobre esses conceitos, considerebr I - Igualdade; declaração; solidariedade
II - Igualdade; dignidade; respeito
III - Fraternidade; solidariedade; dignidade
São conceitos que marcam o teor ético da Declaração Universal dos Direitos Humanos

A respeito de ética e de conceitos a ela relacionados, julgue o seguinte item.

A moral pode ser entendida como um conjunto de normas e regras destinadas a regular as relações dos indivíduos em uma comunidade social, e sua função pode variar de uma sociedade para outra.

Historicamente, o trânsito foi tratado como uma questão policial e de comportamento individual dos usuários, carecendo de um tratamento no campo da engenharia, da administração do comportamento e da participação social. Um trânsito ruim e no limite criminoso, por falta de consciência dos seus perigos e por falta de punição, aproxima-nos da barbárie e do caos. Por outro lado, um trânsito calmo e previsível estabelece um ambiente de civilidade e de respeito às leis, mostrando a internalização da norma básica da convivência democrática todos são iguais perante a lei e, em contrapartida, obedecê-la é dever de todos. O conceito de cidadania implica conflitos, já que, de um lado, está a ideia fundamental de indivíduo, e de outro, regras universais - um sistema de leis válido para todos em todo e qualquer espaço social. Assim considerando, é fundamental destacar a dimensão de cidadania inserida no trânsito, uma vez que este configura uma situação básica de diferença, diversidade, equidade, tolerância e de direitos humanos. (Resolução nº 166, de 1092004 . Diretrizes da Política Nacional de Trânsito. Disponível em www.denatran.gov
downloadresolucoesresolucao166_04doc. Acesso em 18012015)
Depreende-se da leitura do texto que um trânsito calmo e previsível depende, entre outros fatores, do comportamento dos condutores de veículos (carros, motocicletas, bicicletas etc.) e dos pedestres nas vias públicas. Sobre tal comportamento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas
( ) O comportamento adequado dos condutores de veículos e dos pedestres nas vias públicas impõe o entendimento dos aspectos históricos dos veículos
( ) O comportamento adequado dos condutores de veículos e dos pedestres nas vias públicas demanda a compreensão das dimensões ética, legal e social relacionadas ao trânsito
( ) O comportamento adequado dos condutores de veículos e dos pedestres nas vias públicas exige o conhecimento especializado de automobilismo
( ) O comportamento adequado dos condutores de veículos e dos pedestres nas vias públicas solicita a prática da cidadania
Assinale a sequência correta.

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