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Assinale a opção que corresponde corretamente a uma característica do Estado autoritário e burocrático. 

Julgue os itens que se seguem, relativos a abordagens teóricas em administração.

A abordagem contingencial da administração é demarcada pela ênfase nas tarefas.

Julgue os itens que se seguem, relativos a abordagens teóricas em administração. 

Enquanto a teoria da burocracia privilegia a estrutura organizacional, a teoria estruturalista foca na estrutura, no ambiente e nas pessoas da organização.

A maioria dos pesquisadores que estudam a gestão pública na atualidade convergem na ideia de que a participação do cidadão (em qualquer instrumento decisório de políticas públicas) é vista como um modo de satisfazer as necessidades do ser humano, tanto de forma individual, grupal quanto em organizações representativas, atuando no meio legislativo (votando), administrativo ou judicial (fiscalizando, participando dos atos públicos, etc.).

Assim, a participação popular na gestão pública é compreendida como

A reforma gerencial no Brasil, iniciada em meados dos anos de 1990, buscou a flexibilização e fortalecimento da ação governamental de forma estruturada, por meio de diferentes formatos de combinação organizacional previstos em leis específicas e de acordo com as finalidades.

Nesse sentido, é/foi uma finalidade buscada com o formato das parcerias público-privadas (PPPs): 

Julgue os itens a seguir, acerca da evolução da administração pública e dos modelos de gestão pública. 

No âmbito da denominada Reforma do Aparelho do Estado, o princípio da eficiência foi incluído expressamente no texto constitucional, a fim de implementar uma administração pública gerencial em substituição à concepção de uma administração pública burocrática. 

É princípio constitucional expresso relacionado à administração gerencial o da 

Nos fundamentos da administração como ciência e no estudo da evolução das suas escolas clássicas, são comuns as referências à gestão administrativa das organizações e ao fayolismo. O norte-americano Luther H. Gulick, na década de 1930, considerando as organizações públicas, propôs o acrônimo POSDCORB.

O significado deste acrônimo refere-se ao

Em processos de negociação nas organizações públicas ou privadas, as opções criadas a partir de interesses mútuos ou divergentes precisam ser justas para que possam ser aceitas pela outra parte. É, portanto, fundamental que sejam utilizados critérios objetivos, com referências facilmente verificáveis pelas partes, para que a tomada de decisões fique confortável para ambos.

Na teoria sobre Negociação, além dos aspectos (elementos e critérios) objetivos, qualquer resolução de conflitos envolve alguns elementos subjetivos com

Acerca de administração e processo administrativo, julgue o item a seguir.  

Comunicações formalizadas e admissão por competência profissional são dimensões da escola burocrática de Weber.

Considerando os modelos típicos da Administração Pública, analise as afirmativas a seguir.

 

I. O gerencialismo puro foi criticado por usar uma abordagem puramente economicista, sem considerar especificidades do setor público.

II. O modelo burocrático tinha como prioridades a segregação de funções e a profissionalização, aspectos de grande relevância na Administração Pública atual.

III. O Public Service Orientation é um modelo que prioriza a competividade estatal, direcionando suas ações para a satisfação do usuário-cliente.

 

Assinale a opção que indica as afirmativas em que a definição está em conformidade com o modelo apresentado.

Diversos são os modelos de gestão pública já adotados pelo Estado brasileiro, desenvolvidos com inspiração na expansão das empresas e suas experiências. Na década de 30, começava a surgir o modelo burocrático como modelo de gestão pública brasileiro. Entre as críticas apontadas a este modelo de gestão, considere as seguintes afirmativas.

I. Viabilizou a divisão social do trabalho e a racionalidade técnica, que tornaram mais demorada a obtenção dos resultados.

II. Não considera a ocorrência de perturbações nos procedimentos, uma vez que é baseado na estabilidade e previsibilidade dos processos.

III. Facilitou os eventos de corrupção por funcionários públicos por deixar os processos menos transparentes.

IV. Gerou uma observância acrítica às normas e aos regulamentos pelos servidores das organizações públicas.

V. Pressupõe uma forte pressão sobre os funcionários, baseada no controle dos processos.

Estão corretas as afirmativas

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