Suponha um mercado perfeitamente competitivo e as seguintes legendas:
p = preço;
Cmg = Custo marginal;
Rmg = Receita marginal;
Cme = Custo médio;
Rme = Receita média.
O nível de produção ótimo de uma empresa nesse mercado deve atender a condição
Julgue o item seguinte, em relação às principais estruturas relevantes de mercado.
No mercado de concorrência monopolística, quanto maior a elasticidade-preço da demanda, maior o poder de mercado.
Em relação às agências reguladoras, julgue o próximo item.
As normas editadas pelas agências reguladoras no Brasil são equiparadas à lei, de acordo com o princípio da legalidade.
Considerando os principais aspectos teóricos relacionados à economia da defesa da concorrência, julgue o item a seguir.
Uma política antitruste tem a finalidade de garantir condições de competição com vistas à eficiência econômica e ao adequado funcionamento dos mercados.
Acerca da teoria microeconômica, julgue o item a seguir.
Quanto menor a elasticidade-preço da demanda pelo produto produzido por uma empresa monopolista, maior será o índice de Lerner.
Em relação às características econômicas, técnicas e operacionais da indústria do petróleo, julgue o seguinte item.
A demanda mundial por petróleo é elástica no curto prazo, devido à volatilidade dos preços no mercado internacional.
Considerando a regulação econômica como uma das formas que o Estado possui para corrigir as denominadas falhas de mercado, julgue o item a seguir.
A assimetria de informação é uma situação particular de mercados competitivos e eficientes, portanto a intervenção regulatória do Estado, nesse caso, é indevida.
Considerando a teoria microeconômica, julgue o item a seguir.
No modelo de oligopólio de liderança de preço, em que não há diferença entre os produtos das diferentes empresas, embora as empresas seguidoras fixem preço igual ao da empresa líder, o lucro total das empresas é inferior ao lucro que seria obtido em um cartel.
Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A sociedade de modo geral, bem como seus governantes buscam a eficiência na alocação de recursos. O mundo ideal seria o equilíbrio geral, onde todas as necessidades fossem atendidas e todos os recursos aplicados de forma eficiente, ou seja, não houvesse excesso de oferta de bens e serviços, nem tampouco excesso de demanda. Adam Smith, um liberal pensador escocês, em sua obra “A riqueza das Nações” (1776), apresentava suas preocupações, não com o poderio militar, mas sim com o “bem-estar econômico de todos os membros da sociedade”. Segundo Smith, sob a sociedade existia uma “mão invisível” que conduzia os agentes econômicos ao equilíbrio. Isso acontecia uma vez que todos os indivíduos, ao buscarem seus interesses pessoais, estariam contribuindo para o equilíbrio da sociedade. Na verdade, as coisas não funcionam dessa forma, há desequilíbrios e falhas no mercado.
PORQUE
II. Os diferentes interesses, as diferentes composições de estrutura de mercado conduzem a economia ao desequilíbrio, as falhas necessitam, em algum momento e em algum grau, da intervenção do governo. Para haver o equilíbrio, nenhum indivíduo deveria aumentar seu próprio bem-estar sem reduzir o bem-estar de outra pessoa (alocação eficiente segundo Pareto). Dessa forma, fica evidente que existem muitas variáveis e distintas composições econômicas de diferentes interesses que impedem que este equilíbrio ocorra.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Em relação às consequências das decisões das firmas sobre preços e quantidades em estruturas de mercado de concorrência imperfeita, é correto afirmar que:
Em relação às principais estruturas relevantes de mercado, julgue o item seguinte.
Se o monopolista consegue discriminar perfeitamente o preço do seu produto, então se diz que o mercado é eficiente no sentido de Pareto.
Acerca da teoria microeconômica, julgue o item a seguir.
Considere-se que determinada empresa possua duas fábricas para a produção do bem Y que operem com tecnologias distintas: a fábrica 1 produz o bem Y de acordo com função custo dada por
, em que Y1 é a quantidade produzida do bem Y pela fábrica 1, e a fábrica 2 possui função custo dada por C2 (Y2) = 4 Y2, em que Y2 é a quantidade produzida do bem Y pela fábrica 2.
Nessa situação hipotética, caso a referida empresa deseje minimizar custos na produção de 3 unidades do bem Y, o total produzido na fábrica 2 será igual a
.
Considerando a teoria microeconômica, julgue o item a seguir.
Considere-se um consumidor que possua preferências representadas pela função utilidade
, sendo x e y a quantidade consumida de cada um dos dois únicos bens da economia. Nessa situação hipotética, sendo R a renda desse consumidor e Px e Py os preços de cada bem, a curva de Engel do bem y será uma reta com coeficiente angular igual a 
.
Considerando a teoria microeconômica, julgue o item a seguir.
Para a provisão eficiente de Pareto de um bem público, é suficiente que a soma das disposições individuais de pagar pelo bem de cada um dos seus usuários exceda o custo de produção do bem público.
Considerando a regulação econômica como uma das formas que o Estado possui para corrigir as denominadas falhas de mercado, julgue o item a seguir.
O segmento de petróleo e gás natural está sujeito a diversas falhas de mercado, que justificam a atuação direta do Estado na produção, ou a atuação indireta do Estado, por meio da regulação.