Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 41 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado

Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades que são históricas no País. Portanto, as metas são orientadas para enfrentar as barreiras para o acesso e a permanência; as igualdades educacionais em cada território com foco nas especificidades de sua população; a formação para o trabalho, identificando as potencialidades das dinâmicas locais; e o exercício da cidadania. O PNE foi elaborado com esses compromissos, largamente debatidos e apontados como estratégicos pela sociedade na CONAE 2010, os quais foram aprimorados na interação com o Congresso Nacional. A elaboração de um plano de educação não pode:

Assinale a alternativa CORRETA:

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é uma iniciativa do governo federal que tem como objetivo garantir a alfabetização das crianças brasileiras até os oito anos de idade. Com base no conhecimento sobre o PNAIC, analise as afirmações abaixo:

I As redes municipais de ensino que aderiram ao Pacto nacional pela Alfabetização na Idade Certa assumiram o compromisso de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 3º ano do Ensino Fundamental.

II A avaliação institucional não faz parte do Bloco de Alfabetização e Letramento.

III A avaliação diagnóstica, realizada no início do ano letivo, tem como objetivo reunir informações sobre conhecimentos, aptidões e competências dos alunos.

IV A avaliação processual é realizada no final do ano e tem como objetivo selecionar os alunos aptos a seguir para o próximo ano, informando à rede municipal de ensino os resultados a respeito do ensino oferecido pelo município.

V Instrumentos avaliativos que acompanham o Bloco de Alfabetização e Letramento têm como objetivo monitorar resultados e atuar diante do que for apresentado.

Está correto o que se afirma em:

O Plano Nacional de Educação – PNE, 2014-2024, aprovado pela Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, é constituído por um conjunto de 20 metas com prazos determinados, na busca de promover melhorias na Educação Básica e Superior do País. A Educação Especial é destacada em sua meta 04 com a perspectiva de:

Com base no disposto na Lei n.º 10.098/2000, julgue os itens que

se seguem.

A previsão referente à adoção de medidas técnicas pelos

serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens

restringe-se à garantia do uso da legenda para viabilizar o

acesso das pessoas com deficiência auditiva à informação.

A Lei n. 13.005/2014 institui o Plano Nacional de Educação e, em seu artigo 5º, parágrafo 4º trata sobre os itens que caracterizam o investimento público a ser empregado para a consecução das metas e estratégias estabelecidas, em especial a meta 20, que prevê uma ampliação dos repasses, de modo a atingir 10% do PIB ao término da vigência do Plano. Nesse sentido, o cumprimento desse patamar de investimento

A meta 4 do Plano Nacional de Educação (2014-2024) tem por objetivo:

Com base no disposto na Lei n.º 10.098/2000, julgue os itens que

se seguem.

Conforme a referida lei, o poder público deve implementar a

formação de profissionais intérpretes de escrita em braille, de

língua de sinais e de guias-intérpretes para facilitar qualquer

tipo de comunicação direta à pessoa com deficiência sensorial

e com dificuldade de comunicação.

Na área da educação, com a formulação e vigência da Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, o apoio aos alunos com deficiência e/ou condições que originam dependência de cuidados diários exige, entre outras condições, a contratação de cuidadores para

O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) é produto do

compromisso do Estado com a efetivação dos direitos humanos e de uma construção

histórica de uma sociedade civil organizada, inserindo aspectos dos principais

documentos internacionais de direitos humanos, dos quais o Brasil é signatário.

Analise as seguintes afirmativas referentes ao PNEDH.

I. Um dos princípios norteadores na educação básica é desenvolver uma cultura de

direitos humanos em todos os espaços sociais.

II. Na educação básica, uma de suas ações programáticas é desenvolver uma

pedagogia participativa que inclua conhecimentos, análise crítica e habilidades para

divulgar os direitos humanos.

III. Incentivar a elaboração de metodologias pedagógicas de caráter transdisciplinar e

interdisciplinar para a educação em direitos humanos nas IES é uma das ações

programáticas na educação superior.

A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS.

Acerca do arranjo federativo brasileiro na política educacional, julgue o item que se segue.

Um dos objetivos expressos do Plano Nacional de Educação consiste em articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração.

Ainda com base no disposto nos PCN, julgue os itens que se seguem, referentes às

orientações didáticas apresentadas nesse documento.

Os alunos devem ser considerados sujeitos de seu processo de aprendizagem, e o professor, o mediador da interação entre os alunos e os objetos de conhecimento.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282