A Lei nº 13.005/2014 assegura que a execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas realizados por determinados atores. Sobre esses atores, considere:
I. Ministério da Economia.
II. Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.
III. Conselho Nacional de Educação e Ministério da Educação. IV. Fórum Nacional de Educação.
IV. Fórum Nacional de Educação.
São atores previstos nessa Lei:
Relacione as colunas abaixo identificando as características essenciais do bom plano de ensino.
( ) Os enunciados devem ser claros, precisos, objetivos e sintaticamente impecáveis. As indicações não podem ser objetos de dupla interpretação. As sugestões devem ser inequívocas.
( ) As atividades planejadas devem manter perfeita coesão entre si de modo que não se dispersem em distintas direções. De sua unidade e correlação dependerá o alcance dos objetivos propostos.
( ) É outro pré-requisito importante que permite a inserção sobre a marcha de temas ocasionais, subtemas não previstos e questões que enriqueçam os conteúdos por desenvolver, bem como permitir alteração, de acordo com as necessidades ou interesses dos alunos.
( ) Deve existir uma linha ininterrupta que integre gradualmente as distintas atividades desde a primeira até a última de modo que nada fique jogado ao acaso.
A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é
As assertivas sobre o Plano Nacional de Educação (PNE Lei n° 13.005/2014) estão corretas, EXCETO:
“'Dados do Censo Escolar 2016 apontam que Roraima tem 15.118 alunos indígenas distribuídos nas 257 escolas em regiões indígenas e 1.525 professores. No Estado, a Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto) atende alunos das etnias Yanomami, Macuxi, Wapixana, Yekuana, Wai-Wai, Taurepang, Ingarikó e Patamona. [...] Entre todos os avanços, o que mais comemoro é a inclusão do ensino da língua nativa na grade curricular, que antes não existia, e os cursos de formação', frisou o Professor Antônio Carlos Justino Trajano".
(Folha de Boa Vista, 19/04/2017. https://folhabv.com.br/noticia).
Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), sobre o trecho acima, é correto afirmar que:
Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação (PNE).
A meta progressiva do investimento público em educação será avaliada no ____________ ano de vigência do PNE e poderá ser ampliada por meio de lei para atender às necessidades financeiras do cumprimento das demais metas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
O ensino médio integrado é caracterizado pela integração da
Assinale a alternativa que não apresenta uma diretriz do Plano Nacional de Educação 2014‐2024.
Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação (PNE).
– Em relação à execução do PNE e ao cumprimento de suas metas, assinale C, se Correta, ou I, se Incorreta, ao que refere-se às instâncias responsáveis pelo monitoramento contínuo e das avaliações periódicas do plano. ( ) Ministério da Educação. ( ) Conselho Municipal de Educação. ( ) Fórum Nacional da Educação. ( ) Conselho Estadual de Educação. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, assinale a alternativa incorreta acerca da formação básica comum e parte diversificada:
Segundo a Resolução CNE/CEB 07/2010 que fica as Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 09 (nove) anos Art. 9º. Leia a sentença abaixo e complete a lacuna:
O ________________ do Ensino Fundamental é entendido, nesta Resolução, como constituído pelas experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, buscando articular vivências e saberes dos alunos com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos estudantes.
Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação (PNE).
Não é uma diretriz do PNE:
Os estudos iniciais sobre geometria abordam situações relacionadas à forma, dimensão e direção. O objetivo de ensinar geometria aos alunos do 1º ao 5º ano está ligado a: Marque a alternativa correspondente.
O processo de atualização da Proposta Curricular orienta-se por três fios condutores que se colocam como desafios no campo educacional:
1) perspectiva de formação integral, referenciada numa concepção multidimensional de sujeito;
2) concepção de percurso formativo visando superar o etapismo escolar e a razão fragmentária que ainda predomina na organização curricular e
3) atenção à concepção de diversidade no reconhecimento das diferentes configurações identitárias e das novas modalidades da educação. Foi feita no ano:
Assinale a alternativa CORRETA.
Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades que são históricas no País. Portanto, as metas são orientadas para enfrentar as barreiras para o acesso e a permanência; as desigualdades educacionais em cada território com foco nas especificidades de sua população; a formação para o trabalho, identificando as potencialidades das dinâmicas locais; e o exercício da cidadania. O PNE foi elaborado com esses compromissos, largamente debatidos e apontados como estratégicos pela sociedade na CONAE 2010, os quais foram aprimorados na interação com o Congresso Nacional. A elaboração de um plano de educação não pode: Assinale a alternativa CORRETA:
Analise o trecho abaixo e assinale a alternativa que preenche respectivamente as lacunas:
Leis de Diretrizes e Bases da educação nacional: Os _______________________ incumbir-se-ão de oferecer educação infantil em creches e pré-escolas e, __________________________, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimo vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.