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Provas: CESPE - 2016 - DPU - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Karl Marx

A respeito dos métodos sociológicos de Auguste Comte, Karl Marx

e Georg Simmel, julgue os itens a seguir.

Com sua proposta metodológica, Georg Simmel visava

contribuir para a constituição da sociologia como ciência.

Provas: CESPE - 2016 - DPU - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Karl Marx

A respeito dos métodos sociológicos de Auguste Comte, Karl Marx

e Georg Simmel, julgue os itens a seguir.

Karl Marx denominou sua abordagem de crítica, tendo

recorrido ao método dialético.

Mais do que a definição de um objeto de estudo da Sociologia, a concepção de sociedade é fundamental às Ciências Sociais. Isto é, tal concepção precede e orienta a formulação de métodos e definição de objeto. Desse modo, assinale a alternativa incorreta, no que diz respeito às concepções de sociedade para os autores clássicos da Sociologia:

Provas: CESPE - 2016 - DPU - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Karl Marx

A respeito dos métodos sociológicos de Auguste Comte, Karl Marx

e Georg Simmel, julgue os itens a seguir.

A perspectiva metodológica conhecida por crítica da economia

política busca estabelecer os parâmetros para uma nova

sociologia econômica.

Os indivíduos e grupos são classificados, na maioria das vezes, hierarquicamente dentro de uma estrutura social. Nessa classificação considera-se a atividade e o papel que cada indivíduo desempenha dentro da estrutura social a qual está vinculado. Em relação às diferentes concepções sociológicas acerca da divisão de classes e desigualdades sociais, analise as afirmativas a seguir.
I. Para Karl Marx, a sociedade capitalista é dividida basicamente em proprietários e não proprietários dos meios de produção.
II. Para Max Weber, existe uma justaposição entre as classes sociais na qual os que pertencem a uma classe social mais alta têm renda e consumo mais altos e, logo, detêm mais poder.
III. Para Pierre Bourdieu, são as relações culturais que identificam a pessoa em suas relações e hierarquia social e nunca as relações de produção.
IV. De acordo com os três teóricos citados, a base de uma sociedade de classes é a cooperação interclasses, sem a qual a própria sociedade sucumbiria.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

“Hoje em dia, tudo parece levar em seu seio sua própria contradição. Vemos que as máquinas, dotadas da propriedade maravilhosa de encurtar e fazer mais frutífero o trabalho humano, provocam a fome e o esgotamento do trabalhador. As fontes de riqueza recém-descobertas convertem-se, por arte de um estranho malefício, em fonte de privações”. MARX, K. People´s paper,p. 369 Karl Marx se insere entre os pensadores que utilizam a dialética na maneira de analisar a realidade. Nesse sentido, a realidade social pode ser reconhecida como:

Dentre os chamados autores clássicos da Sociologia, Karl Marx é o único que não se preocupou com questões relacionadas à consolidação da Sociologia como ciência autônoma. Suas preocupações iam muito além disso e visavam a uma mudança profunda na realidade. Todavia, e em função dessa orientação para a mudança, Marx estabeleceu uma maneira de analisar a sociedade que influenciou boa parte da produção sociológica desde então. Sobre a maneira como Marx analisa a sociedade é correto afirmar que:
I. O estudo da sociedade deve ter como pressuposto que a realidade material é a base das relações sociais;
II. O modo de produção capitalista determina a cooperação e a solidariedade entre os trabalhadores, ainda que de modo alienado;
III. O capitalismo é um estágio necessário e transitório rumo a outro modo de produção, o socialismo.
IV. O trabalho é o primeiro fato histórico e a base para entender como se formam as relações sociais de produção.

Provas: CESPE - 2016 - DPU - Sociólogo
Disciplina:

Sociologia

- Assuntos: Karl Marx

A respeito dos métodos sociológicos de Auguste Comte, Karl Marx

e Georg Simmel, julgue os itens a seguir.

Ao denominar o seu método dialético como materialista e

histórico, Karl Marx indica que, anteriormente, pensadores

ignoravam as dimensões materiais da existência social.

“Não só os intelectuais transformaram política em racionalidade, mas a proclamação das virtudes da racionalidade constituiu uma expressão de seu otimismo e serviu para alimentar o otimismo de todos. Seu credo era: à medida que avançamos na direção de uma compreensão mais verdadeira da realidade, avançamos consequentemente na direção de uma melhor governança da sociedade real e, assim, da realização mais plena do potencial humano. Como modo de construção do saber, a ciência não se limitou a construir-se sobre essa premissa; ela se propôs como método mais seguro de realizar a busca racional.” (WALLERSTEIN, I. “Ciência Social e Sociedade contemporânea. As garantias evanescentes de racionalidade” In: O Fim do Mundo como o concebemos. Ciência Social para o século XXI. Rio de Janeiro: Revan, 2002) Na passagem acima, o sociólogo contemporâneo Immanuel Wallerstein faz referências ao otimismo que o fortalecimento da ciências, de um modo geral, bem como o surgimento das Ciências Sociais, de modo mais específico, propiciaram no contexto da consolidação da sociedade capitalista.
Nesse sentido, qual, ou quais, das correntes sociológicas que surgiram entre os séculos XIX e XX seria, ou seriam exemplos desse otimismo?

Muitos sociólogos pesquisaram extensivamente a respeito das consequências potenciais da divisão do trabalho – tanto para os trabalhadores em termos individuais, quanto para toda a sociedade. Para Karl Marx, a industrialização e o assalariamento dos trabalhadores resultaram na

Para Marx e Engels “A história de todas as sociedades até nossos dias é a história da luta de classes”. A clássica afi rmação, presente no Manifesto do Partido Comunista de Marx e Engels, apresenta a defi nição dos autores para como ocorrem, em sociedade, os processos de mudança e transformação. Em tal perspectiva, denominada materialismo histórico, a relação entre opressores e oprimidos é marcada:

O que os operários vendem ao capitalista em troca de dinheiro é a sua força de trabalho. O capitalista compra essa força de trabalho por um dia, uma semana, um mês etc. E depois de a ter comprado, utiliza-a fazendo trabalhar os operários durante o tempo estipulado. Com essa mesma quantia com que o capitalista lhes comprou a força de trabalho, poderia ele ter comprado duas libras de açúcar. (MARX, K. Trabalho assalariado e capital. Lisboa: “Avante!”, 1982. p. 153) No texto, a análise marxista está baseada numa correlação entre:

Quanto à sociologia jurídica, julgue os itens subsequentes.

Sob o ponto de vista da teoria marxista, a ideologia pode ser

compreendida como uma falsa representação. De acordo com

esse entendimento, a ideologia jurídica pode ser um

instrumento de dominação exercido pelo Poder Judiciário

em relação aos seus jurisdicionados.

Como explicar o sucesso da noção de alienação? Uma das razões talvez se encontre no fato de que ela resgata o mito judaicocristão da queda do homem, dando-lhe um conteúdo laicizado, adaptado às sociedades modernas. Graças ao conceito de alienação, a queda pode ser observada, por assim dizer, na esquina, na vida cotidiana. (BOUDON, R. & BOURRICAUD, F. Dicionário crítico de sociologia. São Paulo: Ática, 1993. p. 23) Para os autores, a presença da noção de alienação em diferentes tradições teóricas indica a:

No fragmento “Uma mercadoria, portanto, é algo misterioso simplesmente porque nela o caráter social do trabalho dos homens aparece a eles como uma característica objetiva estampada no produto deste trabalho (…)”, Marx apresenta seu argumento sobre o “fetichismo da mercadoria”. Refere-se à noção de que o valor das mercadorias é apresentado aos trabalhadores que as produzem como uma equivalência entre esses produtos quando, na verdade, trata-se de:

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