Com relação ao gerenciamento de projetos (PMBOK, 6.ª edição) e ao gerenciamento de serviços (ITIL, v. 4), julgue o próximo item.
O ITIL, v. 4, é um framework proprietário, ou seja, uma empresa que queira implementá-lo terá de adquirir uma licença na organização responsável pela sua comercialização
Com relação ao gerenciamento de projetos (PMBOK, 6.ª edição) e ao gerenciamento de serviços (ITIL, v. 4), julgue o próximo item.
Conforme os preceitos do ITIL, v. 4, a criação de valor somente se manifesta quando há um engajamento entre o consumidor e o provedor de serviço
Considere que uma organização deseja contratar serviços de comunicação móvel sem fio 5G, para seus colaboradores, de uma
empresa de Telecom (o provedor de serviços). Nesta situação, as pessoas envolvidas no consumo do serviço seriam:
I. Chief Information Officer − CIO (Diretor de Informação) e os principais gestores: analisam as necessidades dos colaboradores,
definem o tipo de serviço a ser contratado, negociam o contrato etc.
II. Chief Finance Officer − CFO (Diretor Financeiro): revisa os requisitos do serviço e aprova o orçamento do contrato.
III. Colaboradores (incluindo o CIO, CFO e gestores): solicitam, recebem e consomem os serviços
De acordo com os fundamentos da ITIL 4, os papéis representados por I, II e III são, correta e respectivamente: