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Dentre os benefícios que devem estar assegurados aos cidadãos num Estado Social, destaca-se:

Leia atentamente o seguinte trecho: “As formas sociais históricas não são “determinadas" por “leis" naturais ou históricas. A sociedade é autocriação. Quem cria a sociedade e a história é a sociedade instituinte, em oposição à sociedade instituída [...]. A auto instituição da sociedade é a criação de um mundo humano: de coisas, de realidade, de linguagens, de normas, de valores, modos de viver e de morrer, objetivos pelos quais vivemos e outros pelos quais morremos – e, obviamente, em primeiro lugar e acima de tudo, ela é criação do indivíduo humano no qual a instituição da sociedade está solidamente incorporada". CASTORIADIS, Cornellius. As encruzilhadas do labirinto II – os domínios do homem. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

A partir da formulação conceitual de Cornellius Castoriadis, avalie as afirmações a seguir.

I. As instituições sociais nascem e morrem decorrente do processo criador dos indivíduos e de suas práticas instituintes no fazer social histórico, resultando daí as instituições e a própria instituição da sociedade.

II. A realidade social histórica não é uma criação apriorística nem as instituições são engendradas pela sociedade instituída como determinações autônomas e independentes dos indivíduos em sociedade.

III. As instituições regem as práticas sociais dos indivíduos e seu processo histórico de criação está circunscrito aos acordos legalmente estabelecidos pelo arcabouço jurídico em um determinado momento da vida social.

IV. As instituições sociais resultam do ordenamento preestabelecido das normas elaboradas pela sociedade instituída, cujas funções devem ser observadas pelos indivíduos na sociedade.

É correto somente o que se afirma em

"Filme e rádio se autodefinem como indústrias, e as cifras publicadas dos rendimentos de seus diretores gerais tiram qualquer dúvida sobre a necessidade social de seu produto."

(HORKHEIMER, Max. ADORNO, Theodor. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação das massas. In: LIMA, Luiz Costa. (Org.) Teoria da cultura de massas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. p. 170).

Para os frankfurtianos Adorno e Horkheimer, existia uma relação direta entre os meios de comunicação e a produção cultural. Sobre essa relação, assinale a alternativa correta.

"No mundo moderno, as culturas nacionais em que nascemos se constituem em uma das principais fontes de identidade cultural. Ao nos definirmos, algumas vezes dizemos que somos ingleses ou galeses ou indianos ou jamaicanos. Obviamente, ao fazer isso estamos falando de forma metafórica. Essas identidades não estão literalmente impressas em nossos genes. Entretanto, nós efetivamente pensamos nelas como se fossem parte da nossa natureza essencial".

(STUART, Hall. As culturas nacionais como comunidades imaginadas. In: A identidade cultural na pós-modernidade. São Paulo: DP&A Editora, 2003. p. 47).

O trecho acima se refere a criação das culturas nacionais. Sobre o tema é correto afirmar que

A partir dos ensaios de Marshall sobre classes sociais e seu conceito sobre a participação integral da comunidade temos como opção CORRETA sobre o mesmo:

Considerando que a mobilidade urbana se caracteriza como um grande problema das cidades brasileiras, julgue o próximo item.

O aumento desenfreado do número de carros nos centros urbanos é uma questão de saúde pública, pois o trânsito é uma das principais causas da poluição, de mortes violentas e de doenças respiratórias.

A respeito dos padrões de comportamento social que podem ser observados nos diversos contextos ou grupos sociais e que influenciam na conduta de seus membros, identifique com V ou F as proposições, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) As formas como os indivíduos agem coletivamente, como eles se relacionam entre si, como produzem sua vida material e espiritual, são o que constrói a sociedade. Assim como os indivíduos influenciam na dinâmica social, a sociedade também exerce influência sobre eles, ou seja, indivíduo e sociedade são interdependentes.

( ) O comportamento social humano, da mesma maneira que outras espécies que vivem coletivamente, é orientado pela cultura e também pelos instintos naturais. Assim, o comportamento humano baseado na cultura e na aprendizagem é o que une essencialmente o homem às demais espécies.

( ) Os padrões de comportamento coletivo são adquiridos. Tudo que os indivíduos compartilham ao viver em sociedade, suas crenças, valores e expectativas sociais é o resultado de um processo de aprendizagem da cultura, também denominado de socialização.

( ) Ao nascer, os indivíduos são dotados de potencialidades inatas como a linguagem, a inteligência, a postura bípede dentre outras. Todas essas potencialidades se desenvolvem naturalmente, independente do contexto social onde os indivíduos estão inseridos.

( ) As condutas que os indivíduos devem ou não assumir, como eles devem se relacionar e tudo o que é comum a eles derivam do convívio social. Em primeira instância, vem a família e, posteriormente, vão sendo somadas as vivências no bairro, na escola, nos grupos de referência, a mídia etc.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Em relação a alguns autores da Sociologia e às suas perspectivas teóricas em Sociologia da Educação, numere a segunda coluna de acordo com a primeira:

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. Pesquisadores se detiveram aos estudos sobre os conteúdos indiretos que a vida escolar acaba por reproduzir, muitas vezes de forma automática e sem a reflexão devida. Dentre estes feitos está a influência que a instituição escolar exerce sobre o comportamento dos sujeitos, na perspectiva foucoultiana a escola é um importante instrumento do poder, pois _______________.

Mais-valia é o termo usado para designar a

disparidade entre o salário pago e o valor do trabalho

produzido. Muitos cientistas e pensadores sociais

desenvolveram diferentes vertentes para conceber uma

explicação para o surgimento e o funcionamento do sistema

capitalista. Para Adam Smith, o valor do trabalho agregado ao

produto é menor que o valor pelo qual a mercadoria poderia

ser vendida. David Ricardo afirmava que a questão salarial

está ligada às necessidades fisiológicas, isso quer dizer que o

valor pago gira em torno das condições mínimas de

sobrevivência, ou seja, o ordenado cobre somente o essencial

(alimentos, roupas).

Internet: (com adaptações).

A partir do conceito de mais-valia apresentado no texto e de

conhecimentos correlatos, julgue os itens que se seguem.

Amparado na perspectiva de David Ricardo, o conceito de salário-mínimo corresponde ao valor pago ao trabalhador para a garantia de uma vida confortável e opulenta.

“A satisfação do consumidor não pode nem deve ser nunca alcançada. A lógica do consumo exige que se criem novas necessidades [...]”. (VANEIGEM, 2002, p.172). Com base na passagem acima assinale alternativa correta:

No cotidiano das relações sociais, é possível observar a construção de imagens negativas sobre determinados grupos e/ou indivíduos em relação aos outros. Em geral, tais imagens estão associadas ao desconhecimento. O conceito que melhor define essa situação é:

No Brasil, como em outras partes do mundo, os conflitos são

tratados em função de sua natureza: alguns são considerados

menores, produto de relações de proximidade (vizinhança,

parentesco, afinidade, amizade), outros são classificados no campo

jurídico como macrocriminalidades ou crime organizado. Acerca

desse assunto, julgue os itens a seguir.

Ao adotar a referida distinção entre os conflitos, os agentes dos

sistemas de segurança pública e de justiça criminal afastam-se

de um padrão de administração embasado nos princípios

constitucionais de igualdade perante a lei e de acesso universal

à justiça.

Gilberto Velho, no livro “Individualismo e Cultura” (1999), discute a relação indivíduo e sociedade argumentando que, apesar das determinações sociais, existe na sociedade margem de manobra para opções e alternativas, ou seja, para que o sujeito decida e escolha caminhos específi cos. Para realizar essa refl exão, o autor utiliza a noção de:

A cultura é um fenômeno coletivo, pois é compartilhada pelas pessoas que vivem ou viveram no mesmo ambiente social onde ela foi aprendida. Portanto, ela deriva do ambiente social e não dos nossos genes. Um dos modelos utilizados para ilustrar o construto cultura tem a forma de anéis concêntricos, em que cada anel corresponde a uma manifestação de cultura. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

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