Em nossa contemporaneidade, a Igreja Católica busca se aproximar cada vez mais dos fiéis e se mostrar um pouco mais flexível diante das novas demandas sociais. Contudo, nem sempre foi este tipo de política que norteou a Igreja. Durante a Baixa Idade Média, divergências teológicas e o surgimento de novos valores resultaram em contestações a Igreja, tais como:
No Império Bizantino, a religião oficial e obrigatória era:
Observe a imagem.
Sobre o trabalho na Idade Média feudal, assinale a alternativa correta.
Alguns dos mais importantes fundamentos da civilização
ocidental foram lançados na Antiguidade Clássica (Grécia e
Roma). Esse legado apresenta-se em múltiplos aspectos,
entre os quais podem ser citados as artes, a filosofia, a política
e o direito. Nos mil anos que se seguem à queda de Roma, a
Europa se ruraliza, a economia mercantil sofre grande refluxo
e verifica-se a ascendência, não apenas religiosa, de uma
instituição centralizada e de extrema capilaridade – a Igreja
Católica. A Baixa Idade Média anuncia profundas
transformações que atingem a culminância no início da Idade
Moderna. Entre os séculos XVI e XVIII, o Ocidente se reinventa
geográfica, política e culturalmente. Em fins do século XVIII, a
partir da Inglaterra, a Revolução Industrial inaugura uma nova
era para uma história crescentemente globalizada.
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os
itens de 71 a 80, relativos à história do mundo ocidental.
Os últimos séculos da Idade Média foram de profunda transformação: impulsionado pela nascente classe burguesa, o renascimento da vida urbana, do comércio e da economia monetária prenunciava o advento de uma nova forma de organização econômica, que viria a ser o capitalismo.
Entre os séculos XIV e XV, na Europa, ocorreu um dos mais longos conflitos da história medieval, a Guerra dos Cem Anos, como ficou conhecida. Fez parte do seu contexto histórico:
O feudalismo é um sistema econômico, político e social fundamentado na propriedade sobre a terra. Esta pertence ao senhor feudal que cede uma porção dessa terra ao vassalo em troca de serviços ocasionando uma relação de dependência.
Assinale a alternativa CORRETA quanto ao Feudalismo:
Enquanto o pensamento de Santo Agostinho representa o desenvolvimento de uma filosofia cristã inspirada em Platão, o pensamento de São Tomás reabilita a filosofia de Aristóteles - até então vista sob suspeita pela Igreja -, mostrando ser possível desenvolver uma leitura de Aristóteles compatível com a doutrina cristã. O aristotelismo de São Tomás abriu caminho para o estudo da obra aristotélica e para a legitimação do interesse pelas ciências naturais, um dos principais motivos do interesse por Aristóteles nesse período.
MARCONDES, D. Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2005
A Igreja Católica por muito tempo impediu a divulgação da obra de Aristóteles pelo fato de a obra aristotélica
Quando se aborda o tema “História e diversidade e
gênero” no ambiente escolar, faz-se necessário
compreender que conceitos sobre
heterossexualidade, homossexualidade, entre
tantos, por vezes polêmicos e carregados de tabus,
precisam fazer parte do currículo escolar, pois só se
promove a dignidade da pessoa humana, tal qual
está posto nos artigos 1º e 3º da Constituição da
República Federativa do Brasil de 1988, a partir do
momento em que a visão de nossas construções
socioculturais do presente estão ligadas a outras
tantas que já existiram no passado, continuaram e
se diferenciaram.
Sobre a história da homossexualidade (1) assinale a
alternativa incorreta:

Nos textos são apresentados pontos de vista distintos sobre as mudanças culturais ocorridas no século XII no Ocidente. Comparando os textos, os autores discutem o(a)
No início foram as cidades. O intelectual da Idade Média — no Ocidente — nasceu com elas. Foi com o
desenvolvimento urbano ligado às funções comercial e industrial — digamos modestamente artesanal — que ele
apareceu, como um desses homens de ofício que se instalavam nas cidades nas quais se impôs a divisão do trabalho.
Um homem cujo ofício é escrever ou ensinar, e de preferência as duas coisas a um só tempo, um homem que,
profissionalmente, tem uma atividade de professor e edutiro, em resumo, um intelecual — esse homem só aparecerá
com as cidades.
LE GOFF, J. Os intelectuais na Idade Média. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010.
O surgimento da categoria mencionada no período em destaque no texto evidencia o(a)
Ora, em todas as coisas ordenadas a algum fim,
é preciso haver algum dirigente, pelo qual se atinja
diretamente ao devido fim. Com efeito, um naviom que
se move para diversos lados pelo impulso dos ventos
contrários, não chegaria ao fim de destino, se por indústria
do piloto não fosse dirigido ao porto; ora, tem o homem
um fim, para o qual se ordenam toda a sua vida e ação.
Acontece, porém, agirem os homens de modos diversos
em vista do fim, o que a própria diversidade dos esforços
e ações humanas comprova. Portanto, precisa o homem
de um dirigente para o fim.
AQUINO, T. Do reino ou do governo dos homens: ao rei do Chipre. Escritos políticos de
São Tomás de Aquino. Petrópolis: Vozes, 1995 (adaptado).
No trecho citado, Tomás de Aquino justifica a monarquia
como o regime de governo capaz de

Os calendários são fontes históricas importantes, na medida em que expressam a concepção de tempo das sociedades.
Essas imagens compõem um calendário medieval (1460-1475) e cada uma delas representa um mês, de janeiro a
dezembro. Com base na análise do calendário, apreende-se uma concepção de tempo
Sou uma pobre velha mulher,
Muito ignorante, que nem sabe ler.
Mostraram-me na igreja da minha terra
Um Paraíso com harpas pintado
E o inferno onde fervem almas danadas,
Um enche-me de júbilo, o outro me aterra.
Os versos do poeta francês François Villon fazem referência às imagens presentes nos templos católicos medievais. Nesse contexto, as imagens eram usadas com o objetivo de
Sobre as origens históricas do capitalismo, na perspectiva de Maurice Dobb, é CORRETO
afirmar que
Sobre os problemas sociais durante o período medieval, analise as afirmações abaixo. I. A Guerra Camponesa na Alemanha (1524 – 26) envolveu motivações econômicas, exclusivamente. II. Os movimentos de caráter popular no Norte da França conhecidos como jacquerie surgiram em um contexto de outras instabilidades internas, que favoreceram suas eclosões. III. A Peste Negra motivou perseguições a minorias e a grupos diversos, aos quais se atribuía a causa da infecção: judeus, leprosos, peregrinos etc.