A partir de meados do século XIX, os Estados Unidos da América (EUA) passaram por importantes mudanças internas e por uma notável expansão territorial, além de terem ampliado sua presença política internacional. Com relação a esses temas, julgue o item.
Para obter o controle do canal no istmo do Panamá, o governo norte-americano incentivou a conquista da independência do Panamá em relação à Costa Rica e obteve da Colômbia a desistência do litígio acerca das ilhas panamenhas no Caribe.
A política externa norte-americana tem dedicado, historicamente, grande atenção à América Latina. Acerca desse tema, julgue o item subsecutivo.
Tropas norte-americanas intervieram no México, em 1914, para exigir que o governo mexicano se desculpasse por alegado insulto à bandeira norte-americana e, em 1916, para perseguir o líder revolucionário Pancho Villa.
A partir de meados do século XIX, os Estados Unidos da América (EUA) passaram por importantes mudanças internas e por uma notável expansão territorial, além de terem ampliado sua presença política internacional. Com relação a esses temas, julgue o item.
Como consequência da vitória norte-americana na Guerra Hispano-Americana de 1898, os EUA anexaram a Flórida, as Filipinas, Porto Rico e Guam, e a Espanha foi obrigada a conceder a independência a Cuba.
A política externa norte-americana tem dedicado, historicamente, grande atenção à América Latina. Acerca desse tema, julgue o item subsecutivo.
A Doutrina Monroe, anunciada em 1823, não impediu que potências europeias ocupassem territórios no continente latino-americano, tampouco que fizessem intervenções militares nos países da região.
A política externa norte-americana tem dedicado, historicamente, grande atenção à América Latina. Acerca desse tema, julgue o item subsecutivo.
Na Primeira Conferência dos Estados Americanos, realizada em Washington em 1889, os países hispano-americanos, com exceção do México, aprovaram o projeto norte-americano de construir um canal interoceânico na América Central para conectar as costas americanas do Pacífico e do Atlântico e facilitar o comércio e as comunicações.
Sobre o Tratado de Viena, assinado em 1815, importante para compreendermos muitos dos conflitos surgidos na Europa do século XIX, podemos afirmar que o seu principal objetivo era:
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue o item.
Traços distintivos da vida política portuguesa nos três primeiros quartéis do século XIX foram o predomínio do absolutismo e a relativa fragilidade dos grupos liberais.
No dia 10 de março de 2016, o promotor Cassio Conserino virou piada na internet ao citar o filósofo Georg Wilhelm Friedrich
Hegel no pedido de prisão preventiva do ex-presidente Lula. Ao lado de José Carlos Blat e Fernando Henrique de Moraes Araújo, do
Ministério Público de São Paulo, no item 129 da denúncia, lê-se: “As atuais condutas do denunciado LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA,
que outrora chegou a emocionar o país ao tomar posse como Presidente da República em janeiro de 2003 (‘o primeiro torneiro
mecânico’ a fazê-lo de forma honrosa e democrática), certamente deixariam Marx e Hegel envergonhados”. Uma grande confusão
por parte de Conserino, pois percebe-se que queria se referir, de forma irônica, à dupla Karl Marx e Friedrich Engels, autores de “O
Manifesto Comunista”, e acabou citando Hegel, que, de fato, é reconhecidamente um dos maiores pensadores da corrente dialética
e do historicismo, mas não da esquerda.
Sobre o pensamento marxista de Marx e Engels, examine as asserções seguintes:
I- O capitalismo é um sistema no qual a burguesia concentra o capital e os meios de produção (instalação, máquina e matéria-prima)
e explora o trabalho do proletariado, mantendo-o numa situação de pobreza e alienação. Por estar baseado nessa característica
contraditória, a de explorar seu próprio alicerce - a classe trabalhadora -, o sistema prepara o caminho para sua própria destruição.
II- O conceito de luta de classes explica a oposição entre explorados (trabalhadores) e exploradores (proprietários dos bens de
produção). De acordo com o socialismo científico, a luta de classes desencadearia uma revolução proletária que teria como
resultado o fim do capitalismo e a implantação do comunismo. Nesse novo sistema, essa luta de classes não existiria mais, pois não
haveria mais exploradores e explorados.
III- Mais-valia é um conceito que explica a exploração do trabalhador pelo empresário. É a diferença entre a riqueza gerada pelos
operários e o valor pago, em forma de salário, pelos empresários a esses trabalhadores. É assim que o capitalista acumula capital.
De acordo com Marx e Engels, a mais-valia deve permanecer no comunismo.
IV- O Marxismo propõe um determinado modelo teórico, fundando o que podemos chamar de “história científica”, ou seja,
pertence às correntes teóricas que caracterizam a história como uma ciência. Em síntese, o marxismo rompe com a filosofia da
história idealista, rejeitando os pressupostos filosóficos que embasariam a construção do conhecimento.
V- O materialismo histórico é passível de observação, análise e quantificação. Dessa forma, podemos observar que o materialismo
histórico trabalha com aquilo que é possível mensurar nas sociedades, por exemplo, as estruturas econômico-sociais, escapando das
formulações mais filosóficas.
Estão corretos os itens:
“Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário, e em seguida o
reino de Deus virá por si mesmo”.
Essa frase de Hegel é citada antes da Tese 4, de Walter
Benjamim, na qual o autor comenta a tese de Marx sobre a luta
de classes. Longe de ser apenas “uma luta pelas coisas brutas e
materiais, sem as quais não existem as refinadas e espirituais”,
essa luta também significa a manifestação de coisas espirituais,
que “questionarão sempre cada vitória dos dominadores”. Nesse
sentido, o passado “tenta dirigir-se para o sol que se levanta no
céu da história. O materialismo histórico deve ficar atento a essa
transformação, a mais imperceptível de todas”.
BENJAMIN, Walter. “Sobre o conceito de História”, In: Magia e técnica, arte e
política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1993, pp.223-24
As Teses de Benjamin exemplificam uma nova percepção da
História e da temporalidade de uma geração de intelectuais que
renovou o entendimento da tradição hegeliano-marxista, na
primeira metade do século XX.
Com base na citação, assinale a opção que caracteriza
corretamente as teses de Benjamin sobre a História.
Iluminismo foi um movimento intelectual que ocorreu na Europa do século XVIII, e teve sua maior expressão na França, palco de grande desenvolvimento da Ciência e da Filosofia. Teve grande influência à nível cultural, social, político e espiritual. Todas as afirmações sobre esse movimento estão corretas, EXCETO.
Em 2016, completam-se cento e quarenta e cinco anos de nascimento e fim da Comuna de Paris. Analisemos a discussão
historiográfica, em um viés marxista, referente a este tema:
“Para que uma revolução social possa triunfar são necessárias pelo menos duas condições: forças produtivas altamente
desenvolvidas e um proletariado bem preparado. Mas em 1871 estas duas condições estavam ausentes. O capitalismo estava ainda
pouco desenvolvido e a França era sobretudo um país de pequena burguesia (artesões, camponeses, lojistas, etc). Não existia
partido operário; a classe operária não tinha nem preparação nem grande arrebatamento e, no seu conjunto, não tinha mesmo uma
ideia muito clara das suas tarefas e dos meios de as realizar. Não havia nem uma real organização política do proletariado, nem
sindicatos nem associações cooperativas de massa" (LENIN, apud MARX e ENGELS, 1979, p. 21).
Sobre o texto acima, podemos afirmar que:
Leia o texto a seguir:
Não obstante a grande obra de Marx ser
a crítica ao modo de produção
capitalista, sua análise não se faz apenas
pelo aspecto econômico. Sua teoria
considera a economia como parte da vida
social, parte da história que é a produção
da existência humana. Falamos, assim,
sobre as classes sociais decorrentes da
divisão social do trabalho, falamos da
vida de homens e mulheres que não
apenas trabalham. Eles comem,
reproduzem-se, vivem em sociedade,
relacionam-se, constroem laços de
amizade e de colaboração e de
competição, pertencem a diferentes
grupos, têm ideologias, afetos, filiação
religiosa etc. E constroem sua história
em espaços-tempos determinados.
Ciavatta, M. Da Educação Politécnica à
Educação Integrada: Como se escreve a
história da educação Profissional.
Disponível em: <
https://www.fe.unicamp.br> Acesso em 20
ago. 2016
Analise as alternativas a seguir e assinale a que
estiver em desconformidade com o desdobramento
do texto:
Entre as teorias que procuram explicar o capitalismo, podem
se destacar duas grandes correntes, representadas por Karl Marx
(1818-1883) e Max Weber (1864-1920). Max Weber procura explicar
a origem do capitalismo como:
A participação da África na Segunda Guerra Mundial
deve ser apreciada sob a ótica da escolha entre vários
demônios. O seu engajamento não foi um processo de
colaboração com o imperialismo, mas uma luta contra
uma forma de hegemonia ainda mais perigosa.
Para o autor, a “forma de hegemonia" e uma de suas
características que explicam o engajamento dos africanos
no processo analisado foram:
A unificação alemã foi articulada pelo reino da: