Por muitos anos, no ensino da arte no Brasil, os conteúdos de história da arte contemplavam basicamente a história da arte ocidental, também denominada história universal, de caráter eurocêntrico, em detrimento da arte pré-colombiana e da influência das culturas indígenas e africanas nas linguagens artísticas nacionais. Do mesmo modo que é importante que conheçamos a grande arte, incluindo-se a brasileira, aquela que é patrimônio cultural e que frequenta os teatros, museus e galerias, devemos também mergulhar nas origens renegadas da arte e da cultura da nossa terra para resgatar nossas identidades.
A respeito desse assunto, julgue o próximo item.
Denomina-se petroglifos a arte visual pré-colombiana feita na forma de pintura rupestre.
Quem foi o ator que, em 1833, influenciado pelo movimento do Romantismo, de cunho nacionalista, formou uma companhia brasileira de teatro, com o propósito de "Acabar assim com a dependência de atores estrangeiros para o nosso teatro"?
que movimento artístico brasileiro teve como principais características: individualidade e subjetividade; arte destituída de hierarquização; cotidiano banalizado, humor e crítica; realidade ambígua e multiforme, dentre outras:
A Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa é hoje a principal referência do ensino da arte no Brasil. A educadora brasileira Ana Mae, foi pioneira na sistematização do ensino de Arte em museus, quando foi diretora do MAC. Essa abordagem é a base da maioria dos programas em Arte-educação no país. A proposta triangular foi o primeiro programa educativo do gênero e consiste no apoio do programa de ensino de Arte em três abordagens para efetivamente construir conhecimentos em Arte e que são:
O Barroco brasileiro desenvolveu-se do século XVII ao início do século XIX, época em que na Europa o estilo já havia sido abandonado. É correto afirmar que na arte barroca predomina:
O povo indígena Marajoara habitou a região norte do Brasil antes do período do descobrimento do Brasil pelos portugueses; esse povo ganhou muito destaque três séculos depois ao serem descobertas produções artística com alto nível de apuração técnica de:
Por muitos anos, no ensino da arte no Brasil, os conteúdos de história da arte contemplavam basicamente a história da arte ocidental, também denominada história universal, de caráter eurocêntrico, em detrimento da arte pré-colombiana e da influência das culturas indígenas e africanas nas linguagens artísticas nacionais. Do mesmo modo que é importante que conheçamos a grande arte, incluindo-se a brasileira, aquela que é patrimônio cultural e que frequenta os teatros, museus e galerias, devemos também mergulhar nas origens renegadas da arte e da cultura da nossa terra para resgatar nossas identidades.
A respeito desse assunto, julgue o próximo item.
O Parque Nacional Serra da Capivara é a unidade de conservação brasileira que contém a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo.
As peças de cerâmica que se conservaram testemunham muitos costumes dos diferentes povos indígenas e uma linguagem artística que ainda nos impressiona. São assim, por exemplo, as peças da Ilha de Marajó, que são divididas em dois tipos: Santarém e Marajoara. As peças de Santarém apresentam tamanho pequeno, porém bem trabalhado. Já as peças Marajoaras, apresentam tamanho grande e normalmente contêm:
No ano de 1922, jovens artistas paulistas promoveram uma profunda transformação no ambiente das Artes no país. Rompendo com o modelo estabelecido pela Academia de Belas Artes, instituíram a Arte Moderna brasileira, estabelecendo como paradigma do ensino de Arte,
A arte brasileira moderna ganha uma proposta através do Manifesto da Poesia Pau-Brasil que defendia:
Leia atentamente as afirmações, abaixo, e escolha a alternativa CORRETA: I) Em 1960 se instala o ensino da arte nas escolas brasileiras, caracterizando-se pela "livre expressão" II) Em 1930 é instituído o canto orfeônico nas escolas, por iniciativa do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos III) Em 1981 surgem os primeiros cursos de Licenciatura em Artes para a formação de professores IV) A "Semana de Arte Moderna", na verdade, não influenciou a modernização do ensino da arte no Brasil
Com Dom João, chegou ao Brasil o neoclassicismo, um estilo artístico que se reporta a época clássica, ou seja, à antiguidade grega e romana. No neoclassicismo o artista deveria:
I. Imitar a realidade criando o real.
II. Cumprir os padrões estéticos da Beleza Perfeita.
III. Obedecer os padrões rígidos de cor e tema.
IV. Exaltar a liberdade humana.
Estão corretas apenas:
Vários movimentos surgiram a partir dos manifestos e dos artistas envolvidos na Semana de Arte Moderna de 1922, sendo muitos surgidos a partir da própria Semana ou com influência direta posterior à semana, exceto o caso do movimento:
O informalismo e a arte abstrata, surgidos no Brasil no período de 1960 a 1970, estão diretamente ligados a que artistas?
Assinale a alternativa incorreta sobre a Semana da Arte Moderna: