Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 57 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Por muitos anos, no ensino da arte no Brasil, os conteúdos de história da arte contemplavam basicamente a história da arte ocidental, também denominada história universal, de caráter eurocêntrico, em detrimento da arte pré-colombiana e da influência das culturas indígenas e africanas nas linguagens artísticas nacionais. Do mesmo modo que é importante que conheçamos a grande arte, incluindo-se a brasileira, aquela que é patrimônio cultural e que frequenta os teatros, museus e galerias, devemos também mergulhar nas origens renegadas da arte e da cultura da nossa terra para resgatar nossas identidades.

A respeito desse assunto, julgue o próximo item.

Denomina-se petroglifos a arte visual pré-colombiana feita na forma de pintura rupestre.

Quem foi o ator que, em 1833, influenciado pelo movimento do Romantismo, de cunho nacionalista, formou uma companhia brasileira de teatro, com o propósito de "Acabar assim com a dependência de atores estrangeiros para o nosso teatro"?

que movimento artístico brasileiro teve como principais características: individualidade e subjetividade; arte destituída de hierarquização; cotidiano banalizado, humor e crítica; realidade ambígua e multiforme, dentre outras:

A Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa é hoje a principal referência do ensino da arte no Brasil. A educadora brasileira Ana Mae, foi pioneira na sistematização do ensino de Arte em museus, quando foi diretora do MAC. Essa abordagem é a base da maioria dos programas em Arte-educação no país. A proposta triangular foi o primeiro programa educativo do gênero e consiste no apoio do programa de ensino de Arte em três abordagens para efetivamente construir conhecimentos em Arte e que são:

O Barroco brasileiro desenvolveu-se do século XVII ao início do século XIX, época em que na Europa o estilo já havia sido abandonado. É correto afirmar que na arte barroca predomina:

O povo indígena Marajoara habitou a região norte do Brasil antes do período do descobrimento do Brasil pelos portugueses; esse povo ganhou muito destaque três séculos depois ao serem descobertas produções artística com alto nível de apuração técnica de:

Por muitos anos, no ensino da arte no Brasil, os conteúdos de história da arte contemplavam basicamente a história da arte ocidental, também denominada história universal, de caráter eurocêntrico, em detrimento da arte pré-colombiana e da influência das culturas indígenas e africanas nas linguagens artísticas nacionais. Do mesmo modo que é importante que conheçamos a grande arte, incluindo-se a brasileira, aquela que é patrimônio cultural e que frequenta os teatros, museus e galerias, devemos também mergulhar nas origens renegadas da arte e da cultura da nossa terra para resgatar nossas identidades.

A respeito desse assunto, julgue o próximo item.

O Parque Nacional Serra da Capivara é a unidade de conservação brasileira que contém a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo.

As peças de cerâmica que se conservaram testemunham muitos costumes dos diferentes povos indígenas e uma linguagem artística que ainda nos impressiona. São assim, por exemplo, as peças da Ilha de Marajó, que são divididas em dois tipos: Santarém e Marajoara. As peças de Santarém apresentam tamanho pequeno, porém bem trabalhado. Já as peças Marajoaras, apresentam tamanho grande e normalmente contêm:

No ano de 1922, jovens artistas paulistas promoveram uma profunda transformação no ambiente das Artes no país. Rompendo com o modelo estabelecido pela Academia de Belas Artes, instituíram a Arte Moderna brasileira, estabelecendo como paradigma do ensino de Arte,

A arte brasileira moderna ganha uma proposta através do Manifesto da Poesia Pau-Brasil que defendia:

Leia atentamente as afirmações, abaixo, e escolha a alternativa CORRETA: I) Em 1960 se instala o ensino da arte nas escolas brasileiras, caracterizando-se pela "livre expressão" II) Em 1930 é instituído o canto orfeônico nas escolas, por iniciativa do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos III) Em 1981 surgem os primeiros cursos de Licenciatura em Artes para a formação de professores IV) A "Semana de Arte Moderna", na verdade, não influenciou a modernização do ensino da arte no Brasil

Com Dom João, chegou ao Brasil o neoclassicismo, um estilo artístico que se reporta a época clássica, ou seja, à antiguidade grega e romana. No neoclassicismo o artista deveria:

I. Imitar a realidade criando o real.

II. Cumprir os padrões estéticos da Beleza Perfeita.

III. Obedecer os padrões rígidos de cor e tema.

IV. Exaltar a liberdade humana.

Estão corretas apenas:

Vários movimentos surgiram a partir dos manifestos e dos artistas envolvidos na Semana de Arte Moderna de 1922, sendo muitos surgidos a partir da própria Semana ou com influência direta posterior à semana, exceto o caso do movimento:

O informalismo e a arte abstrata, surgidos no Brasil no período de 1960 a 1970, estão diretamente ligados a que artistas?

Assinale a alternativa incorreta sobre a Semana da Arte Moderna:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282