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A governança pública reforça a importância do controle social e da cidadania ativa ao promover a transparência e a coprodução das
políticas públicas, reconhecendo o cidadão como um ator de direitos capaz de intervir e contribuir diretamente nas decisões e ações do Estado.
Nesse contexto, os dados abertos governamentais são instrumentos fundamentais para viabilizar essa participação. No entanto, a Administração Pública ainda enfrenta desafios importantes nesse processo.


Assinale a alternativa que apresenta corretamente um desses desafios.

Em janeiro de 2023, um órgão da estrutura de um determinado ministério recebeu um pedido de acesso a informação que requeria disponibilizar cópias com inteiro teor com dados sobre a execução dos contratos de prestação de serviço de vigilância armada em vigor no período de 2007 a 2014. Ocorre que houve um incêndio na área onde funcionava a Divisão de Gestão Documental e da Informação, que destruiu o acervo, incluindo os processos que continham os contratos em suporte físico. Dessa forma, para atender o pedido de acesso à informação, o órgão precisaria designar uma comissão para reconstituir os processos.

Considerando-se que o órgão tem compromisso declarado com a transparência ativa e passiva e também as disposições da legislação aplicável, o referido pedido de acesso à informação

Julgue os itens a seguir, referentes ao governo eletrônico. 

O crescimento das expectativas dos cidadãos sobre os serviços públicos tem impulsionado a implantação de um governo eletrônico.

Julgue os itens a seguir, referentes ao governo eletrônico. 

O Sistema Único Integrado de Tramitação Eletrônica (SUITE) é o sistema de gestão e tramitação de processos eletrônicos dos Poderes Executivo e Legislativo do estado do Ceará. 

Se uma organização pública conecta informações adquiridas em múltiplos canais, usando-as para cruzar resultados e embasar as tomadas de decisão, então, quanto ao nível de maturidade digital, essa organização classifica-se como

A respeito da segurança e privacidade dos cidadãos na era digital, julgue os itens a seguir.


I A confidencialidade é a propriedade garantidora de que a informação manipulada mantém todas as características originais estabelecidas pelo proprietário da informação, incluindo controle de mudanças e garantia do seu ciclo de vida.

II A concepção de políticas públicas na área de segurança da informação deve levar em consideração os custos de
implementação dos mecanismos de proteção.

III Honeypot é a denominação dada ao software cuja finalidade é detectar ou impedir a ação de um cracker ou qualquer agente externo estranho ao sistema, induzindo-o a pensar que esteja de fato se aproveitando de uma vulnerabilidade desse sistema.


Assinale a opção correta.

Desde o ano 2000, o governo brasileiro tem buscado evoluir seus processos e a prestação de serviços públicos com oauxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O Programa de Governo Eletrônico iniciou no Brasil uma série de adaptações, inovações e desafios para a realização da melhoria da qualidade do serviço público.

BRASIL. Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Do eletrônico ao digital. Disponível em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/estrategia-de-governanca-digital/do-eletronico-ao-digital. Acesso em: 12 mar. 2024.

À luz do texto, esses esforços governamentais com suporte de TIC que originaram o governo eletrônico e que atualmente são concebidos sob a perspectiva de estratégia de governo digital

No que se refere à transparência e à análise de políticas públicas, julgue os itens a seguir. 

O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) é um exemplo de canal aberto de comunicação entre o governo e a sociedade para a promoção da transparência. 

Acerca das oportunidades e dos desafios para os governos na era digital, assinale a opção correta.

No que diz respeito aos sistemas de informações gerenciais e à apresentação e discussão do conceito de informação e seus fundamentos, julgue os itens a seguir.


I Um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle em uma organização.
II Informação significa as sequências de fatos não analisados, representativos de eventos que ocorrem nas organizações ou no ambiente físico antes de serem organizados e dispostos de forma que possam ser compreendidos e usados.
III Dados representam as informações que foram modeladas em um formato significativo e útil para as pessoas e a
organização.


Assinale a opção correta. 

Julgue os itens subsecutivos, a respeito de gestão da qualidade, gestão de mudanças, gestão por processos e cultura de inovação. 

No setor público, a cultura de inovação está restrita a laboratórios especializados. 

Pode-se dizer que, desde 2011, as práticas de transparência da administração pública evoluíram “do que está divulgado” pelos órgãos e entidades para o “direito a acessar o que não está divulgado”. A Lei de Acesso à Informação abriu espaço para a transparência passiva, estabelecendo diretrizes que rompem com a cultura do sigilo e permitem identificar informações passíveis de acesso público. 
Nesse contexto, considere os itens a seguir:

I - documentos e informações relacionados a candidatos aprovados em seleções para o provimento de cargos públicos.
II - informações referentes a valores de benefícios pagos e identificação de beneficiários de programas sociais.
III - informações relativas à instrução de processos administrativos disciplinares de servidores em fase conclusiva.
IV - registros de entrada e saída de pessoas em órgãos públicos do Poder Executivo Federal.

Ressalvadas as hipóteses legais de sigilo, bem como as normas de privacidade de dados pessoais, são passíveis de acesso público SOMENTE os itens:

Qual é o principal objetivo do governo eletrônico (e-gov)?

Acerca das govtechs e inovações delas advindas, assinale a opção correta. 

No que se refere à transparência e à análise de políticas públicas, julgue os itens a seguir. 

O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) é um exemplo de canal aberto de comunicação entre o governo e a sociedade para a promoção da transparência. 

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