Acerca do processo administrativo, julgue os itens que se seguem
A análise SWOT é uma importante ferramenta de apoio ao diagnóstico organizacional, que permite a uma organização identificar pontos fracos para o alcance dos seus objetivos, como, por exemplo, detectar a impossibilidade de acesso a matérias-primas disponíveis no mercado e necessárias à realização de seu negócio.
Julgue os próximos itens, relativos a BSC (balanced scorecard), a administração por objetivos e a características e tipos de controle.
Situação hipotética: Em determinada organização, os objetivos são definidos pela gerência e os gerentes orientam seus subordinados oferecendo-lhes os recursos necessários à execução das tarefas. Periodicamente, gerentes e subordinados avaliam os resultados e, em seguida, reavaliam os objetivos, os meios e os recursos necessários para seu alcance. Assertiva: Essa organização adota a administração por objetivos como forma de gestão.
Com relação a liderança, motivação e comunicação, julgue os itens seguintes.
O líder que apresenta o poder de referência é aquele que influencia uma equipe pelo respeito por seus conhecimentos, além de apresentar habilidades relacionadas às atividades desempenhadas pela sua equipe.
No que se refere a gestão de pessoas, equilíbrio organizacional, motivação e liderança, julgue os itens subsequentes
A gestão de pessoas visa assegurar a vantagem competitiva das
organizações e promover o alcance dos objetivos individuais
vinculados ao trabalho.
Julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos diversos do
processo de planejamento.
Em uma análise SWOT, a identificação de servidores desqualificados para o exercício das suas atribuições caracteriza uma ameaça, porque o despreparo funcional pode influenciar negativamente o desempenho almejado.
No que se refere aos fundamentos de motivação, comunicação
e controle, julgue os próximos itens.
Os emitentes das comunicações organizacionais devem zelar pela coerência entre o discurso e a prática, porque a forma mais persuasiva de se comunicar está nas atitudes apresentadas.
No que concerne à função e aos processos de planejamento em
organizações, julgue os itens subsequentes.
No planejamento estratégico das organizações, devem ser
considerados fatores externos — como economia, mudanças
tecnológicas, tendências sociais e questões legais — e fatores
internos — como a cultura organizacional e as competências
individuais e organizacionais.
Com relação a cultura, liderança e desempenho organizacional,
julgue os próximos itens.
A cultura organizacional define como os indivíduos se
apresentam e como apresentam sua organização a outros
indivíduos no contexto de trabalho
Acerca do comportamento organizacional e da gestão de pessoas,
julgue os itens seguintes.
A capacidade de influenciar um grupo para alcançar metas, por
meio do desenvolvimento de uma visão de futuro e do
engajamento contínuo, é uma das características dos chefes de
primeira linha.
Em relação às principais abordagens teóricas da administração,
julgue os itens a seguir.
Na perspectiva contingencial, alcança-se eficiência
organizacional pela racionalização dos processos produtivos e
pelo controle das ações dos indivíduos por meio de parâmetros
científicos.
No que se refere a gestão de pessoas, equilíbrio organizacional, motivação e liderança, julgue os itens subsequentes
O equilíbrio organizacional reflete a manutenção de um quadro
de pessoas adequado para cumprir o volume de demandas da
organização.
No que se refere a gestão de pessoas, equilíbrio organizacional, motivação e liderança, julgue os itens subsequentes
A liderança nas organizações, sinônimo de administração, deve
ser atribuída aos administradores que demonstrem maior
capacidade para planejamento, organização, direção e controle.
Acerca da comunicação no ambiente de trabalho, julgue os itens a seguir.
Os termos comunicar e informar são sinônimos: ambos
constituem ações que significam enviar uma mensagem para
alguém.
No que concerne à função e aos processos de planejamento em
organizações, julgue os itens subsequentes.
No processo de planejamento estratégico, a visão é o princípio
que estabelece o propósito básico da organização, e o conceito
de missão corresponde à perspectiva futura projetada para a
organização.
Com relação a cultura, liderança e desempenho organizacional,
julgue os próximos itens.
Em um contexto organizacional, delegar autoridade é o mesmo
que delegar responsabilidade.