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Acerca do processo administrativo, julgue os itens que se seguem

A análise SWOT é uma importante ferramenta de apoio ao diagnóstico organizacional, que permite a uma organização identificar pontos fracos para o alcance dos seus objetivos, como, por exemplo, detectar a impossibilidade de acesso a matérias-primas disponíveis no mercado e necessárias à realização de seu negócio.

Julgue os próximos itens, relativos a BSC (balanced scorecard), a administração por objetivos e a características e tipos de controle.

Situação hipotética: Em determinada organização, os objetivos são definidos pela gerência e os gerentes orientam seus subordinados oferecendo-lhes os recursos necessários à execução das tarefas. Periodicamente, gerentes e subordinados avaliam os resultados e, em seguida, reavaliam os objetivos, os meios e os recursos necessários para seu alcance. Assertiva: Essa organização adota a administração por objetivos como forma de gestão.

Com relação a liderança, motivação e comunicação, julgue os itens seguintes.

O líder que apresenta o poder de referência é aquele que influencia uma equipe pelo respeito por seus conhecimentos, além de apresentar habilidades relacionadas às atividades desempenhadas pela sua equipe.

No que se refere a gestão de pessoas, equilíbrio organizacional, motivação e liderança, julgue os itens subsequentes

A gestão de pessoas visa assegurar a vantagem competitiva das

organizações e promover o alcance dos objetivos individuais

vinculados ao trabalho.

Julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos diversos do

processo de planejamento.

Em uma análise SWOT, a identificação de servidores desqualificados para o exercício das suas atribuições caracteriza uma ameaça, porque o despreparo funcional pode influenciar negativamente o desempenho almejado.

No que se refere aos fundamentos de motivação, comunicação

e controle, julgue os próximos itens.

Os emitentes das comunicações organizacionais devem zelar pela coerência entre o discurso e a prática, porque a forma mais persuasiva de se comunicar está nas atitudes apresentadas.

No que concerne à função e aos processos de planejamento em

organizações, julgue os itens subsequentes.

No planejamento estratégico das organizações, devem ser

considerados fatores externos — como economia, mudanças

tecnológicas, tendências sociais e questões legais — e fatores

internos — como a cultura organizacional e as competências

individuais e organizacionais.

Com relação a cultura, liderança e desempenho organizacional,

julgue os próximos itens.

A cultura organizacional define como os indivíduos se

apresentam e como apresentam sua organização a outros

indivíduos no contexto de trabalho

Acerca do comportamento organizacional e da gestão de pessoas,

julgue os itens seguintes.

A capacidade de influenciar um grupo para alcançar metas, por

meio do desenvolvimento de uma visão de futuro e do

engajamento contínuo, é uma das características dos chefes de

primeira linha.

Em relação às principais abordagens teóricas da administração,

julgue os itens a seguir.

Na perspectiva contingencial, alcança-se eficiência

organizacional pela racionalização dos processos produtivos e

pelo controle das ações dos indivíduos por meio de parâmetros

científicos.

No que se refere a gestão de pessoas, equilíbrio organizacional, motivação e liderança, julgue os itens subsequentes

O equilíbrio organizacional reflete a manutenção de um quadro

de pessoas adequado para cumprir o volume de demandas da

organização.

No que se refere a gestão de pessoas, equilíbrio organizacional, motivação e liderança, julgue os itens subsequentes

A liderança nas organizações, sinônimo de administração, deve

ser atribuída aos administradores que demonstrem maior

capacidade para planejamento, organização, direção e controle.

Acerca da comunicação no ambiente de trabalho, julgue os itens a seguir.

Os termos comunicar e informar são sinônimos: ambos

constituem ações que significam enviar uma mensagem para

alguém.

No que concerne à função e aos processos de planejamento em

organizações, julgue os itens subsequentes.

No processo de planejamento estratégico, a visão é o princípio

que estabelece o propósito básico da organização, e o conceito

de missão corresponde à perspectiva futura projetada para a

organização.

Com relação a cultura, liderança e desempenho organizacional,

julgue os próximos itens.

Em um contexto organizacional, delegar autoridade é o mesmo

que delegar responsabilidade.

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