De acordo com a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, apresentada por Abraham Maslow, para induzir a motivação dos empregados é necessário, inicialmente,
No que tange à gestão de processos, julgue os itens seguintes.
I Atividade é a menor divisão do trabalho, exclusivamente operacional, que corresponde ao fazer.
II Tarefa é um conjunto de ações com procedimentos definidos que descrevem o passo a passo para a sua execução, de acordo com um método definido.
III Processo é o conjunto de operações que recebe um insumo, agrega-lhe valor e o transforma em produto.
IV Macroprocesso corresponde à visão mais geral do processo, que, em regra, abrange vários processos principais ou secundários, compreendendo mais de uma função organizacional.
Estão certos apenas os itens
Julgue o próximo item, acerca de gestão de processos.
Denominam-se processos de suporte os processos associados ao atendimento direto ao cliente externo, em que se entregam a ele produtos ou serviços requisitados e se satisfazem suas necessidades e expectativas.
A gestão de projetos costuma apresentar cinco estágios. Os três primeiros estágios relacionam-se de forma geral às atividades que os gerentes de projeto executam antecipadamente no projeto. O estágio 4 é determinado pelas tecnicidades específicas do projeto em particular, e o estágio 5 focaliza o controle contínuo dos projetos, uma vez em andamento.
Sendo assim, os três primeiros estágios, do estágio 1 ao estágio 3, são respectivamente:
Considere que:
Tempo de atravessamento é o tempo transcorrido entre a entrada de um item no processo e sua saída; Tempo de ciclo é o tempo médio entre itens em processamento; e Trabalho em processo é o número de itens no processo em qualquer ponto do tempo.
Suponha que, em um bar que vende sanduíches sob encomenda, o tempo de montagem e venda de um sanduíche (o conteúdo do trabalho) seja de dois minutos e que duas pessoas trabalhem no processo. Cada pessoa atenderá a um cliente a cada dois minutos: assim, dois clientes são atendidos a cada dois minutos e, em média, um cliente deixa o processo a cada minuto (tempo de ciclo do processo). Quando os clientes entram na fila do processo, tornam-se trabalho em processo.
Se a fila for de dez pessoas, quando um cliente entra na fila, terá que esperar para deixar o processo:
Julgue o próximo item, acerca de gestão de processos.
O diagrama de objetivos estabelece visão de alto nível dos processos que agregam valor à organização.
A respeito do design thinking, metodologia por meio da qual se busca pensar sobre problemas de forma inovadora, agregando as mais diversas observações, em prol de melhorias em produtos, serviços e processos, julgue o item seguinte
A premissa inicial do processo de design thinking é ter um problema que motive a solução, para, posteriormente desenvolver e testar ideias e, por fim, implementá-las.
No que concerne à cultura organizacional, na forma apresentada pela doutrina especializada, baseada nos estudos de Edgar Schein, tem-se que pode ser analisada em diferentes níveis, sendo que os denominados “artefatos” correspondem
O desenvolvimento de pessoas é um aspecto importante na administração das organizações. Com base no exposto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. A educação profissional compreende três etapas: formação profissional, desenvolvimento profissional e treinamento.
II. O propósito do treinamento é o preparo para o ambiente dentro ou fora do seu trabalho. A educação é o preparo da pessoa para o cargo.
III. O levantamento de necessidades de treinamento corresponde ao diagnóstico preliminar do que deve ser feito, sendo a primeira etapa do treinamento.
A gestão de processos também tem sido estudada e entendida como uma forma de reduzir o tempo entre a identificação de um problema de desempenho nos processos e a implementação das soluções necessárias.
Contudo, para reduzir esse tempo, as ações de modelagem e análise de processos devem estar bem estruturadas, permitindo que os processos sejam rapidamente diagnosticados e as soluções sejam mais facilmente identificadas o que permite por conseguinte, implantações no menor intervalo de tempo e custo possíveis.
Julgue o próximo item, acerca de gestão de processos.
Quadros de distribuição do trabalho são diagramas que descrevem os passos e as etapas sequenciais de processos, em que são apresentados o caminho da informação, as unidades organizacionais envolvidas e as atividades a serem executadas.
Considere que, em dada organização, três colaboradores exerçam as seguintes atividades: João toma as decisões, define a estrutura para a gestão de processos, acompanha o desempenho e avalia os resultados; Gabriel documenta os processos organizacionais, disponibiliza metodologias e treinamento e emite relatórios periódicos sobre a execução desses processos; Rafael é um dos responsáveis pelo andamento de processos, em conformidade com prazos e requisitos estabelecidos, corrigindo pequenas falhas e gargalos.
Nessa situação hipotética,
O mapeamento de processo envolve descrever os processos em termos de como as atividades relacionam-se entre si. Há muitas técnicas que podem ser usadas para mapeamento do processo, todas identificando os diferentes tipos de atividades que ocorrem durante o processo e mostrando o fluxo de materiais, pessoas ou informações que o percorrem. Os símbolos do mapeamento do processo são usados para classificar os diferentes tipos de atividade.
O símbolo de um quadrado e o símbolo de um círculo comumente representam, respectivamente:
Suponha que determinada entidade pretenda utilizar a Matriz GUT para melhoria de seus processos organizacionais e aprimoramento de gestão de desempenho.
Nesse contexto, deverá considerar que referida ferramenta aplica-se para