Julgue os itens seguintes, referentes à gestão por processos.
A gestão por processos fundamenta-se na melhoria contínua de processos críticos, com foco constante nas necessidades dos clientes, a fim se alcançar o desempenho desejado e a maturidade organizacional.
Acerca dos processos participativos de gestão pública, da transparência na administração pública, da gestão por resultados e dos sistemas SIAPE e SIASG, julgue os próximos itens.
O SIAPE promove a integração das plataformas de gestão da folha de pagamentos dos servidores públicos e envia às unidades pagadoras informações relativas ao pagamento dos servidores.
A respeito dos objetivos de gestão por processos, assinale a alternativa incorreta.
O mapeamento de processos deve executar algumas atividades. Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.
No âmbito da gestão de processos em uma organização, podem ser utilizadas diferentes ferramentas e metodologias, entre as quais o Diagrama de Ishikawa, o qual
Acerca dos processos participativos de gestão pública, da transparência na administração pública, da gestão por resultados e dos sistemas SIAPE e SIASG, julgue os próximos itens.
Para uma adequada gestão dos resultados nos serviços públicos, é necessário que os objetivos a serem alcançados sejam definidos no decorrer da execução das atividades desempenhadas pelos colaboradores e que o monitoramento do processo ocorra exatamente ao final do prazo acordado.
Sobre os enganos mais comuns na modelagem de processos, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V)
ou Falso (F).
( ) Mapear todos os detalhes e o objetivo final.
( ) Mapear os processos determinando, especificamente, como serão medidos os resultados.
( ) Não usar as mesmas informações e fluxogramas de uma modelagem que funcionou perfeitamente em outra empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo
A gestão de processos faz parte do cotidiano de organizações públicas e privadas, que tem o seu sistema de decisões baseados em dados quantitativos. A mensuração do resultado dos processos é primordial, lembrando que aquilo que não pode ser medido não pode ser
avaliado, então fica difícil decidir de forma correta as ações a serem implantadas ou implementadas num contexto organizacional.
Neste sentido surgiram os indicadores de desempenho dos processos organizacionais com suas respectivas características.
Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.
Considere que uma administradora assuma a gestão de uma fábrica de medicamentos com o intuito de melhorar a qualidade dos produtos fabricados. Nesse contexto, após analisar diligentemente todo o processo produtivo, a administradora decide utilizar a ferramenta de gerenciamento de qualidade conhecida como Diagrama de Ishikawa para facilitar o seu trabalho.
Assinale a opção que indica o benefício que a administradora pode obter com a utilização do Diagrama de Ishikawa.
No que concerne à gestão por processos, assinale a opção que apresenta o conceito que consiste na sequência de passos necessários para que se possa atingir a automação de processos de negócio.
Julgue os itens seguintes, referentes à gestão por processos.
Uma vez definidas as metas dos itens de controle da qualidade, a unidade de gerenciamento deve decidir como será controlada a efetividade dos processos por meio da elaboração de uma matriz da qualidade.
Criada por Michael Porter em 1985, a cadeia de valor é uma metodologia usada para coordenar processos e mapear quais as vantagens competitivas da corporação. O autor utilizou de uma divisão teórica para auxiliar no entendimento dos processos, separando em dois grupos as atividades: atividades primárias e atividades de suporte.
São consideradas atividades primárias, EXCETO:
Segundo a norma NBRISO 9000 (ABNT, 2005), um processo é definido como conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que
transformam entradas em saídas. Os processos têm como finalidade agregar valor para o cliente e devem ser feitos com qualidade.
Considerando a estrutura da gestão por processos e seus respectivos tipos de benefícios, analise as afirmativas abaixo e dê
valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Habilita a organização a ter um foco direcionado aos clientes, permitindo antecipar e controlar as mudanças.
( ) Auxilia a organização a gerenciar efetivamente seus inter-relacionamentos internos e externos.
( ) Cada funcionário assume a responsabilidade do processo por inteiro e não somente de sua atividade.
( ) Promove uma visão sistêmica das atividades e o fluxo de material é organizado e abundante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Para a implementação de negócios que tenha por escopo a gestão por processos, é relevante reconhecer as características dessa nova forma de gestão, bem como diferenciá-la da gestão funcional. Assim, é uma característica da gestão funcional e da gestão por processos, respectivamente:
A respeito das organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP), da construção de agendas e do planejamento e da avaliação de políticas públicas, julgue os itens seguintes.
Empresas cujos objetivos sociais tenham por finalidade a promoção de assistência social, o voluntariado e a segurança alimentar e nutricional podem ser qualificadas como OSCIP, desde que se enquadrem como pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos.