
Com base nas relações entre a geografia e a política, julgue (C ou E) o item a seguir.
A atual fronteira sinoindiana é exemplo da falta de predominância de elementos naturais que dificultam o avanço de grandes colunas militares pelo território, tendo em conta que a rede hidrográfica que separa os dois países tem como sentido predominante o noroeste-sudeste. No entanto, o peso demográfico, aliado ao poderio nuclear desenvolvido por ambos os países a partir da segunda metade do século passado, desestimulou conflitos armados de grande escala entre a China e a Índia ao longo dos séculos 20 e 21, apesar de disputas fronteiriças recorrentes no sul e sudeste da Ásia.

O mapa apresenta uma divisão do mundo que prevaleceu durante boa parte do século XX e que considerava o aspecto
A formação de Blocos econômicos tende a ampliar as trocas comerciais entre os países-membros, como por exemplo o MERCOSUL, e, ao mesmo tempo, tende a uma política de proteção de mercado para os membros participantes do bloco, de modo que torna difícil as relações comerciais com os membros fora do bloco.
Com relação ao Mercosul, sua evolução e seu grau de integração, julgue como Verdadeiro e Falso as afirmações.
( ) O Mercosul foi criado após a assinatura do Tratado de Assunção, com os quatro países signatários-plenos: Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai em 1991
( ) Por meio do Protocolo de Ouro Preto, em 1994, o bloco chega à fase de União Aduaneira, na qual foi adotada a Tarifa Externa comum que deve ser adotada por todos os membros plenos
( ) O Objetivo do bloco do Mercosul – Mercado Comum do Sul – é atingir o grau de intergração de Mercado Comum. Processo esse que antecede a fase de integração União Monetária.
( ) Entre os membros plenos do Mercosul podemos afirmar que dois países já foram afastados: O Paraguai em 2012, voltando em 2013 e a Venezuela, está afastada desde 2016 e ambos processos de afastamento de teve como causa as infrações ao protocolo de Ushuaia.
( ) A presidência pro-tempore do mercosul tem como critério para ocupação do cargo a ordem alfabética e, neste primeiro semestre de 2018 na presidência do Mercosul, está a Argentina.
A derrota do sistema capitalista foi representada pela queda do Muro de Berlim, pois a rivalidade que ocorria no período da Guerra Fria era assegurada pela liderança dos:
Sete anos depois da eclosão de uma onda revolucionária no mundo árabe, apenas um país consolidou seu processo democrático no norte da África e Oriente Médio. Foi justamente no menor país do Magreb que teve início a insurreição regional que ficou conhecida como Primavera Árabe. O estopim foi o ato desesperado de um jovem vendedor de frutas que ateou fogo ao próprio corpo em protesto contra a opressão.
Fonte: El País
17.12.2017 -Acesso em 29 jul. 2018 -Adaptado
O país a que o texto faz referência e o nome dado à insurreição são, respectivamente:
Quando a ONU (Organização das Nações Unidas) foi fundada, em 24 de outubro de 1945, ficou definido, na Carta da ONU que para seu melhor funcionamento seus membros, vindos de todos os cantos do planeta se comunicariam em seis idiomas oficiais: inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo.
De acordo com a Carta, a ONU, para que pudesse atender seus múltiplos mandatos, teria seis órgãos principais, a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Tutela, a Corte Internacional de Justiça e o Secretariado.
Fonte: https://nacoesunidas.org/conheca/ Acesso em 29 jul. 2018.
O Conselho de Segurança da ONU é composto por 15 países: 1 O rotativos e 5 permanentes. Entre os membros permanentes estão:
discutir a regionalização econômica mundial, é preciso revisitar alguns acontecimentos histórico‐geográficos e encontrar as origens das diversas formas de agrupamento dos países, segundo a lógica dos sistemas e padrões econômicos.
Internet: <sedis.ufrn.br>.
No que se refere às diferentes maneiras de regionalização mundial após a Segunda Grande Guerra, assinale a alternativa correta.
Com relação à dimensão da segurança na política exterior do Brasil, julgue os itens a seguir.
Durante a Guerra Fria, os temas de segurança estiveram virtualmente ausentes ou foram relegados a posições secundárias na agenda da política externa do Brasil, então voltada fundamentalmente para preocupações com o desenvolvimento, mas adquiriram grande relevância a partir do início do século XXI em razão do fortalecimento das ameaças de natureza e alcance globais, notadamente a proliferação de armas de destruição em massa, o terrorismo, os conflitos étnicos e religiosos.
Julgue os próximos itens, concernentes aos impactos das transformações que advieram do fim da Guerra Fria para as políticas e para os instrumentos de segurança dos Estados Nacionais.
A expansão e o fortalecimento do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIS) se deram a partir de batalhas vitoriosas travadas no Iraque contra forças governamentais e curdas, e na Síria, contra forças leais ao governo, as quais lhe asseguraram o controle de importantes territórios e a ascensão sobre a oposição sunita naqueles dois países.
No que tange ao Oriente Médio e seu impacto nas relações internacionais bem como aos conflitos étnico-religiosos contemporâneos, julgue os itens subsequentes.
A despeito de o conflito armado e de a escalada de violência envolverem, de um lado, milícias cristãs (Anti-Balaka) e, de outro, a coalizão de grupos rebeldes muçulmanos (Seleka), divergências de fundo religioso são causas secundárias do conflito na República Centro-Africana.
A compatibilidade da liberdade com a igualdade não é evidente por si, pois um dos dilemas da nossa época é o de que as sociedades que se aventuraram na criação de uma sociedade igualitária terminaram por abolir a liberdade, enquanto as sociedades livres repousam frequentemente em grandes desigualdades sociais.
ROSENFIELD, D. L. O que é democracia. São Paulo: Brasiliense, 1994 (adaptado).
A polêmica citada no texto encontra-se presente na discussão sobre as vantagens e desvantagens de quais sistemas econômico-políticos?
Os campos de petróleo da Rússia estão localizados no Vale do Volga, no sul dos Urais e, acima de tudo, na Sibéria, particularmente perto do oceano Ártico. Os grandes depósitos ao redor do mar Cáspio são agora dependentes de Estados que se tornaram independentes com o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (Azerbaijão, Cazaquistão). Como o segundo maior produtor mundial de petróleo e o primeiro produtor de gás natural, a Rússia tem apostado grande parte de seu desenvolvimento econômico e sua influência geopolítica na exploração e administração dessas fabulosas riquezas naturais em seu território ou nos países do mar Cáspio e da Ásia Central. Nesse sentido, a Rússia tem um complexo setor voltado ao transporte do petróleo do mar Cáspio para a Europa.
Y. Lacoste. Geopolítica: a longa história do presente. Madrid: Editorial Sínteses, 2008. p. 161 (com adaptações).
Tendo o texto antecedente como referência inicial, julgue (C ou E) o item a seguir, a respeito do papel geopolítico da Rússia no mundo atual.
A anexação da península da Criméia, no mar Negro, é fator de conflito entre Rússia, Ucrânia e demais países do Cáucaso. O conflito entre os países provocou o êxodo da população da Criméia, em grande parte ucraniana e muçulmana, para outros países, como Geórgia, Armênia e Cazaquistão, de maioria muçulmana e forte sentimento contra a Rússia.
A China soube ser diferente, não só da antiga URSS, que se deixou dominar por um socialismo dogmático que não permitiu aproveitar as virtudes do mercado para aumentar a eficiência produtiva e atrair capital estrangeiro, mas também dos países capitalistas ocidentais, que se deixaram levar pela expansão descontrolada do capital financeiro.
Internet: <jornalggn.com.br>.
Acerca do papel econômico e geopolítico da China nas últimas quatro décadas, assinale a alternativa correta.
A rodada Doha estabelece um ciclo de negociações multilaterais a nível mundial, buscando diminuições de barreiras comerciais, tendo por objetivo práticas de livre comércio entre os países envolvidos, principalmente na contribuição do desenvolvimento dos emergentes. As decisões da rodada Doha são feitas por meio:
O presidente norte americano, Donald Trump, fez nesta semana um aguardado anúncio: revelar a sua estratégia no país asiático no qual os EUA estão envolvidos em uma guerra contra grupos terroristas que já dura 16 anos. Embora não tenha dado prazo ou qualquer outro detalhe sobre as mudanças táticas, Trump anunciou que não há data para a saída militar dos EUA e que, daqui em diante, irá ampliar a presença no país. A expectativa é a de que o contingente de soldados dos EUA em solo, que hoje está em 8.400, suba para 12.500, incluindo tropas de uma coalizão internacional. Segundo Trump a sa da ―precipitada‖ poderia contribuir para que outros grupos terroristas como o Estado Islâmico e a rede Al Qaeda preenchessem vácuos de poder em diferentes partes do país. A partir do texto a ação dos EUA ocorre em qual país. Assinale a alternativa correta: